CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 22/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA PROMOVE ENTREGA DE TÍTULOS DE TERRA

Evento marcado para quarta-feira, 12 de abril, às 17h, no Centro Social Maria de Jesus Oliveira

Na busca por fortalecer a agricultura local e garantir a segurança jurídica das propriedades rurais, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, em parceria com o IDACE, empresa TOPODATUM, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS E EMATERCE, anuncia um evento crucial para a comunidade: a entrega dos títulos de terra.

O importante acontecimento está marcado para esta quarta-feira, 12 de abril, às 17h, no Centro Social Maria de Jesus Oliveira. A entrega dos títulos representa um marco significativo rumo ao desenvolvimento sustentável da região, proporcionando segurança e acesso a créditos agrícolas para os agricultores locais, possibilitando investimentos nas terras e o aumento da produtividade.

O Centro Social Maria de Jesus Oliveira será o cenário desse momento histórico, onde autoridades locais, membros da comunidade e beneficiários se reunirão para celebrar essa conquista coletiva. Além da entrega dos títulos, o evento contará com discursos, homenagens e um momento de confraternização entre os presentes.

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca convida todos os produtores contemplados a participarem desse importante acontecimento, que reforça o compromisso do governo local com o desenvolvimento rural e a valorização dos agricultores.

Para mais informações e confirmação de presença, os interessados podem entrar em contato com a secretaria através dos canais oficiais de comunicação.

Junte-se a nós nesta quarta-feira e celebre conosco mais esse passo rumo ao progresso e à prosperidade de nossa comunidade!

#Agricultura 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA ANTECIPA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca do município anunciou uma importante mudança no calendário de vacinação contra a febre aftosa. Com o objetivo de fortalecer a prevenção e garantir a saúde do rebanho bovino, a vacinação será antecipada para os dias [inserir datas] deste mês.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que afeta principalmente os animais ruminantes, como bovinos, ovinos e caprinos. Sua erradicação é fundamental para a saúde pública e para a economia agrícola, uma vez que a doença pode causar grandes prejuízos na produção de carne e leite, além de impactar as exportações de produtos de origem animal.

De acordo com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, essa antecipação visa otimizar a proteção do rebanho e reduzir os riscos de surtos da doença. "É de extrema importância que os produtores rurais estejam atentos às novas datas e cumpram rigorosamente o calendário de vacinação. Estamos trabalhando em conjunto com os órgãos competentes para garantir que todo o processo seja realizado de forma eficiente e segura", destacou o secretário.

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade, e é fundamental para a obtenção da saúde do rebanho e a manutenção do status sanitário do país. Além disso, a Secretaria ressalta a importância da vacinação dentro do prazo estabelecido, bem como da correta aplicação da dose, seguindo as orientações técnicas.

Os produtores rurais que tiverem dúvidas sobre o processo de vacinação ou que necessitarem de mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, que está disponível para fornecer todo o suporte necessário.

Portanto, a antecipação da vacinação contra a febre aftosa demonstra o compromisso da Secretaria em proteger a saúde dos animais e fortalecer a produção agropecuária do município, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no campo.

#Finança 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL APRESENTA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE VEREADORES

Na última sexta-feira, dia 12, o plenário da Câmara de Vereadores foi palco de um evento de grande relevância para a gestão pública local. O Poder Executivo Municipal promoveu uma audiência pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) à população em geral. Essa iniciativa é crucial, pois a LDO serve como um elo fundamental entre o planejamento de curto prazo e a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), delineando os parâmetros essenciais para a alocação de recursos no orçamento anual.

A audiência foi conduzida por Dercio Santana, um dos responsáveis contábeis pelo município, que trouxe à luz o papel vital desempenhado pela LDO na gestão financeira municipal. Durante a apresentação, foram destacados os principais aspectos da LDO, incluindo sua função de ajustar as ações do governo às reais possibilidades de caixa do Tesouro, bem como a seleção criteriosa dos programas prioritários para execução orçamentária.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma peça fundamental no processo de elaboração do orçamento municipal, pois estabelece as diretrizes, metas e prioridades da administração pública para o próximo exercício financeiro. Além disso, a LDO tem o importante papel de garantir a realização das metas e objetivos estabelecidos no Plano Plurianual (PPA), conferindo maior transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Durante a audiência, os cidadãos tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes as propostas e diretrizes contidas na LDO, bem como de contribuir com sugestões e questionamentos. Essa interação entre o poder público e a sociedade civil é fundamental para promover uma gestão participativa e democrática, onde as necessidades e demandas da população são consideradas na elaboração das políticas públicas e na alocação dos recursos municipais.

Ao final do evento, Dercio Santana ressaltou a importância do envolvimento da comunidade nesse processo, destacando que a transparência e a participação cidadã são pilares fundamentais para a construção de uma gestão pública eficiente e comprometida com o bem-estar coletivo.

Com a realização desta audiência pública, o Poder Executivo Municipal reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e a participação democrática, garantindo que o processo de elaboração do orçamento municipal seja conduzido de forma transparente, democrática e em consonância com os interesses da população.

#Educação 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ASSARÉ REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2024
No último dia 23, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, liderou a Jornada Pedagógica 2024, focada no lema "Transformando o futuro com educação integral e inclusiva". O evento contou com uma palestra motivadora ministrada por Renato Casa Grande, proporcionando um momento inspirador para os educadores.

A atmosfera foi enriquecida com as batidas animadas do DJ Samuca, criando um ambiente vibrante e participativo. Além disso, foram realizados sorteios, acrescentando doses de entusiasmo à jornada educacional.

O tema da jornada reflete o compromisso da comunidade educacional em proporcionar uma educação que abranja não apenas o aspecto cognitivo, mas também promova a inclusão e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

O Governo Municipal reafirma seu compromisso com a excelência na educação e continuará a buscar iniciativas que impulsionem o aprendizado e o crescimento dos educandos. A Jornada Pedagógica 2024 foi mais um passo significativo nessa jornada educacional e inclusiva.

#AssistênciaSocial 18/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. NATAL DA ESPERANÇA ENCANTA A TODOS: MAGIA E ALEGRIA NA CHEGADA DO PAPAI NOEL

No último sábado, 16, a praça da igreja matriz se transformou em um cenário encantado, onde a magia do Natal se fez presente de maneira extraordinária. O querido Papai Noel protagonizou um espetáculo repleto de alegria, marcando o 4º Natal da Esperança como um evento inesquecível para todas as idades.

O evento não se limitou a distribuir diversão; ele construiu memórias mágicas que certamente serão lembradas pelas crianças por muito tempo. Brincadeiras cativantes, performances artísticas de tirar o fôlego e um trenzinho mágico encantaram a todos, criando um ambiente festivo e acolhedor.

O 4º Natal da Esperança também proporcionou momentos de pura diversão com brinquedos infláveis, envolvendo a garotada em risos e sorrisos contagiantes. Além disso, a generosidade do evento se manifestou através da distribuição de muitos presentes, trazendo felicidade e alegria para cada criança presente.

A comunidade se uniu para celebrar não apenas o espírito natalino, mas também a esperança, solidariedade e a alegria compartilhada entre vizinhos e amigos. O Natal da Esperança revelou-se mais do que um evento; foi uma experiência que aqueceu corações e iluminou a cidade com a magia única desta temporada festiva. Que as lembranças desse dia especial continuem a brilhar como estrelas em nossas memórias.

#Obra 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Um Espaço de Bem-Estar: Inauguração da Praça na Varjota, Compromisso do Governo Municipal com o Bem-Estar Comunitário

Na Varjota, uma nova era de qualidade de vida e lazer começou a se desenhar com a inauguração da bela praça, uma realização significativa do Governo Municipal por meio da Secretaria de Infraestrutura. Este espaço encantador é mais do que uma estrutura física; é uma expressão tangível do compromisso contínuo com o bem-estar dos moradores e o fortalecimento da comunidade.

A praça, envolta em beleza paisagística e equipada com instalações modernas, se destaca como um ponto focal para o lazer e a interação social na Varjota. Crianças brincam animadas em áreas especialmente projetadas para elas, enquanto adultos desfrutam de momentos relaxantes e atividades ao ar livre. Este é um local que reflete a diversidade de interesses e idades, promovendo a união entre os moradores.

A construção da praça não é apenas uma adição física à paisagem, mas um investimento no bem-estar emocional e físico da comunidade. Ao proporcionar um espaço de encontro, recreação e lazer, o Governo Municipal reforça a importância de cuidar do corpo e da mente.

A Secretaria de Infraestrutura desempenhou um papel fundamental na concretização deste projeto, evidenciando a dedicação do governo em melhorar a qualidade de vida da população local. A praça não é apenas um espaço público; é um testemunho tangível do compromisso de criar ambientes que promovam o bem-estar e a coesão comunitária.

Na Varjota, a nova praça não é apenas um local físico, mas um ponto de encontro para construir memórias, fortalecer laços e cultivar uma sensação de pertencimento. Que este seja o primeiro de muitos passos na direção de uma comunidade mais vibrante, saudável e conectada.

#Cultura 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. A Emoção Está no Ar: Abertura do 2º Campeonato Municipal de Futsal em Assaré

Com a bola rolando e a energia contagiante no ar, celebramos a abertura do 2º Campeonato Municipal de Futsal em 2023, um evento esportivo espetacular que reúne 24 equipes e mais de 300 atletas de Assaré. Sob a organização exemplar do Governo Municipal de Assaré, com o apoio fundamental da Liga do Desporto de Assaré e da Escola Moacir Mota, esta temporada promete ser um verdadeiro espetáculo de talento, amizade e competição saudável.

O entusiasmo tomou conta da cidade, com torcedores ansiosos para apoiar suas equipes locais favoritas. O Campeonato Municipal de Futsal não é apenas uma competição esportiva; é um evento que une a comunidade em torno do amor pelo esporte, promovendo valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito.

Com 24 equipes participantes, cada partida se torna uma emocionante batalha no campo, onde os atletas demonstram habilidade, determinação e paixão pelo futsal. Os jogos serão realizados em diferentes locais, proporcionando aos espectadores a oportunidade de vivenciar a intensidade do campeonato em vários pontos da cidade.

O sucesso deste evento esportivo não seria possível sem a colaboração entre o Governo Municipal, a Liga do Desporto de Assaré e a Escola Moacir Mota. Juntos, demonstram um compromisso compartilhado de promover o esporte como meio de integração comunitária e desenvolvimento pessoal.

Que esta temporada seja repleta de lances memoráveis, muitos gols e, acima de tudo, que fortaleça os laços entre os habitantes de Assaré. O 2º Campeonato Municipal de Futsal é mais do que uma competição esportiva; é uma celebração da paixão pelo futsal e uma oportunidade para a comunidade se unir em torno do espírito esportivo que eleva o nome de Assaré no cenário esportivo municipal. Que a bola continue rolando e que o sucesso deste evento inspire futuras iniciativas esportivas e comunitárias.

#AssistênciaSocial 28/10/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL Assaré Celebra Solidariedade: Inauguração das Cozinhas Comunitárias do Programa Ceará Sem Fome

Em um momento de grande significado para a comunidade de Assaré, celebramos a inauguração das Cozinhas Comunitárias do Programa Ceará Sem Fome. Três cozinhas, localizadas estrategicamente na Sociedade São Vicente de Paula (Sede), Associação da Gurdiana (Sítio Gurdiana) e Associação do Catolé (Serra de Santana), começaram a produção e distribuição de marmitas para atender famílias em situação de insegurança alimentar.

Essas cozinhas não são apenas locais de preparo de alimentos; são faróis de esperança para aqueles que enfrentam vulnerabilidade social. A Sociedade São Vicente de Paula, a Associação da Gurdiana e a Associação do Catolé estão agora no centro de uma iniciativa que visa fornecer refeições nutritivas e essenciais para quem mais precisa.

O evento de inauguração contou com a presença inspiradora do Padre José Ricardo, do Prefeito Libório, da Vice-Prefeita Niza Costa, de secretários municipais, vereadores, da comunidade local e do presidente do ISS, Marcos César. Esta ação é o resultado de uma colaboração exemplar entre o Governo do Estado, o Instituto Sementes da Sustentabilidade e o Governo Municipal de Assaré.

A parceria entre essas entidades reflete um compromisso compartilhado de construir um futuro mais solidário e inclusivo. Ao unir esforços, eles estão proporcionando não apenas refeições, mas também esperança e dignidade para as famílias em situação de vulnerabilidade. Essa inauguração representa um passo significativo em direção a uma comunidade mais unida, onde a solidariedade é a força motriz para superar desafios e construir um futuro mais brilhante para todos.

