Uma festa ao jeito de Patativa

Os 108 anos de Patativa serão comemorados em Assaré com uma programação cultural, como sempre o poeta defendia. Em vida, Patativa até que gostava das comemorações do seu aniversário, porque entendia ele, que se tornava um dos momentos apropriados para que outros artistas mostrassem as suas produções. Patativa fazia questão que cantadores, sanfoneiros, violeiros, repentistas, poetas populares e eruditos dividissem o palco com ele durante a programação. Nos três últimos anos de sua vida, o poeta da mão calosa não participava mais diretamente do evento. No entanto, cobrava a participação dos seus amigos da cultura popular na programação e que fossem também incluído espaços para os artesãos. Patativa não gostava de bandas estilizadas.

O prefeito Evanderto Almeida como o secretário de Cultura Vavá Gois, sempre desejaram que a festa fosse uma motivação para preservar a cultura do povo, concordando com a personalidade do próprio poeta. Por outro lado, a gestão vinha recebendo cobrança de artistas e pessoas voltadas à cultura, para que o evento fosse com artistas do povo e não com bandas que não se enquadram ao momento.

Por conta destas observações, muitas atividades voltarão ao contexto da programação, como a concessão de títulos de mestre da cultura, festivais de violeiros e sanfoneiros, recitais, barracas típicas como podemos conferir na programação. Mesmo assim, na noite do dia 5, para não quebrar de vez o ritmo anterior, haverá atrações com músicas estilizadas.

Confira a programação:

Programação de sexta feira – 03\03\2017

5:00 Alvorada
7:30 Projeto Expoarte na Escola Antonio Ângelo da Silva \ Serra de Santana
8:00 Projeto Inspiração Nordestina da Escola Maria Isabel

Apresentação do Espetáculo Terreiro de Histórias do SESC

Exposição do Pintor Marcelo (pinturas em materiais recicláveis)

13:30 Tarde Cultural no Memorial Patativa do Assaré – Auditório Belinha Cidrão

Lançamento do Livro da Escritora Maria Ferreira \ Exposição do pintor Marcelo (pinturas em materiais recicláveis) \ Recitais de poesias Daniel \ Apresentação do mestre Chico Paes.

14:00 Projeto Inspiração Nordestina da Escola Maria Isabel

Apresentação do Espetáculo Terreiro de Histórias do SESC

Exposição do Pintor Marcelo (pinturas em materiais recicláveis)

17:00 Projeto Aqui Tem Coisa da Escola Batistina Braga ( cortejo pelas ruas da cidade com apresentações dos mestres da cultura assareense).
19:00 (Calçadão Público)

· Entrega de títulos de mestres da Cultura Assareense

Homenageados: Dr. Plácido Cidade Nuvens ( In memória), Giovane do Cavaquinho, Durão do Couro.

· Festival de violeiros

23:00 Show cultural com os pratas da casa. ( Calçadão Público)

Hercílio e Alencar

Gordo do Acordeon e Forró Xote Xonado

Luizinho de Irauçuba

Programação de sábado – 04\03\2017

7:00 Projeto Café Literário da Escola Moacir Mota

Homenageado: Caninana do Forró

16:00 Projeto Cultura Itinerante pelos quatro cantos da cidade com apresentações de sanfoneiros, violeiros e mestre da nossa cultura por diferentes locais da nossa cidade.
20:00 (Calçadão Público)

· Apresentações Culturais e Artísticas dos artistas da terra e mestres da nossa cultura.

· Festival de sanfoneiros.

23:00 Show cultural com os pratas da casa. (Calçadão Público)

Banda Night Forrozeira

Hélio Rodrigues e Pra Q Melhor

Arnaldo Farias

Programação de domingo – 05\03\2017

Horário Programação
7:00 Jogos Patativa do Assaré ( na AABB de Assaré e na Escola Profissionalizante Nedina Onofre)

Modalidades: Futebol Society e Futsal ( Masculino aberto )

Cidades participantes: Antonina do Norte \ Assaré \ Nova Olinda \ Tarrafas.

9:00 Show cultural com os pratas da casa. ( Na AABB)

Banda Normando do Acordeon

Banda Cezinha Coração de Ouro

19:00 Missa em Ação de Graça – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.
22:00 Apresentações Artísticas (Calçadão Público)

Erika Diniz

Vicente Nery