#Saúde 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ensaio Fotográfico da Secretaria de Saúde: Mulheres Fortes, Histórias de Resiliência na Luta contra o Câncer de Mama

Em uma iniciativa inovadora e emocionante, a Secretaria de Saúde realizou um ensaio fotográfico envolvendo mulheres que superaram o câncer de mama e aquelas que ainda enfrentam a batalha. Este projeto não apenas capturou imagens incríveis, mas também serviu como uma poderosa ferramenta de conscientização sobre a importância da detecção precoce e prevenção do câncer de mama.

As fotografias não apenas capturaram a beleza e a força dessas mulheres, mas contaram suas histórias de resiliência, coragem e esperança. Cada imagem é um testemunho visual da jornada única de cada mulher, destacando tanto as vitórias como os desafios enfrentados durante o tratamento.

Ao trazer à luz essas experiências, a Secretaria de Saúde visa sensibilizar a comunidade sobre a relevância da detecção precoce do câncer de mama. As fotos não apenas celebram a vida, mas também servem como um lembrete eloquente de que a prevenção e a conscientização são cruciais na luta contra essa doença.

Além disso, o ensaio fotográfico destaca os recursos e apoio disponíveis para as mulheres afetadas, promovendo a solidariedade e o entendimento dentro da comunidade. A beleza dessas imagens transcende a estética; elas são um chamado à ação para que mais mulheres se conscientizem sobre a importância dos exames regulares e do autocuidado.

Este projeto inovador da Secretaria de Saúde não só iluminou a resiliência das mulheres diante do câncer de mama, mas também consolidou a fotografia como uma poderosa ferramenta de conscientização. Ao compartilhar essas histórias visualmente impactantes, a comunidade é incentivada a abraçar a prevenção, apoio e compreensão, construindo juntos um futuro onde a conscientização é a chave para a saúde das mulheres.

#Saúde 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Um Grande Passo para a Comunidade: Inauguração da Nova Unidade Básica de Saúde no Sítio Barriguda

Hoje marca um marco significativo para a comunidade do Sítio Barriguda, com a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde. Este é um passo gigante em direção a um futuro mais saudável, trazendo os serviços de saúde mais perto de casa.

A cerimônia de inauguração foi repleta de emoção e esperança, refletindo a colaboração e dedicação dos membros da comunidade que uniram forças para tornar esse projeto uma realidade. Agora, os residentes locais têm acesso a cuidados de saúde essenciais sem a necessidade de deslocamentos longos, proporcionando comodidade e promovendo a prevenção de doenças.

A nova Unidade Básica de Saúde não é apenas um prédio; é um símbolo do compromisso coletivo com o bem-estar. Equipada com instalações modernas e uma equipe dedicada de profissionais de saúde, a clínica visa atender às necessidades variadas da comunidade, desde consultas médicas de rotina até programas de promoção da saúde.

A iniciativa não apenas melhora o acesso aos serviços de saúde, mas também fortalece os laços comunitários. A inauguração foi um testemunho do poder da colaboração local, mostrando que quando a comunidade se une, pode construir um futuro mais saudável para todos.

Com a nova Unidade Básica de Saúde em pleno funcionamento, a comunidade do Sítio Barriguda está pronta para enfrentar os desafios de saúde com resiliência e determinação. Este é verdadeiramente um grande passo para todos, um testemunho tangível de como a cooperação pode transformar a visão de um futuro mais saudável em uma realidade vibrante e acessível.

#Cultura 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. Uma Década de Florescimento Cultural: Destaques da 4ª Conferência Municipal da Cultura

Celebrando uma década de expressão cultural vibrante, a 4ª Conferência Municipal da Cultura foi um marco de diversidade e democracia. Sob o cenário festivo, os participantes dançaram ao ritmo animado do forró, mergulharam em performances artísticas e se envolveram em discussões valiosas.

O evento destacou a importância do direito à cultura como um pilar fundamental da sociedade. Por meio de debates e diálogos, os participantes exploraram maneiras de fortalecer e promover a riqueza cultural local. As diferentes expressões artísticas serviram como elo entre gerações, promovendo uma compreensão mais profunda da identidade cultural da comunidade.

Uma das partes mais significativas da conferência foi a escolha dos seis delegados que levarão adiante as aspirações e preocupações culturais da comunidade. Esses representantes foram selecionados democraticamente, refletindo a vontade coletiva e a diversidade de perspectivas presentes na conferência.

A Conferência Municipal da Cultura não apenas celebrou as conquistas culturais da última década, mas também lançou um olhar para o futuro. Com um compromisso renovado com a promoção da cultura, os participantes saíram inspirados e motivados a contribuir para o florescimento contínuo da rica tapeçaria cultural que define sua comunidade.

Neste evento marcante, a cultura não apenas floresceu, mas também fortaleceu os laços entre os membros da comunidade, reafirmando a importância vital da expressão cultural como um motor de unidade e progresso.

#Cultura 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ARTESÃOS ASSAREENSES PASSAM POR AVALIAÇÃO TÉCNICA DA CEART

Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer em parceria com a Central de Artesanato do Ceará (CEART) esteve no Memorial Patativa, realizando uma avaliação técnica com os artesãos de Assaré. O objetivo da avaliação é a emissão da identidade artesanal.

Com o cadastro realizado, os artesãos têm direitos a benefícios fiscais, como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Ceará, a realização de cursos com a CeArt e o direito à hospedagem na Casa do Artesão.

Essa é uma ótima iniciativa por parte da Secretaria de Cultura que tem buscado valorizar e incentivar as artes do município o que é fundamental para preservar nossa rica herança cultural.

O Governo Municipal e Secretaria de Cultura, estão diariamente empenhados em promover o crescimento e a prosperidade da nossa cultura, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento do município.

#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UM DIA INESQUECÍVEL: CELEBRAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS NO CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Hoje, o Centro de Atendimento Especializado criou memórias incríveis com nossas crianças, celebrando o Dia das Crianças de uma maneira única e simbólica. Nossa equipe do setor de atendimento infantil, em parceria com o programa Primeira Infância e o valioso apoio da Secretaria de Educação, uniu esforços para proporcionar um dia cheio de sorrisos, alegria e diversão.

Profissionais dedicadas do atendimento infantil e as simpáticas integrantes do programa Primeira Infância abraçaram o espírito da celebração, vestindo-se de maneira festiva e colorida. O ambiente lúdico e acolhedor criado para as crianças refletia o compromisso de tornar este dia inesquecível.

O evento foi enriquecido pela generosidade da Secretaria de Educação e Assistência Social que forneceram materiais para pintura, permitindo não apenas a realização de brincadeiras e jogos, mas também a expressão criativa das crianças através de atividades de pintura facial, desenho e modelagem com massinha. Essa oportunidade de explorar sua criatividade foi um ponto alto para as crianças.

Esta celebração do Dia das Crianças demonstra o poder da união, da generosidade e do compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças de nossa comunidade. É um testemunho inspirador de como a simplicidade pode ser repleta de significado e como pequenos gestos podem ter um impacto profundo nas vidas das crianças.

#Saúde 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

Entre os dias 30 de setembro e 11 de outubro, Assaré realizou uma campanha de multivacinação, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 14 anos de idade.A ação foi promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde. Foram disponibilizadas doses de todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A campanha também contou com o apoio intersetorial das Secretarias da Educação e da Assistência Social, que ajudaram na avaliação da caderneta de vacinação dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino e nas atividades complementares do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que segue atualizando as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes. Para mais informações, procure a UBS da sua localidade.

#Turismo 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ BUSCA FORTALECER O TURISMO, POR MEIO DO PRODETER

A Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Assaré está trabalhando na implementação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) no município. A iniciativa é uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB), que busca promover o planejamento, a implementação e a autogestão do processo de desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.

Por meio da adesão ao Prodeter, Assaré busca desenvolver o turismo local, fortalecendo as suas riquezas culturais, como o legado de Patativa do Assaré, a literatura de cordel, os grupos tradicionais, artesanato dos mais diversos estilos, entre outras manifestações artísticas da cidade.

O secretário Tony Almeida ressaltou a importância de diversificar a oferta turística e atrair visitantes ao município. "Nosso objetivo é criar uma experiência turística memorável para os visitantes, destacando a riqueza da nossa cultura e natureza". O titular da Cultura e Turismo acredita que a adesão ao Prodeter é essencial para o turismo no município prosperar.

A meta do Prodeter é melhorar em 30% a distribuição do fluxo de turistas entre os municípios que aderiram ao programa.

#Saúde 09/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA D DE VACINAÇÃO INFANTIL: MUNICÍPIO DE ASSARÉ SE UNE PARA PROTEGER AS CRIANÇAS

No último sábado, (07), o município de Assaré vivenciou um evento de grande importância para a saúde das crianças. A Secretaria de Saúde, sempre comprometida em oferecer o melhor atendimento à população, realizou o "Dia D de Vacinação Infantil", uma iniciativa que visou proteger as crianças contra diversas doenças por meio da imunização.

O evento contou com a participação ativa dos profissionais de saúde, que se empenharam para garantir que cada criança recebesse as vacinas necessárias de acordo com seu calendário de imunização. A campanha não apenas proporcionou acesso fácil às vacinas, mas também ofereceu um ambiente acolhedor e amigável para as crianças e suas famílias.

A Secretária de Saúde, Regina Furtado, destacou a importância desse evento: "A vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger nossas crianças contra doenças graves. Estamos comprometidos em fornecer acesso fácil às vacinas e garantir que todas as crianças estejam adequadamente protegidas."

#Saúde 08/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM ASSARÉ

No último sábado, o município de Assaré, realizou com sucesso uma importante campanha de vacinação antirrábica em diversos bairros da cidade. A iniciativa visa garantir a proteção de cães e gatos contra a raiva, uma doença grave que afeta os animais e também representa um risco à saúde pública.

A raiva é uma doença viral transmitida principalmente por mordidas de animais infectados, sendo mortal tanto para humanos quanto para animais. A vacinação antirrábica é uma medida fundamental para prevenir a propagação da doença, diminuindo o risco de transmissão para seres humanos e protegendo nossos companheiros de quatro patas.

A campanha de vacinação antirrábica em Assaré mobilizou equipes de profissionais de saúde e voluntários para percorrer os bairros da cidade, oferecendo uma vacina gratuitamente para cães e gatos. A ação teve como objetivo alcançar o maior número possível de animais.

#Saúde 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ASSARÉ REFORÇA FISCALIZAÇÃO EM BARES E MERCADOS

A Vigilância Sanitária de Assaré, intensificou suas atividades de fiscalização, concentrando esforços na inspeção de bares e mercados locais. Essa iniciativa visa garantir a segurança alimentar, a higiene e o cumprimento das normas sanitárias em estabelecimentos que desempenham um papel crucial na vida da comunidade.

A fiscalização sanitária desempenha um papel vital na proteção da saúde pública. Garantir que os estabelecimentos que manipulam alimentos estejam em conformidade com as regulamentações sanitárias é essencial para prevenir surtos de doenças transmitidas por alimentos e manter um ambiente seguro para consumidores e trabalhadores.

A equipe da Vigilância Sanitária de Assaré realizou visitas aos bares da cidade, verificando as condições dos locais, a manipulação de alimentos, o armazenamento de produtos e a higiene geral. Durante as inspeções, foram apresentados e relatados aspectos positivos e áreas que precisavam de melhorias. Os proprietários receberam orientações e prazos para correção de qualquer conformidade não especificada.

#AssistênciaSocial 03/10/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL SETEMBRO VERDE: UMA TARDE DE DIVERSÃO CELEBRANDO A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE

O mês de setembro é especial por muitas razões, e uma delas é a celebração do "Setembro Verde". Este é um momento em que a inclusão e a diversidade são colocadas em destaque, aqui em Assaré, a Secretaria de Assistência Social não deixou essa ocasião passar em branco. Na última semana, a comunidade se reuniu para uma tarde repleta de atividades divertidas que trouxeram à tona sorrisos e um senso de unidade.

O "Setembro Verde" é um movimento global que busca promover a inclusão das pessoas com deficiência, celebrando suas conquistas e reconhecendo as contribuições significativas que fazem para a sociedade. Em [Nome da Cidade], a Secretaria de Assistência Social abraçou essa causa com entusiasmo e organizou um evento memorável que refletiu o espírito do "Setembro Verde".

A tarde de diversão começou com um emocionante espetáculo de teatro protagonizado por jovens talentosos. A peça não apenas entreteve o público, mas também transmitiu mensagens de aceitação e respeito mútuo, reforçando a importância da inclusão.

Em seguida, todos foram convidados a participar de uma sessão de alongamentos conduzida por instrutores dedicados. Essa atividade promoveu a saúde física e mental, e também foi adaptada para atender às necessidades de todos os participantes, independentemente de suas habilidades físicas.

#Esporte 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. INAUGURADA NOVA ARENINHA HAMILTON ARRAIS NO MUNICÍPIO: UM ESPAÇO DE LAZER E INCENTIVO AO ESPORTE

O município de Assaré está celebrando uma conquista extraordinária para seus habitantes, especialmente para crianças e adolescentes. Uma nova Areninha, resultado de uma parceria sólida entre o Governo do Estado do Ceará e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, foi inaugurada recentemente, visando proporcionar lazer e incentivo ao esporte para os assareensses.

Essa iniciativa, representa um marco significativo para a população de Assaré. A nova Areninha oferece um espaço moderno e bem equipado para a prática de diversas modalidades esportivas. Além disso, é uma resposta às crescentes preocupações sobre o bem-estar das crianças e adolescentes, fornecendo um local seguro e atraente para que eles se envolvam em atividades físicas, afastando-se de comportamentos prejudiciais.

A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira (29), e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, que enfatizaram o compromisso com o desenvolvimento esportivo e o fortalecimento da coesão social na região.

A nova Areninha não é apenas um espaço para a prática esportiva; também servirá como um centro de educação cidadã e cultural. A mesma já está sendo usada para aulas e oficinas para crianças e adolescentes, promovendo valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina.

A nova Areninha é mais do que um campo esportivo; é um local onde sonhos podem ser moldados, amizades podem ser forjadas e valores podem ser transmitidos.

#AssistênciaSocial 25/09/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL LANÇADA NOVA FASE DO MAIS FUTURO ASSARÉ

Foi realizado, na última sexta-feira (22) o lançamento da segunda edição do "Mais Futuro Assaré". O programa, realizado por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, promove cursos profissionalizantes, oficinas e capacitações para a formação e desenvolvimento profissional dos assareenses.

Os resultados da primeira edição do" Mais Futuro Assaré" foram impactantes, oferecendo formação, desenvolvimento humano e social, trazendo novas oportunidades para geração de trabalho e renda.

#Educação 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEDUC PROMOVE PREMIAÇÃO MUNICIPAL DA REDE PETECA

Na última sexta-feira (22), a Secretaria Municipal da Educação promoveu a premiação da etapa municipal da Rede Peteca, Edição 2022/2023 ( Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho Infantil e Adolescente.). Na ocasião, foram premiadas as escolas, coordenadores, professores e alunos que se destacaram nas categorias conto, desenho, música e poesia.

No evento de premiação estiveram presentes a secretária da Educação, Noemita Rodrigues e a vice-prefeita Niza Costa. Elas ressaltaram a importância do projeto, participação dos alunos e engajamento das escolas na execução de suas ações.

#Gestão 16/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. EXECUTIVO E LEGISLATIVO CELEBRAM A FESTA DA AMIZADE

Na noite da última sexta-feira (15), foi realizada a XXIII Festa da Amizade, uma ação compartilhada entre os Poderes Executivo e Legislativo de Assaré.

A Festa da Amizade já é uma tradição da cidade de Assaré. A cada edição, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município são homenageadas com a comenda Patativa do Assaré.

Nesta edição, a comenda Patativa do Assaré foi concedida a Antônio Miguel Feitosa, Fernando Matos Santana, Francisca Eunice Esmeraldo Arrais (in memoriam), Luiz Samuel Freire e Geraldo Beny Pontes.

#Festa 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA DE SETEMBRO REÚNE GRANDE PÚBLICO NA PRAÇA DO MERCADO

Na última quinta-feira (14), aconteceu a tradicional Festa de Setembro, na Praça do Mercado Público em Assaré. O evento reuniu milhares de pessoas e contou com os shows de Bonde do Brasil, Gustavinho e Haroldinho e Hélio Rodrigues e Dj Mazza.

Os shows foram gratuitos, promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A Festa de Setembro acontece todos os anos, como parte dos festejos referentes ao mês da Padroeira do Assaré, Nossa Senhora das Dores.

#Cultura 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. PASSEIO DE ROMEIROS DE IPU-CE EM ASSARÉ FORTALECE TURISMO E TRADIÇÃO RELIGIOSA

Nesta última terça-feira, dia 12, um grupo de romeiros devotos de Nossa Senhora das Dores, vindos da cidade de Ipu, no Ceará, desfrutou de uma experiência enriquecedora em Assaré. A jornada turística foi marcada pela recepção calorosa da equipe da Secretaria da Cultura e Turismo, dirigida pelo secretário Tony Almeida. A atmosfera do encontro foi preenchida com músicas regionais, enquanto o jovem poeta Diazz declamava poesias do renomado Patativa do Assaré.

A primeira parada do grupo foi a histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, onde foram recebidos pelo carismático pároco Padre José Ricardo. Ali, os romeiros receberam a vitória e mergulharam na rica história da construção da igreja, além de aprenderem sobre a tradição da festa de Nossa Senhora das Dores, que é um dos eventos religiosos mais significativos da região.

O Memorial Patativa do Assaré foi outro ponto de destaque na visita, proporcionando aos turistas uma oportunidade única de conhecer a vida e a obra do poeta Patativa, uma figura icônica da cultura cearense. O Mercado Público também encantou os visitantes, que tiveram a chance de conhecer algumas artes locais talentosas e suas obras.

A Secretaria da Cultura e Turismo reitera seu compromisso em fortalecer o turismo em Assaré, tendo o Poeta Patativa como símbolo dessa riqueza cultural. Além disso, a pasta busca promover o turismo religioso, apoiando seu grande potencial como forma de valorizar a cultura local e gerar benefícios para a economia da região.

O encontro entre os romeiros de Ipu e a cidade de Assaré não apenas enriqueceu a experiência dos visitantes, mas também fortaleceu os laços culturais e religiosos entre as comunidades. Através de iniciativas como essa, Assaré continua a afirmar-se como um destino turístico vibrante e acolhedor, onde tradição e hospitalidade se encontram.

#Saúde 12/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZADAS 44 CIRURGIAS DE CATARATA E 15 DE PTERÍGIO NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ASSARÉ

Na última segunda-feira (11), o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora Das Dores foi palco de uma série de cirurgias oftalmológicas bem-sucedidas. Um total de 44 cirurgias de catarata e 15 cirurgias de pterígio foram realizadas, proporcionando aos pacientes uma melhoria significativa em sua qualidade de vida e visão.

A catarata é uma condição ocular comum, especialmente entre idosos, que causa a opacificação do cristalino natural do olho, levando a uma visão embaçada e perda da acuidade visual. A cirurgia de catarata envolve a remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente artificial, restaurando a clareza da visão. Durante o evento, 44 ??pacientes passaram por esse procedimento altamente eficaz, permitindo que recuperassem a nitidez visual perdida devido à catarata.

#Infraestrutura 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVAS OBRAS INAUGURADAS EM ARATAMA E NO BAIXIO DO FACUNDO

No último sábado (02) o Governo Municipal de Assaré inaugurou diversas obras no distrito Aratama e um Ponto de Apoio na comunidade Baixio do Facundo. As obras no distrito incluem iluminação pública, saneamento básico e iluminação pública, calçamentos e praça pública.

Estiveram presentes no evento de inauguração o prefeito Libório Leite; a vice-prefeita Niza Costa; o deputado estadual Fernando Santana; os vereadores; os secretários municipais, incluindo Regina Furtado (Saúde) e Mateus Alencar (Infraestrutura).

O Ponto de Apoio recebeu o nome de Firme Fernandes de Almeida. Os familiares do homenageado estiveram presentes na cerimônia.

#Saúde 04/09/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL AÇÃO INTERSETORIAL MARCA O ENCERRAMENTO DO AGOSTO DOURADO E SEMANA DO BEBÊ

Na última sexta-feira (01), foi realizado o encerramento da Semana do Bebê e do Agosto Dourado, mês alusivo à primeira infância. O evento aconteceu no Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira. O momento contou com sorteios para as gestantes e mamães com bebês de colo, aferição de pressão, pesagem das crianças, aplicação de flúor, contação de história, distribuição de doces e lanches, e apresentação de palhaços com a ONG Casa Nissi.

Durante todo o mês de agosto, foram realizadas diversas atividades intersetoriais voltadas à primeira infância, em uma parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

#Saúde 30/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS RECEBEM NOVOS EQUIPAMENTOS DE TRABALHO

Nesta semana, o Governo Municipal de Assaré distribuiu novos kits de trabalho para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). O material conta com novos fardamentos, sapatos, bonés, bolsas, protetores solar e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A distribuição dos kits reforça o compromisso da gestão municipal com os profissionais e com a população, buscando um trabalho bem sucedido no combate às endemias.

#Festa 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. SHOWS MARCAM O ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO, EM ARATAMA

No último sábado (26), o distrito de Aratama recebeu uma grande festa, com shows de Marcelo e Raiane, Bulé de Caminhão e Marcelo Alencar. Este foi o encerramento dos festejos do padroeiro da comunidade, São Sebastião.

O evento, gratuito, foi realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#Agricultura 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA GOVERNO MUNICIPAL E IDACE REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Na última quarta-feira (23), foi realizada audiência pública sobre a regularização fundiária, na Câmara Municipal de Assaré. O momento foi promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE).

O evento teve a participação do prefeito municipal Libório Leite; da vice-prefeita Niza Costa; do secretário da Agricultura, Júnior Góis e dos superintendentes do IDACE, Dr. João Alfredo e Dr. Amorim Rodrigues. Presidentes de associações comunitárias, agricultores, vereadores e secretários municipais estiveram presentes na audiência pública.

De acordo com os representantes do IDACE, a audiência pública marca um momento importante para Assaré, possibilitando aos agricultores a liberdade de acesso ao crédito com entidades financeiras para o processo de desenvolvimento rural e econômico do município.

As equipes que prestarão o serviço de medição das propriedades foram apresentados ao público. Os trabalhos tiveram início nesta quinta-feira (24).

#Festa 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA DO PADROEIRO DE ARATAMA

ALÔ, ARATAMA! Se liga na programação da Festa de São Sebastião...

No próximo dia 17 teremos o show de Gil Cantor. E no dia 26, a programação da festa do padroeiro será encerrada com Marcelo Alencar, Bulé de Caminhão e a dupla Marcelo e Rayane!

Os shows são gratuitos, promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#AssistênciaSocial 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA SOLIDÁRIA: ASSARÉ DISTRIBUI ALIMENTOS ARRECADADOS NO ANIVERSÁRIO DE 158 ANOS

O Governo Municipal de Assaré iniciou a distribuição dos alimentos arrecadados na festa dos 158 anos de emancipação política do município. A ação solidária da Secretaria da Cultura arrecadou toneladas de alimentos não perecíveis, por meio das trocas para os ingressos dos shows de Taty Girl, Toca do Vale, Victor Meira e Marlos Moraes, realizados no último 19 de Julho.

Os kits de alimentos estão sendo distribuídos entre as famílias em maior vulnerabilidade social. O levantamento foi feito através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e a entrega dos kits teve início na zona rural do município.

#Cultura 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. MILHARES DE FIÉIS EVANGÉLICOS E ESPECTADORES PARTICIPAM DO CELEBRA ASSARÉ

No último sábado (12), Dia Municipal do Evangélico, foi realizado o Celebra Assaré. O evento, promovido pelas igrejas evangélicas do município, conta com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

O show da cantora gospel Fernanda Brum, reuniu milhares de pessoas na Praça do Mercado Público.

O Dia do Evangélico foi instituído no município pela Lei 003/2012, sendo o segundo sábado do mês de agosto.

#AssistênciaSocial 10/08/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL COMBATE À FOME: GOVERNO MUNICIPAL E CONSEA SE REÚNEM PARA DEBATER ESTRATÉGIAS

Foi realizada na última quinta-feira (10) a primeira reunião ampliada de segurança alimentar e nutricional, com o tema "Erradicar a fome e garantir direitos, com comida de verdade, democracia e equidade". O momento foi promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

O objetivo da ação é encontrar soluções para o problema da falta de comida, que ainda afeta muitas pessoas. A reunião contou com a presença de profissionais da gestão municipal, membros da sociedade civil e órgãos públicos, agricultores e o colegiado do CONSEA.

#Agricultura 09/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA REUNIÃO COM OS AGRICULTORES, PECUARISTAS E PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS

A Secretaria de Agricultura,Meio Ambiente e Pesca de Assaré em parceria com o Banco do Nordeste agência Crato realizou na manhã do dia 07/08/2023, uma reunião com os agricultores, pecuaristas e presidentes de associações comunitárias com a finalidade de divulgar as novas linhas de crédito do Pronaf e o novo plano safra divulgado pelo Governo Federal.

O Secretário Júnior Góis enfatizou a importância do crédito rural para as atividades agrícolas e pecuária para o desenvolvimentos das cadeias produtivas e a reapresentação econômica para o município.

O Coordenador César e o agente de crédito Samuel explicaram para quais finalidades as linhas de crédito podem ser destinadas e ficaram muitos satisfeitos com a parceria.Na oportunidade, Fábio Ricarte que faz parte da mesma agência bancária contribuiu falando sobre o prodeter(Programa de Desenvolvimento Territorial )no qual o Assaré participa dando apoio aos agricultores.

#Obra 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Na semana dos 158 anos de emancipação política, Assaré inaugura duas novas UBS

No último dia 19 de julho, o município de Assaré comemorou 158 anos de emancipação política. Durante a semana festiva, o Governo Municipal entregou à população duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecerão atendimentos especializados e diferenciados.

A UBS Dr. José Humberto Coelho Mota, localizada próximo ao Terminal Rodoviário, conta com um Centro Multiprofissional Infantil, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, terapia ocupacional, etc. E a UBS Dr. Ernandes Farias, oferece diversas especialidades, como ginecologia, endocrinologia, cardiologia, entre outras.

As cerimônias de inaugurações contaram com a presença do prefeito Libório Leite; da secretária da Saúde, Regina Furtado, vereadores, familiares dos homenageados e demais autoridades.

#Cultura 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. 3º “ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA” ENCANTA COM FESTIVAIS MUNICIPAL E REGIONAL

O 3º "Assaré à Luz da Fogueira" aconteceu nos últimos dias 28 e 29. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, e foi dividido em duas etapas: o Festival Municipal, que reuniu quadrilhas de escolas da rede municipal e privada de ensino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Festival Regional, com a competição de quadrilhas do Cariri.

O grupo junino Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, venceu o Festival Regional de Assaré pelo segundo ano seguido. Nesta temporada, a quadrilha trabalha o tema "O Sexto Pecado". A Agremiação Junina Cariri, também de Juazeiro, ficou em segundo lugar, com uma homenagem à banda Mastruz com Leite. Assaré foi representado no pódio pela quadrilha Arraiá do Banguê, que apresentou o tema: Humberto Teixeira, o Doutor do Baião.

O Festival Regional também foi marcado pela volta do Arraiá do Patativa às quadras assareenses. O grupo não competiu, mas realizou uma apresentação especial, homenageando a mártir Benigna Cardoso, de Santana do Cariri, a primeira beata cearense.

#Esporte 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL MASTER 2023

No último domingo (02) foi realizada a grande final do Campeonato Municipal Master 2023. A equipe APS sagrou-se campeã, vencendo a Moêda nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo regulamentar. A competição é uma realização da Secretaria da Cultura e Esporte, com apoio da Liga do Desporto de Assaré (LIDA).

A grande decisão contou com a presença da Banda de Música Municipal Manoel de Benta; do Secretário do Esporte, Tony Almeida; do diretor de Esportes, Wagner Sales; e do prefeito Libório Leite, que fez a entrega do troféu aos campeões.

#Educação 23/06/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL ASSARÉ RECEBERÁ NOVO CEI, ATRAVÉS DO PROARES

O município de Assaré foi contemplado com o investimento para a construção de um novo Centro de Educação Infantil (CEI). O recurso chega ao município através do Programa de Apoio às Reformas Sociais III (PROARES III), da Secretaria da Proteção Social do Ceará. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), pelo governador do Estado, Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição.

Durante o anúncio, o governador destacou a importância da parceria entre o Governo do Ceará e os municípios, para que obras como essa sejam realizadas.

O PROARES objetiva reduzir a vulnerabilidade e o risco social de indivíduos e suas famílias nos municípios mais pobres do Ceará, por meio da sua inclusão em serviços sociais diferenciados e na promoção de empregos.

#Cultura 16/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. CULTURA DIVULGA EDITAL DO “III ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA”

A Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Assaré divulgou, nesta sexta-feira (16), o Edital do Festival Regional de Quadrilhas da terceira edição do "Assaré à Luz da Fogueira". As inscrições seguem abertas até a próxima quinta-feira (22). A etapa regional será realizada no dia 29 de junho, na quadra poliesportiva da E.E.M.T.I. Raimundo Moacir Alencar Mota. Podem participar do Festival quadrilhas juninas de todo o Estado do Ceará.

O "Assaré à Luz da Fogueira" seguirá o regulamento da Federação União Junina do Ceará. As inscrições das quadrilhas devem ser feitas a partir do Google Forms, pelo link: https://forms.gle/hZHxmj8iAMnu5Nge9

Confira mais detalhes no edital: https://bit.ly/edital_junino

#Esporte 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I TORNEIO GRAND PRIX ASSARÉ DE XADREZ SUB-17

Este evento contou com uma simultânea ocorrida no dia 10 de junho de 2023, em que na oportunidade 10 estudantes da rede municipal de ensino de Assaré jogaram xadrez com Roberto Oliveira (organizador dos jogos escolares do Juazeiro do Norte e árbitro da etapa regional dos jogos escolares) na Secretaria Municipal de Educação de Assaré. No dia 11 de junho de 2023 ocorreu o torneio com participação de 22 estudantes da rede municipal de ensino de Assaré na Secretaria Municipal de Educação de Assaré, disputando a premiação por estudante do 1º ao 5º colocado, onde os três primeiros colocados ganham vaga direta para participar de Torneio intermunicipal em novembro no município de Juazeiro do Norte, além de uma premiação de 1º a 3º colocado para as escolas que seus estudantes conseguirem a maior pontual, coma arbitragem de Roberto Oliveira e Cícero Emanuel Palácio.

#Cultura 05/06/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL GRUPO DE CAPOEIRA DO SCFV REALIZA BATIZADO E TROCA DE CORDAS

No último sábado (03) aconteceu o 3º Batizado e Troca de Corda do grupo de capoeira Renascer, que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/CRAS). O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e aconteceu na quadra poliesportiva do Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira.

Na cerimônia de troca de corda, os alunos recebem a sua graduação de acordo com o seu rendimento, disciplina e dedicação durante as aulas. Além disso, as cores das cordas indicam o nível de habilidade alcançado pelo capoeirista.

O grupo de capoeira Renascer é liderado pelo Mestre Maurício, que oferece aulas de capoeira no SCFV, com alunos de todas as idades. Durante o evento, os alunos do grupo de capoeira do Instituto Canto do Patativa também foram graduados.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Niza Costa e dos secretários municipais Wilcassy Garcia (Trabalho e Assistência Social) e Júnior Góis (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca).

#Controladoria 01/06/2023 SECRETARIA MUNUNICIPAL DE ADMINISTRACAO FINANÇAS REUNIÃO MENSAL COM ALMOXARIFES ABORDANDO TEMAS IMPORTANTES PARA A GESTÃO MUNICIPAL
#Esporte 28/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ABERTURA DA 13ª COPA SANTO AMARO ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO

No último sábado (27), foi realizado o jogo de abertura da 13ª edição da Copa Santo Amaro, que acontece tradicionalmente no distrito do Amaro. A competição de futebol amador reúne equipes do município de Assaré e região. Os jogos são disputados no campo de futebol do distrito, nos finais de semana.

A competição é organizada por líderes da comunidade do Amaro há mais de uma década, e conta com o apoio total do Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A abertura da 13ª Copa Santo Amaro contou com a apresentação da Banda de Música Municipal Manoel de Benta e a presença do prefeito municipal Libório Leite, o secretário e o diretor do Esporte, Tony Almeida e Wagner Sales e o presidente da Câmara Municipal Celso Freire.

#Educação 25/05/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO MAIO AMARELO: DEMUTRAN REALIZA AÇÃO DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

O Departamento Municipal de Trânsito de Assaré (Demutran) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a abertura da campanha "Maio Amarelo", que busca alertar a população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Na oportunidade, estiveram presentes estudantes, membros da sociedade civil e autoridades, entre elas, a vice-prefeita Niza Costa, o presidente da Câmara Municipal, Celso Freire, demais vereadores e secretários municipais.

O Demutran realizou atividades de educação no trânsito e conscientização. No evento também foram realizados sorteios de capacetes, como forma de incentivo de boas práticas no trânsito.

O evento também contou com apresentações culturais, da Banda de Música Municipal Manoel de Benta e do grupo de capoeira Renascer.

#Saúde 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PELA QUARTA VEZ SEGUIDA, ASSARÉ LIDERA RANKING DO PREVINE BRASIL NA ADS

O município de Assaré figurou mais uma vez entre os melhores no ranking de saúde básica do país, com a nota máxima. Os dados são do Índice Síntético Final (ISF), do Programa Previne Brasil. O ISF avalia alguns critérios, como o cadastro da população na Atenção Primária à Saúde (APS), ações estratégicas relacionadas à saúde da mulher, da criança, doenças crônicas, entre outras.

O ISF é calculado com base no desempenho do conjunto dos indicadores avaliados, sendo conferido a cada 4 meses. Desde o terceiro quadrimestre de 2021, o município de Assaré lidera o ranking da Área Descentralizada de Saúde de Crato (ADS).

#Cultura 22/05/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL ASSARÉ RECEBEU 10º CAMPEONATO INTERESTADUAL DE KUNG FU

Assaré sediou, no último final de semana (20 e 21), a 10ª edição do Campeonato Interestadual de Kung Fu. A competição, realizada na quadra poliesportiva da Escola Batistina Braga, é uma realização da Associação Cearense de Artes Marciais Chinesas (ACAMC) e aconteceu pela primeira vez na cidade em uma parceria com o Governo Municipal. O Campeonato reuniu centenas de atletas, com delegações vindas de diversas cidades do Nordeste.

Na noite de sábado (20) foram realizadas 15 lutas, com competidores profissionais de Wushu Sanda, valendo cinturões e premiação em dinheiro. Já no domingo, aconteceram competições em todas as modalidades do Kungfu Wushu (Wushu Sanda, Shuajiao e Tao lu).

O 10º Campeonato Interestadual de Kung Fu chegou a Assaré por meio de uma ação intersetorial entre as secretarias do Trabalho e Assistência Social e a da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A realização da competição contou com o apoio da Federação Cearense de Kungfu Wushu e do Sesc.

O Campeonato Interestadual de Kung Fu acontece há 10 anos, reunindo competidores das regiões Norte e Nordeste. O Sifu Batista, que oferece aulas de Kung Fu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Assaré, organiza a competição, junto à ACAMC.

Nesta edição, o evento contou com a presença do técnico da Seleção Brasileira de Kung Fu, Antônio Silva. Na abertura do evento, diversas autoridades estiveram presentes, como o prefeito Libório Leite, as vereadoras Verinha Rosal (Assaré) e Lourdes da Saúde (Nova Olinda/CE) e os secretários municipais de Assaré, entre eles Wilcassy Garcia (Assistência Social) e Tony Almeida (Cultura e Esporte).

#AssistênciaSocial 11/05/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE OS DESAFIOS DO SUAS

Assaré realizou na última quarta-feira (10) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". O evento teve como palestrante Luciana Vieira, presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará (Coegemas) e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social de Cedro/CE.

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de discussões entre governo e sociedade civil, de modo a fortalecer as políticas públicas no setor. Neste ano, o evento discutiu os desafios de reconstruir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que passou por dificuldades nos últimos anos.

A Conferência foi dividida nos seguintes eixos:

EIXO 1 - FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

EIXO 2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

EIXO 3 - ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 - SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e

EIXO 5 - BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

A Conferência contou com a presença da vice-prefeita Niza Costa, da secretária municipal Wilcassy Garcia (Assistência Social), da vereadora Verinha Rosal e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Raquel Alcantara.

#Esporte 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ PROMOVE ETAPA MUNICIPAL DOS JOGOS ESCOLARES
#Saúde 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ ADQUIRE NOVA AMBULÂNCIA

Na manhã desta sexta-feira (28), o município de Assaré foi contemplado com uma nova ambulância, para a rede municipal de Saúde. O veículo, zero quilômetro, foi adquirido por meio de emenda parlamentar, com contrapartida do município.

A nova ambulância vai integrar a frota do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores, auxiliando na demanda diária no atendimento à população.

#Cultura 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ SE MOBILIZA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI PAULO GUSTAVO

O município de Assaré está se mobilizando para a implementação da Lei Paulo Gustavo. Na última quarta-feira (26), a Secretaria da Cultura realizou uma reunião com os artistas e fazedores de cultura do município.

Na oportunidade, foi divulgado que a Lei Paulo Gustavo será regulamentada no dia 11 de maio. A partir deste momento, o município divulgará o seu edital e poderá explanar mais detalhes sobre o repasse dos valores.

O secretário Tony Almeida e o historiador Caio Gérson falaram sobre a importância dos artistas e produtores se cadastrarem no Mapa Cultural do Ceará. O momento também contou com a presença do vereador Felipe Lira, que destacou a importância da participação de todos os artistas.

Esse primeiro momento serviu para o esclarecimento de dúvidas da população sobre a nova lei de incentivo ao audiovisual e à cultura.

#Agricultura 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CADEIA PRODUTIVA DE LEITE: AGRICULTURA PROMOVE PALESTRA DE CAPACITAÇÃO

Na última quarta-feira (26), foi realizada a palestra "Produção de Leite em Foco", oferecida pelo médico veterinário Lucas Calixto, do Laboratório Ceva. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, em uma parceria com a empresa Vet&Agro. Na oportunidade, o veterinário apresentou importantes perspectivas sobre o manejo dos animais, ensinamentos sobre como evitar doenças e maneiras de aumentar os rendimentos econômicos com a produção de leite.

A palestra aconteceu no auditório do Memorial Patativa do Assaré, e contou com a presença de produtores rurais da cadeia produtiva de leite do município. Estiveram presentes no evento, o secretário da Agricultura, Júnior Góis e a vice-prefeita Niza Costa.

#Saúde 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCONTRO DISCUTE DESAFIOS DA REDE INTERSETORIAL DE SAÚDE INFANTIL

Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social se encontraram na última quarta-feira (26), em uma reunião sobre a rede intersetorial de saúde infantil. Durante o encontro, foram apresentados os desafios, enfrentados nas diferentes áreas, no contato com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

Na oportunidade, os profissionais discutiram soluções e novas práticas intersetoriais, que possam auxiliar no fortalecimento da saúde infantil, no município de Assaré.

O encontro aconteceu na Secretaria Municipal da Educação (Seduc), e contou com a presença das secretárias municipais Regina Furtado (Saúde) e Wilcassy Garcia (Trabalho e Assistência Social).

#Saúde 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAIS DE 750 FORAM VACINADOS CONTRA A GRIPE, NO ÚLTIMO SÁBADO

No último sábado (15), a Secretaria Municipal da Saúde de Assaré promoveu o "Dia D" de vacinação contra a gripe. A campanha aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município. Ao todo, 770 doses do imunizante foram aplicadas, na cidade e nos distritos. Também no sábado, 250 pessoas receberam a vacina contra a Covid-19.

A vacina contra o vírus Influenza foi destinada a diversos públicos, incluindo de crianças menores de seis anos, idosos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas, professores, profissionais da saúde, entre outros.

O "Dia D" busca a mobilização pela ampliação da cobertura vacinal contra a gripe e covid-19, e aconteceu em todo o território nacional.

#Educação 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEDUC PROMOVE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na última segunda-feira (17), foi realizada a primeira formação de professores e gestores da Educação Infantil de Assaré em 2023. O momento contou com a participação do formador Marcos Aurélio, escritor da Editora Dinâmica, especializada em livros didáticos infantis. A formação foi dividida em dois turnos, e aconteceu na Secretaria Municipal da Educação (Seduc).

O formador apresentou aos professores e gestores o material estruturado, adquirido pelo município. A ideia do novo material didático, para professores e estudantes, é subsidiar e seguir fortalecendo o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A formação contou com dinâmicas e trocas de experiências sobre a vivência em sala de aula.

Desta forma, a Seduc segue buscando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, buscando efetivar a qualidade e equidade, primordiais na primeira etapa da educação básica.

#Educação 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REUNIÃO DEBATE DESAFIOS NO TRATAMENTO COM PESSOAS COM TEA E OUTRAS DEFICIÊNCIAS

Na manhã desta quinta-feira (13), foi realizada uma reunião intersetorial sobre o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, e suas famílias.

O momento reuniu profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência Social, que apresentaram os diferentes desafios que cada setor enfrenta, bem como as perspectivas para enfrentá-los.

A ideia é melhorar a articulação em rede dos diversos dispositivos do município, garantindo maior resolutividade, promoção da autonomia e da cidadania das pessoas com TEA e outras deficiências.

Além dos diversos profissionais, a reunião contou com a participação de autoridades, como a secretária de Saúde, Regina Furtado, a vice-prefeita Niza Costa e a vereadora Verinha Rosal.

#Agricultura 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PRODUÇÃO DE LEITE: ASSARÉ ADQUIRE TANQUE DE RESFRIAMENTO

O município de Assaré adquiriu um tanque de resfriamento, equipamento essencial na cadeia produtiva de leite. O equipamento foi entregue nesta sexta-feira, em uma solenidade com a presença de produtores do município. A aquisição é uma parceria com a empresa Laticínios Veneza, que vai comprar leite produzido em Assaré.

Após o resfriamento, a Laticínios Veneza realizará a pasteurização deste leite, que retornará ao município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Assaré recebe, semanalmente, 2500 litros de leite do PAA.

O tanque de resfriamento tem a função de reduzir rapidamente a temperatura do leite recém-ordenhado, preservando assim a sua qualidade e segurança alimentar. Ao sair da vaca, o leite tem uma temperatura elevada que favorece a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

O evento de entrega do equipamento contou com a presença do prefeito Libório Leite, o secretário da Agricultura, Júnior Góis, a vice-prefeita Niza Costa, o vereador Zé de Letícia e outras autoridades.

O prefeito Libório destacou que a aquisição do tanque de resfriamento é essencial para fortalecer a agropecuária assareense. "É um primeiro passo, que busca garantir a independência dos nossos empreendedores rurais", afirmou.

Para mais informações sobre o funcionamento do tanque de resfriamento, os produtores devem procurar a Secretaria Municipal da Agricultura, localizada no prédio da Ematerce.

#Agricultura 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ AVANÇA EM INSEMINAÇÕES DO PROGRAMA "MAIS PECUÁRIA BRASIL"

Nos últimos dias 06 e 07, técnicos do programa "Mais Pecuária Brasil" estiveram em Assaré, realizando o diagnóstico gestacional de matrizes bovinas inseminadas. Foram registradas 53 prenhezes, entre bovinos das raças Gir e Nelore, um índice de 51,45%. Este é o resultado do segundo lote de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

Na próxima segunda-feira (17), serão realizadas mais de 100 novas inseminações, referentes ao terceiro lote do "Mais Pecuária Brasil". O programa é uma iniciativa da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

#AssistênciaSocial 04/04/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL AULÃO DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES ACONTECEU NA ÚLTIMA SEXTA (31)

Na última sexta-feira (31), aconteceu um aulão de defesa pessoal para mulheres, no Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira. O momento foi promovido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

O aulão foi conduzido pelo professor de artes marciais Batista. Na oportunidade, o sifu apresentou diversas técnicas de defesa, que podem auxiliar as mulheres em situações críticas.

A atividade reuniu dezenas de mulheres assareenses, e contou com a presença da titular da Assistência Social, Wilcassy Garcia, as vereadoras Verinha Rosal (procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Assaré) e Lourdes da Saúde (procuradora da Mulher na Câmara de Nova Olinda) e Andréia Lira, representante do CMDM.

#AssistênciaSocial 03/04/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL CRAS PROMOVE MANHÃ DE CUIDADOS ESTÉTICOS COM GESTANTES

Nesta sexta-feira (31), as gestantes que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) receberam uma manhã de cuidados estéticos. O momento aconteceu no CRAS, em alusão ao encerramento do Mês da Mulher.

Além da equipe do CRAS e do Programa Criança Feliz, a ação contou com a participação de empreendedoras do ramo da estética do município de Assaré, que ofereceram os seus serviços às gestantes.

As maquiadoras e designers de sobrancelhas Maria Martins, Mirele Suterio, Silvia Kellen e Jessica Fernandes, foram voluntárias na ação.

O evento também contou café da manhã e falas sobre a importância do Dia Internacional da Mulher e das lutas femininas.

Após os tratamentos estéticos, as gestantes fizeram uma sessão de fotos, para marcar este momento de cuidados pessoais.

#ProcessoSeletivo 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR PROCESSO SELETIVO DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR
#AssistênciaSocial 28/03/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE AULÃO DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

Na próxima sexta-feira (31), acontece um aulão de defesa pessoal para mulheres, com o professor de artes marciais Batista. O evento é promovido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O aulão será realizado no Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira a partir das 18h, e é aberto ao público.

Lideranças femininas, como as vereadoras Verinha Rosal (procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Assaré) e Lourdes da Saúde (procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Nova Olinda).

A organização do evento sugere que as participantes compareçam ao aulão vestindo roupas rosas ou lilás.

#Mulher 24/03/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL CÂMARA APROVA DIA DA MULHER ASSAREENSE

O Dia da Mulher Assareense foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nessa quinta-feira (23). A data escolhida foi o 18 de julho, dia que antecede o aniversário de emancipação política de Assaré. O Projeto de Lei (PL), de autoria das vereadoras Verinha Rosal e Maria É, foi aprovado por unanimidade. O PL segue para sanção do prefeito Libório Leite.

A vice-prefeita Niza Costa acompanhou a votação do Projeto na Câmara Municipal e usou a tribuna da Casa Legislativa, destacando a importância da criação do Dia da Mulher Assareense. "É uma honra participar deste momento, da aprovação desta lei. A história deste município também foi constituída por olhares de mulheres", afirmou.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) esteve representado pela presidente Liliane Rosado e pela conselheira Edna Romão.

O PL ainda prevê que no Dia 18 de julho serão conferidas homenagens a duas mulheres assareenses, uma em vida e outra em memória.

#Saúde 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ REALIZA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Assaré foi realizada na última quarta-feira (22). O evento teve como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia". A conferência teve como palestrante Andréa Maria Marques, coordenadora da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Crato-CE.

O momento contou com a participação de diversos profissionais da Saúde de Assaré, além da titular da pasta, Regina Furtado. A equipe foi dividida para a discussão de eixos relacionados ao tema principal.

O evento contou ainda com uma apresentação cultural, em homenagem aos 114 anos do poeta Patativa do Assaré. A apresentação foi conduzida pelo secretário da Cultura, Tony Almeida.

#Saúde 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE IRÁ REALIZAR 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Na próxima quarta-feira (22), acontece a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Assaré. O evento acontece no Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira, a partir das 17h. O tema da Conferência é "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

A conferencista do evento é Andréa Maria Marques, coordenadora da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Crato-CE.

A Conferência Municipal de Saúde é organizada e promovida pelo Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Saúde.

#AssistênciaSocial 08/03/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL 08 DE MARÇO: ASSARÉ PROMOVE EVENTO PELA EQUIDADE DE GÊNERO E DIREITOS DA MULHER

Neste Dia Internacional da Mulher, o Governo Municipal de Assaré promoveu o "EmpoderaMente Feminina". A série de ações intersetoriais aconteceu em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O evento iniciou com a "Marcha das Mulheres", que saiu do Centro Social Maria de Jesus Oliveira em direção à Praça do Mercado Público, passando pelas principais ruas da cidade.

Já na Praça do Mercado, aconteceu o café da manhã coletivo e falas de agentes públicos do município, em defesa dos Direitos das Mulheres, da luta pela equidade de gênero e contra o machismo, a misoginia, o feminicídio e tantos outros fatores que tentam impedir que as mulheres avancem na busca pelo seu espaço na sociedade.

Além disso, aconteceram ações como música ao vivo, a Feira Empreendedora da Mulher, oferta de serviços estéticos, ventosaterapia e massagens, consultoria jurídica, entre outras.

Participaram do evento a primeira-dama Katiana Libório, a vice-prefeita Niza Costa e representantes do Governo Municipal, Poder Legislativo e sociedade civil.

#Cultura 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ CELEBROU OS 114 ANOS DE PATATIVA COM PROGRAMAÇÃO VASTA

Neste mês de março, Assaré celebrou os 114 anos do poeta Patativa. O porta-voz do sertão levou o nome da nossa cidade mundo afora e é considerado o maior poeta popular do Brasil. Buscando honrar o legado do poeta maior, a Secretaria da Cultura de Assaré preparou uma programação especial. Durante cinco dias, a memória do Patativa foi celebrada com muita cultura, música e poesia.

Entre os dias 01 e 03 tivemos muitas atrações artísticas e culturais, com a presença da Orquestra Mirim da Vila da Música de Crato, na abertura. Além disso, tivemos colóquio, exposições, feira gastronômica, cortejo, oficinas e muita música ao vivo.

As escolas da cidade estiveram engajadas na programação, com a realização de diversos projetos com a temática da poesia do Patativa. A Escola Batistina Braga promoveu o "Aqui Tem Coisa", a Escola Maria Isabel, o "Inspiração Nordestina" e a Escola Antonio Angelo, da Vila Bonita, o projeto "Expoarte". Já a Escola de Ensino Médio Moacir Mota promoveu o XIII Café Literário.

Também foi realizado um importante momento de valorização da literatura popular cearense. O Encontro de Cordel e Viola reuniu cordelistas, cantadores e repentistas de Assaré e cidades próximas. O Encontro foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE).

O esporte também fez parte da programação oficial da Festa do Patativa. No sábado pela manhã aconteceu o 1° Pedal da Poesia, que contou com um trajeto da cidade de Assaré até a Casa do Poeta, na Serra de Santana. No fim da tarde, foi realizada a final da Copa da Liga de futsal, entre o Coruja Black e o Arena Fisio, que se sagrou campeão.

E para encerrar a programação do sábado, milhares de pessoas foram à Praça do Mercado Público, para dançar forró a noite inteira, com Forró de Alto Nível, Baby Som, John John e Calcinha Preta.

O domingo, dia do aniversário do Patativa, contou com a exibição do documentário "Simente", dirigido por Carlos Rodrigo e Sávio Emanuel. Mais tarde, aconteceu a apresentação da Orquestra Padre Davi Moreira, da Vila da Música, durante a Missa Solene em alusão aos 114 anos do poeta.

E para finalizar as programações, Géssica Pio, Epitácio Pessoa, Arly Bantim, Forró Na Base da Chinela e Victor Meira tomaram conta do palco na Praça do Mercado.

#Festa 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA DE PATATIVA: SEMANA COMPLETA DE PROGRAMAÇÃO MARCA OS 114 ANOS DO POETA MAIOR

Em 2023, nossa terra celebra os 114 anos de nascimento de seu mais ilustre filho: Patativa do Assaré, o poeta do povo - aquele que cantou o sertão como nenhum outro. E para deixar marcado este momento, o Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, preparou uma semana repleta de programações especiais. Entre os dias 01 e 05 de março, o "Patativa do Assaré em Arte e Cultura" traz uma série de eventos culturais e sociais para toda a população de Assaré e região.

A programação deste ano busca, além de honrar a memória de Antônio Gonçalves da Silva, mostrar como o seu legado vive através do trabalho de tantos outros artistas assareenses contemporâneos. Sendo assim, este será um momento de valorização dos artistas e artesãos da terra, provando que a "fonte patativana" não secou e Assaré é celeiro de cultura e poesia.

#Saúde 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BLOQUINHO DA SAÚDE: SECRETARIA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO E OUTRAS AÇÕES

Em ritmo de carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu diversas ações na Praça do Mercado Público, na manhã desta segunda-feira (13). O "Bloquinho da Saúde" contou, entre outras atividades, com aferição de pressão, testes de hepatites b e c, aplicação de flúor, vacinação contra a covid-19, além de conscientização sobre o risco das DSTs e gravidez indesejada, com a distribuição de preservativos.

A ação envolveu profissionais diversos, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, massoterapeuta e dentista. Centenas de pessoas, de todas as idades, foram beneficiadas pelos serviços oferecidos. Autoridades e personalidades do município também compareceram ao evento. Além da secretária municipal da Saúde, Regina Furtado, compareceram à Praça do Mercado os secretários Tony Almeida (Cultura, Turismo, Esporte e Lazer) e Wilcassy Garcia (Trabalho e Assistência Social) e a vice-prefeita Niza Costa.

O "Bloquinho da Saúde" contou com parcerias importantes, como o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que apoiou na blitz preventiva, para panfletagem e distribuição de preservativos aos motoristas e motociclistas.

#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ ASSINA TERMO DE ADESÃO AO GARANTIA SAFRA 2022/2023

Nesta sexta-feira (10) o Governo Municipal de Assaré assinou a adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023. O termo foi assinado pelo prefeito municipal Libório Leite, em evento realizado no Palácio da Abolição, na capital cearense.

O Garantia Safra acontece como uma parceria entre União, estado e município com os agricultores familiares. É por meio do programa que o sustento dos pequenos produtores rurais é garantido, mesmo em meio à escassez ou excesso hídrico.

O evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz.

#AssistênciaSocial 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL MAIS FUTURO: CENTENAS DE ASSAREENSES RECEBEM CERTIFICADO
#Administração 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO IPTU PREMIADO: PRÊMIO É ENTREGUE AOS VENCEDORES

Na última terça-feira (31), o Governo Municipal de Assaré realizou a entrega da premiação em dinheiro aos 25 vencedores da campanha "IPTU Premiado". Ao todo, foram distribuídos cinco prêmios de R$ 1000,00 e 20 prêmios de R$ 500,00 entre aqueles que pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em dia. O sorteio foi realizado no final de dezembro.

O "IPTU Premiado" busca estimular o pagamento dos tributos, melhorando desta forma a arrecadação do município. A campanha é regulamentada pelo Decreto Municipal 107/2022.

#Saúde 01/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAMU ASSARÉ É CONTEMPLADO COM NOVA AMBULÂNCIA

Em razão dos 15 anos de atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Governo do Ceará promoveu a renovação da frota de ambulâncias do órgão. Assaré foi uma das bases do órgão contempladas com uma Unidade de Suporte Básico (USB).

A entrega das novas ambulâncias aconteceu nesta terça-feira (31), em Fortaleza, e a cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas e da secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, a coordenadora regional do Samu Rejane e outras autoridades, como os deputados estaduais Fernando Santana e Nizo Costa.

Estiveram representando Assaré na cerimônia de entrega a secretária da Saúde Regina Furtado e Douglas, condutor do Samu.

#Saúde 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAJAZEIRA DOS SIMIÕES: GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA NOVA UBS E ESCOLA

No último sábado (28) foram inauguradas a Unidade Básica de Saúde Vicente Alexandre de Souza e a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Francelino de Souza. As obras representam avanços significativos nas áreas da saúde e educação no distrito de Cajazeira dos Simiões.

A UBS conta com uma estrutura adequada para o atendimento das mais de 1500 pessoas que pertencem à área de abrangência. Já a Escola encontra-se com mobília, climatização e espaço amplo, adequada inclusive para a modalidade de ensino em tempo integral.

Embora o distrito de Cajazeira dos Simiões já possuísse uma UBS anteriormente, o equipamento recém inaugurado segue o padrão moderno, mais adequado para a atenção primária à saúde da comunidade. A Unidade contará com a presença de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.

A Escola Antônio Francelino de Souza foi construída originalmente em 1997. No entanto, recentemente a estrutura do local se encontrava em situação precária. A gestão municipal, com muito empenho, dedicou-se à completa reforma e ampliação da escola, que agora conta com seis salas de aula, novos banheiros e espaço de lazer, atendendo atualmente 60 estudantes, da Educação Infantil e do Fundamental I.

Além da Escola e da UBS, a Cajazeira dos Simiões e comunidades vizinhas vêm recebendo importantes obras de infraestrutura, como calçamentos e piçarramento de estradas.

#Educação 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JORNADA PEDAGÓGICA 2023: EVENTO DISCUTE NOVAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Na última quarta-feira (25) foi realizada a abertura da Jornada Pedagógica 2023 da Rede Municipal de Ensino de Assaré. O evento, promovido pela Secretaria da Educação, teve como tema "O que quer a escola? Novos olhares possibilitam a construção de novas práticas". A abertura aconteceu durante a manhã e tarde, na quadra poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Batistina Braga.

Os momentos foram de muita reflexão sobre a desenvoltura pedagógica do educador e os anseios da comunidade escolar em busca do crescimento. O tema da Jornada foi apresentado em palestra proferida pela psicanalista e escritora Jane Haddad, pela manhã. Já pela tarde, a Dra. Martha Milene, professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), palestrou sobre a inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar.

A Jornada Pedagógica reuniu centenas de professores e membros dos núcleos gestores de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Participaram do evento o prefeito municipal Libório Leite, a secretária municipal da Educação Noemita Rodrigues, entre outras autoridades.

A Jornada Pedagógica 2023 segue até a próxima sexta-feira (27), preparando o corpo docente para os desafios do novo ano letivo.

#Educação 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ASSARÉ ANUNCIA REAJUSTE SALARIAL PARA O MAGISTÉRIO

O prefeito municipal de Assaré, Libório Leite, anunciou o reajuste de 15% no piso salarial do magistério. A medida busca valorizar a educação no município, por meio do incentivo profissional.

Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou portaria que aumentou para R$4.420,55 o piso da categoria.

O piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.

A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para 2023, o Fundeb estabelecia o reajuste de 15% no valor.

COM INFORMAÇÕES DE AGÊNCIA BRASIL

#Educação 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEDUC DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 003/2022

O Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Educação, divulgou o resultado do Processo Seletivo Simplificado 003/2022. O edital previa vagas para os cargos de diretor escolar, professor de educação infantil e anos iniciais, e professor de matemática e educação infantil - anos finais.

O resultado e o nome dos classificados está disponível disponível no site do município (assare.ce.gov.br).

Estes são os documentos que devem ser apresentados pelos convocados:

- RG

- CPF

- TITULO E COMPROVANTE (Última Votação)

- CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO

- COMPROVANTE DE ENDEREÇO

- CARTEIRA DE TRABALHO

- PIS/PASEP

- RESERVISTA (PRA HOMEM)

- CARTÃO DO SUS/CARTÃO COVID 19

- 2 FOTOS 3X4

- CERTIFICADO DE ESCOLARIDADE

- TELEFONE

- CONTA BANCÁRIA

- REGISTRO DOS FILHOS MENORES DE 14 ANOS

- CARTÃO DE VACINA ATUALIZADO DO MENOR

- ATESTADO DE ADMISSÃO (ASO)

- ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS

#Agricultura 19/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA MUNICÍPIO TRABALHA EM BUSCA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE REBANHOS

A Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca esteve visitando as propriedades e os produtores rurais cadastrados no Programa "+ Pecuária Brasil". As visitas visaram a aplicação dos protocolos em 67 matrizes bovinas para a prática de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que busca o melhoramento genético dos animais.

Além do secretário da Agricultura Júnior Góis, estiveram presentes nas visitas o coordenador municipal do "+ Pecuária Brasil" Pedro Roberlam e a equipe de veterinários. O titular da Agricultura agradeceu a equipe do programa e aos criadores do município. "Agradecemos a confiança no nosso trabalho, que visa fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura e do desenvolvimento econômico", afirmou.

#Obra 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA ASSARÉ INICIA OBRAS DO NOVO ESTÁDIO MUNICIPAL

Tiveram início, no último mês, as obras de construção do estádio municipal de futebol em Assaré. A ação do Governo Municipal atende a um anseio antigo dos desportistas assareenses, que sempre sonharam com um estádio equipado para a prática do futebol no município. A previsão inicial é de que a obra seja entregue até o final deste ano.

A primeira fase da obra consistiu na terraplanagem do terreno, possibilitando o início das construções. Além do campo em tamanhos oficiais e da arquibancada, o estádio vai contar com praça, pavilhão administrativo, cabine de imprensa e sala de rádio, entre outros setores. O valor investido na construção gira em torno de R$ 4 milhões.

O secretário do Esporte, Tony Almeida, afirmou que a gestão municipal está acompanhando de perto o andamento dos trabalhos. "Ficamos felizes em ver uma realidade, que parecia tão distante, se mostrar a cada dia mais próxima", destacou.

O prefeito municipal Libório Leite falou sobre o aporte financeiro para a concretização da obra. "Temos em conta 40% do valor. O restante está empenhado desde 2022, e deve ser pago pelo Governo Federal ao longo do ano", informou o chefe do executivo.

#Saúde 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CMS DISPONIBILIZA DOSES DO IMUNIZANTE “PFIZER BEBʔ

Na próxima sexta-feira (20) o Centro Municipal de Saúde (CMS) estará disponibilizando 20 doses da vacina contra a Covid-19 "Pfizer Bebê". Esse imunizante é destinado a crianças que tenham entre seis meses e menos de três anos de idade (até dois anos, 11 meses e 29 dias). A aplicação das doses acontece entre 8h e 11h.

Indicada para a prevenção da COVID-19, a vacina Comirnaty, popularmente conhecida por Pfizer Baby, recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso em crianças de de 6 meses a menores de 5 anos de idade, em um regime de três doses.

O CMS também disponibiliza, de segunda a quinta-feira, doses de imunizantes contra a Covid-19 para outras faixas-etárias.

COM INFORMAÇÕES DA PFIZER, INC.

#AssistênciaSocial 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL SCFV ABRE INSCRIÇÕES PARA DIVERSAS OFICINAS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Assaré está com inscrições abertas para diversas atividades complementares. As modalidades incluem Capoeira, Muay Thai, Kung-Fu, Ballet, Teatro e Música (Flauta Doce, Violão e Teclado). As matrículas estão sendo realizadas no Centro Social Maria de Jesus Oliveira, durante a semana, no horário de 08h as 14h.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

COM INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

#CHAMADAPÚBLICA 07/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA AGRICULTURA FAMILIAR - ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CHAMADA PÚBLICA Nº2023.01.04.0001, PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DIRETAMENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL
#Administração 27/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO SORTEIO DO IPTU PREMIADO ACONTECEU NESTA TERÇA (27); CONFIRA OS VENCEDORES

A campanha "IPTU Premiado" teve o seu sorteio realizado nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal de Assaré. Ao todo, foram distribuídos 25 prêmios em dinheiro entre aqueles contribuintes que pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano em dia no ano de 2022. Foram cinco prêmios de R$ 1000,00 e 20 prêmios de R$ 500,00. O sorteio aconteceu na Câmara Municipal de Assaré, por meio de plataforma digital, e contou com transmissão ao vivo pela TV Quixabeira e as redes sociais do Governo Municipal.

O "IPTU Premiado" é regulamentado pelo Decreto Municipal 107/2022, que define o objetivo de "estimular o pagamento dos tributos por meio da distribuição de prêmios".

Confira os vencedores:

Prêmios de R$ 1000,00:

Antonia Rodrigues Silva (Rua Pe. Emílio Cabral, 14)

Antonio Dilmar Carvalho (Av. São Francisco, 201-A)

Francisca F. de Carvalho (Rua Ver. Jaime Monte, 955)

Maria Zelia da Silva (Rua Pref. Leovigildo Claraval Catonho, 334)

Osvaldo Dias de Alencar (Rua Mundico Eufrásio, 44)

Prêmios de R$ 500,00:

Olímpio Marcos Evangelista (Rua Cel. João Alves, 247)

Geraldo J. da Silva (Rua Dep. Manoel Gonçalves, 97)

Antonio Belo Mota (Rua José Timbira, 30)

Maria Oliveira de Lima (Rua Raimundo Luzia, 365)

Francisco Soares dos Santos (Rua José Timbira, 37)

Francisco Soares Pereira (Rua Noquinha Dias, 75)

Francisca Leonia de Souza (Av. São Francisco, 53)

Licia Mercedes da Silva (Rua Ver. Jaime Monte, 859)

Maria Jose dos Santos (Rua Tertuliano Catonho, 78)

Francisco Duarte Sousa (Av. São Francisco, 154)

Maria Gilca Daniel (Rua Maria Ester Franklin, 161)

Iranildo de Lima Gonçalves (Rua Sagrada Família, 148)

Luiz Alves da Silva (Tv. Vereador VIcente Gonçalves, 116)

Maria Erivaldene Pinheiro (Rua Ver. Antonio ngelo, 61)

Jose Maximo de Sousa (Rua Cel. João Alves, 78)

Francisco Barbosa Costa (Rua Prof. Cristina Arrais, 64)

Canuto Gomes da Silva (Rua Afonsino Moura, 10)

Antonio Matias Paes (Rua Euclides Onofre, 245)

Cícera Moura da Silva (Rua Cazuza Barros, 68)

Cícero Santos Silva (Rua José Dias de Alencar, 435)

O prêmio é pessoal e intransferível, e deve ser entregue exclusivamente ao ganhador ou ao seu procurador legalmente constituído, conforme previsto no Decreto. Os vencedores devem apresentar a documentação necessária entre os dias 02 e 20 de janeiro.

Se o contribuinte vencedor for incapaz, o prêmio será recebido pelo seu representante legal. Se o imóvel objeto do IPTU estiver no nome de contribuinte já falecido ou que venha a falecer até a entrega do prêmio, o mesmo será entregue ao espólio, na pessoa do representante.

Outras informações estão mais detalhadas na íntegra do Decreto 107/2022. Qualquer dúvida também pode ser esclarecida pelo Setor de Arrecadação do município ou pela Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento.

#Educação 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA RAUL ONOFRE REALIZA FORMATURA DO ABC NA ÚLTIMA SEMANA

Na última sexta-feira (09) as turmas do Infantil 5, da Escola de Educação Infantil Prefeito Raul Onofre de Paiva, tiveram a sua formatura do ABC. Este momento marca o ciclo de alfabetização destas crianças, com a aquisição das habilidades de leitura e escrita. A festividade contou com a presença dos estudantes, seus pais e autoridades municipais.

A formatura do ABC acontece na Escola Raul Onofre desde 2015, mas o evento deste ano marca o retorno após o período de pandemia. Com o retorno das aulas presenciais, 120 estudantes estão matriculados no Infantil 5. Destes, 36 participaram do evento.

O evento contou com uma programação cheia de emoção, festividade e reconhecimento. O núcleo gestor da escola reconheceu a parceria fundamental dos pais no desenvolvimento da vida escolar das crianças. A cerimônia do ABC contou com o apoio do Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Educação, do prefeito Libório Leite e da primeira-dama Katiana Libório.

#Cultura 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. NATAL DA ESPERANÇA: VISITAS AOS DISTRITOS INICIAM NESTA QUINTA (15) EM CAJAZEIRAS E AMARO

Em sua 3ª edição, o Natal da Esperança segue levando o espírito natalino às várias regiões do município de Assaré. Com o empenho de uma grande equipe, o evento leva diversão, por meio de apresentações artísticas, distribuição de lanches e os presentes do papai noel, para as crianças da cidade e dos distritos.

A caravana do Papai Noel inicia as suas atividades neste ano pelo distrito das Cajazeiras do Simião, nesta quinta-feira (15), a partir das 09h. Ainda na quinta-feira, a equipe também chega ao Amaro, às 16h.

Já no sábado (17) é a vez das crianças da sede do município festejarem com o bom velhinho. A partir das 17h30 o evento tem início na Praça da Igreja Matriz.

Na próxima terça-feira (20) é a vez das crianças de Varjota (a partir das 09h) e Genezaré (às 16h) receberem toda a diversão natalina. O Natal da Esperança se encerra na próxima quarta-feira (21), com as visitas à Serra de Santana (09h) e Aratama (16h).

O Natal da Esperança é uma ação conjunta entre vários setores e secretarias do Governo Municipal de Assaré, com a participação direta do prefeito Libório Leite e da primeira-dama Katiana Libório.

#Agricultura 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DESTAQUE NA ECOGIN: ASSARÉ VENCE NA CATEGORIA “MELHOR MASCOTE

Recentemente foi realizada a Gincana Ecológica da Região Cariri Oeste (ECOGIN), na cidade de . O município de Assaré participou do evento, representado pela Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. Na oportunidade, Assaré venceu a gincana na categoria "melhor mascote". O mascote assareense retratou a importância da coleta seletiva para o desenvolvimento do trabalho de educação ambiental.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Júnior Góis, esteve presente na ECOGIN, e destacou a importância do evento e da vitória de Assaré na categoria. A diretora do departamento ambiental do município, Emeline Rosal, também esteve representando nossa cidade.

#Cultura 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ACENDER DAS LUZES MARCA O INÍCIO DO 3º NATAL DA ESPERANÇA

As luzes de Natal já tomaram conta da Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré. No último domingo (04), o 3º Natal da Esperança teve início com o acender das luzes, que ajudaram a criar a atmosfera para a magia natalina.

A decoração deste ano encantou todos que estiveram na Praça da Igreja Matriz. A gestão municipal ressalta o compromisso e esforço para garantir uma cidade bonita durante as festas de fim de ano.

Além do acender das luzes, nesse domingo tivemos a apresentação da Banda de Música Manoel de Benta, do coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, e as mensagens natalinas do prefeito Libório Leite e do Padre Rafael.

A programação do Natal da Esperança segue ao longo do mês de dezembro, levando brincadeiras e presentes para a cidade e distritos de Assaré. Mais detalhes da programação serão divulgados em breve.

#Saúde 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ ENCERRA AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL

A Prefeitura de Assaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou nesta sexta-feira,26/11, as ações do novembro azul.O mês reforça a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata.

Durante o mês foram realizadas ações com o público alvo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. Nesta sexta-feira, foram realizadas diversas ações, entre elas: palestra sobre a temática da saúde do homem, mutirão de exames,atualização da caderneta de vacinação, avaliação e rastreamento do câncer bucal, medidas antropométricas e orientações com os educadores físicos.

#AssistênciaSocial 29/11/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL ASSARÉ REALIZA CULMINÂNCIA DA SEMANA DO BEBÊ

Foi realizada, nesta terça-feira (29), a culminância da Semana do Bebê. O evento, que acontece em parceria com o Unicef, contou com atividades intersetoriais entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

No momento, foram oferecidas atividades como aferição de pressão arterial, atualização de vacinas em gestantes e crianças com até três anos, contação de histórias, oficina de pinturas, brincadeiras lúdicas, distribuição de leite, entrega de kits bebês para gestantes do PAIF, entre outras ações.

O objetivo da Semana do Bebê é promover bem-estar e qualidade de vida para as gestantes e bebês, garantindo os cuidados e políticas públicas necessárias para a primeira infância.

#Agricultura 24/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA SEAGRI ASSARÉ PARTICIPA DE ENCONTRO COM INSTITUIÇÕES QUE PRESTAM ASSISTÊNCIA TÉCNICAS A PRODUTORES
#AssistênciaSocial 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL ASSARÉ REALIZA CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O município de Assaré realizou, nesta terça-feira(22/11), a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,com o tema: Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades,ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito á diversidade.

A referida conferência foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Assaré, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

A conferência da Criança e do Adolescente, tem como objetivo promover espaços de participação no ciclo de políticas públicas, e possibilitar a discussão de temas e elaborações de políticas para a infância e adolescência, promovendo mecanismos que estabeleçam a inclusão da população na deliberação e controle das políticas públicas.

#Saúde 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DA SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE FASTMEDIC

Na última semana, os profissionais da central de marcação da Secretaria de Saúde e a equipe do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores participaram de uma capacitação sobre o Programa Fastmedic. O objetivo da capacitação é qualificar os serviços de atendimento ao público.

O momento foi conduzido pelo técnico do Fastmedic, Jansen Lagardere, da Superintendência Regional de Saúde do Cariri.

A Fastmedic desenvolve soluções integradas de gestão para a Saúde Pública, que disponibilizam informações rápidas e assertivas para a gestão operacional, para os cidadãos e integradas ao Ministério da Saúde.

#Educação 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ASSARÉ SEDIA TORNEIO DE XADREZ DO INTERIOR

Aconteceu no último domingo (06), a final do Torneio de Xadrez do Interior, sediado pela primeira vez em Assaré. A competição, que faz parte da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), foi organizada no município pela Secretaria da Educação (Seduc). O torneio teve início na última sexta-feira e contou com a participação de 16 competidores, de Assaré e de outras cidades cearenses.

O grande vencedor do Torneio de Xadrez do Interior foi o enxadrista Johaby Batista Brasil, da cidade de Iguatu. Com 18 anos, Johaby joga xadrez profissionalmente desde os 15. Além do troféu, o vencedor levou a premiação de R$ 500,00. Entre os assareenses, o melhor colocado foi Antônio Jeferson de Oliveira, que ficou em 10º lugar. Ele também foi o melhor colocado na categoria sub-18.

Assaré também ficou com a primeira colocação na categoria feminina, com Myllena Lima. Na categoria master (atletas acima dos 40 anos), o vencedor foi Antônio José Romão.

A competição contou com um árbitro auxiliar de Assaré. Cícero Emanuel Palácio é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do xadrez no nosso município.

#Saúde 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS RARAS

Nesta segunda-feira (07), a Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma capacitação para a equipe da Atenção Primária à Saúde do município (médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde). Na oportunidade, foram discutidas o papel da Atenção Básica para o diagnóstico de doenças raras e apresentadas informações sobre a Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), uma doença hereditária, rara e degenerativa.

A capacitação aconteceu no Auditório da Secretaria da Educação e contou com as presenças da Drª. Lara Albuquerque, neurologista e preceptora do Ambulatório de Doenças Neuromusculares do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Christianne Gondim, coordenadora de enfermagem do Centro de Reposição Enzimática do Hospital Regional de Salgueiro.

#Agricultura 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ DISTRIBUI PONTOS DE COLETA DE PILHAS E BATERIAS

O Governo Municipal de Assaré está promovendo uma campanha de educação ambiental para o recolhimento de pilhas e baterias. A ação, promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, busca sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado para estes objetos, evitando a contaminação do solo.

O recolhimento das pilhas e baterias acontece em parceria com o Consórcio de Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oeste (CONCESTE) e com a Greeneletro. Para isso, foram distribuídos coletores em diversos pontos do município; confira os locais:

Prefeitura Municipal;

Secretaria Municipal da Assistência Social (Centro Social);

Secretaria Municipal da Educação;

Secretaria Municipal da Cultura (Biblioteca Municipal);

Secretaria da Saúde (Antigo Hospital);

Secretaria Paroquial de Nossa Senhora das Dores;

Mercantil Nossa Senhora da Penha;

Casa dos Aposentados e Pensionistas;

Berg Eletrônicos;

Supermercado Pague Menos.

#Saúde 31/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ ENCERRA CAMPANHA “OUTUBRO ROSA” COM AULÃO DE RITMOS

Na última quinta-feira (27), a Secretaria Municipal da Saúde de Assaré realizou a "Quinta Rosa", um aulão de ritmos e momento de conscientização com educadores físicos. O evento foi o encerramento da campanha "Outubro Rosa" no município. Desde o início do mês, diversas ações alusivas à prevenção do câncer de mama aconteceram na cidade e nos distritos.

Pessoas de diversas localidades estiveram presentes na "Quinta Rosa", que aconteceu no pátio do Centro Municipal de Saúde (CMS). Com a condução dos educadores físicos, pessoas de todas as idades praticaram exercícios ao som de vários estilos musicais.

Ao longo da campanha "Outubro Rosa", outras atividades de conscientização foram realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), como palestras, coletas de prevenção, solicitações de mamografia, além da intensificação de consultas voltadas à saúde da mulher.

Também foram realizadas outras ações de educação física e conscientização nas Academias de Saúde. Além disso, médicas e enfermeiras estiveram nas rádios do município, falando sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Na última segunda-feira, também foi realizado um mutirão na Praça do Mercado Público, em busca de conscientizar a população.

#Agricultura 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ REALIZA CONFERÊNCIA DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Nesta quarta-feira (26) aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Manejo de Resíduos Sólidos em Assaré. O evento aconteceu no CRAS e foi promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura Meio Ambiente e Pesca, em parceria com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oeste (CONCESTE). Estiveram presentes autoridades do município, representantes da agricultura familiar e da Educação, como professores e estudantes. A ideia da Conferência é fomentar a participação da população nos assuntos relacionados à responsabilidade socioambiental.

A Conferência contou com as palestras de Klivia Barbosa, coordenadora do Departamento de Meio Ambiente do município de Araripe (CE) e Regiane Oliveira, superintendente do CONCESTE. Durante as suas falas, as palestrantes destacaram os problemas ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos, assim como apresentaram soluções que podem ser aplicadas por cada membro da sociedade e pelo poder público.

Assaré faz parte do CONCESTE ao lado de Araripe, Campos Sales, Salitre, Potengi e Tarrafas. Juntos, estes municípios trabalham em busca de soluções para o manejo adequado de resíduos, em busca de um futuro mais sustentável.

Estiveram presentes na Conferência os secretários municipais Júnior Góis (Meio Ambiente), Wilcassy Garcia (Assistência Social), Regina Furtado (Saúde) e a vice-prefeita Niza Costa.

#Finança 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO CAMPANHA “IPTU PREMIADO” SORTEARÁ R$ 15 MIL EM PRÊMIOS

Na última semana, os boletos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) foram entregues em Assaré. Os assareenses que pagaram o valor total do tributo até o dia 11 de novembro terão 20% de desconto. Mas, o valor também pode ser dividido em duas parcelas. Aqueles que pagarem o valor dentro do prazo, participarão da campanha IPTU Premiado, que sorteará R$ 15 mil entre os contribuintes. Esse valor será dividido em cinco prêmios de R$ 1000,00 e 20 prêmios de R$ 500,00.

Por ser um imposto municipal, toda a arrecadação do IPTU fica nos cofres do município de Assaré. Em 2021, por exemplo, o valor coletado pelo imposto possibilitou a execução de importantes obras, como a reforma da Praça do Centro Social e o entorno da nova Areninha.

Caso o morador não tenha recebido o seu boleto nos últimos dias, ele deve entrar em contato com o Setor de Arrecadação do município, localizado na Rua Pe. Agamenon de Matos Coelho, S/N, Centro, ou pelo telefone (88) 99322-2598.

O sorteio dos prêmios será realizado na Câmara Municipal, no dia 27 de dezembro.

#Saúde 21/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PROMOVE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE DOS ESTUDANTES

Em Assaré, a Secretaria Municipal da Saúde vem promovendo ações do Programa Saúde na Escola (PSE), cujo objetivo é a integração e articulação permanente das áreas da educação e saúde. O Programa busca o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Durante esta semana, as atividades aconteceram na Escola de Ensino Fundamental Batistina Braga.

Numa ação conjunta entre município e Ministério da Saúde, o PSE elabora metodologias e projetos didáticos a serem executados nas escolas. Desta forma, o programa contribui para a formação integral dos estudantes, com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

O PSE avalia as condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública e trata a saúde e edcação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania.

#AssistênciaSocial 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL O FORRÓ DO IDOSO CHEGOU NA ZONA RURAL DE ASSARÉ
#Obra 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA CIDADE E DISTRITOS SEGUEM AVANÇANDO EM INFRAESTRUTURA

As obras da Secretaria Municipal da Infraestrutura em Assaré seguem acontecendo a todo momento. Além do asfaltamento de diversas ruas, trechos importantes da cidade e dos distritos estão recebendo obras de saneamento básico e pavimentação.

A rua João Alves e outros techos do bairro Coruja vêm recebendo uma nova rede de esgoto, garantindo saneamento básico e qualidade de vida aos moradores. O mesmo vem acontecendo no distrito do Amaro. Além do saneamento, as ruas recebem novo calçamento.

Além da Coruja, atualmente outros bairros da cidade vem recebendo obras de saneamento e calçamento, como a Moêda. Um exemplo disso é o calçamento que vem sendo construído junto as obras da nova creche da comunidade.

#Agricultura 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ PROMOVE MELHORAMENTO GENÉTICO EM REBANHOS

Por meio do programa "Mais Pecuária Brasil", o Governo Municipal de Assaré vem promovendo o melhoramento genético dos rebanhos de bovino leiteiro e de corte. Na última sexta-feira (07), nove criadores do município foram cadastrados no programa, que é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER).

Na oportunidade, 37 matrizes foram inseminadas, em diversas localidades do município. Os trabalhos foram realizados pela médica veterinária da Ematerce, Geovana, e acompanhados pelos técnicos Pedro Roberlan e Paulo Renan, da Secretaria da Agricultura.

#Saúde 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ SE DESTACA NO PROGRAMA PREVINE BRASIL

Assaré melhorou mais uma vez o seu desempenho no Programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Na última nota divulgada, o município atingiu 9.89 pontos no Indicador Sintético Final (ISF). Com isso, Assaré ocupa a 12ª posição entre todos os municípios do Ceará.

A classificação considera componentes como cadastro de pessoas, indicadores de saúde e credenciamentos/adesão à programas e ações do Ministério da Saúde.

#Esporte 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. COM 10 MIL EM PRÊMIOS, CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE ASSARÉ TEVE INÍCIO NESTE DOMINGO (09)

A Prefeitura de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, realizou neste domingo(9), a abertura do Campeonato Municipal de Futebol Assareense.Após alguns anos sem realização,o Campeonato Municipal de Futebol ofereceu um total de R $10 mil em premiações. o evento é apoiado pela Liga do Desporto de Assaré (LIDA).

A cerimônia de abertura teve início às 15h, no Campo de Futebol Municipal Vicente Liberalino, onde foi realizada com transmissão ao vivo pela IguaTV e TV Mais.A competição contou com a participação de 22 equipes, divididas em cinco grupos. O campeonato tem a final prevista para o mês de dezembro.

#Saúde 23/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ INICIA ATENDIMENTO DE ENDOCRINOLOGIA

Nesta quinta-feira (22) foram iniciados os atendimentos de endocrinologia pela rede municipal de saúde de Assaré. A médica Jéssica Brito estará diagnosticando e tratando pacientes com doenças relacionadas aos hormônios e metabolismo, como osteoporose e outros problemas ósseos, obesidade, diabetes, entre outras.

Os atendimentos serão realizados semanalmente, no Centro Municipal de Saúde (CMS).

#Educação 23/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DO SPAECE É DIVULGADO

A Secretaria Municipal da Educação divulgou nesta semana o calendário de aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O exame será aplicado a partir do dia 29 de novembro, iniciando pelos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. No dia 30 de novembro, é a vez do 5º ano e no dia 01 de dezembro, o 9º ano.

O SPAECE é aplicado no Ceará desde 1992 e avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desemprego dos alunos.

#Festa 18/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FORRÓ DAS ANTIGAS: FESTA REÚNE MILHARES DE PESSOAS NA PRAÇA DO MERCADO PÚBLICO

Na última quarta-feira (14), foi realizada a tradicional festa dançante em alusão aos festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Assaré. O evento cultural trouxe neste ano a temática do chamado "forró das antigas", com as bandas Mastruz com Leite, Cavalo de Pau e Bulé de Caminhão.

O evento foi aberto ao público e reuniu milhares de pessoas, na Praça do Mercado Público, em Assaré. A festa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A tradicional Festa de Setembro voltou após dois anos de paralisação devido à pandemia.

#Saúde 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO “ASSARÉ SORRINDO NOVAMENTE” OFERECE PRÓTESES DENTÁRIAS A PACIENTES

O Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Saúde, lançou o projeto "Assaré Sorrindo Novamente". A ideia da ação é devolver o sorriso a pacientes por meio da confecção e entrega de próteses dentárias. Iniciado neste mês de setembro, o projeto vai oferecer 30 próteses mensais.

A importância das próteses vai além da questão estética. O processo, além de devolver a autoestima, melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes, inclusive melhorando a mastigação. Esta é a primeira vez que esse tipo de atendimento é oferecido pela rede pública de saúde em Assaré.

Os atendimentos são feitos de forma individual, no Centro Municipal de Saúde, onde os especialistas avaliam as necessidades de cada paciente para a confecção da prótese. Nesta avaliação, são observados diversos aspectos, de forma que possíveis problemas sejam evitados.

#Esporte 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO TEVE INÍCIO NO ÚLTIMO DOMINGO (11)

No último domingo (11), aconteceu a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futsal Feminino, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A competição reúne seis equipes e é um passo importante para a valorização do esporte feminino. Além da cerimônia de abertura, foram realizadas as três primeiras partidas na tarde de ontem. Os jogos aconteceram na quadra poliesportiva da Escola Moacir Mota e contaram com a presença de centenas de espectadores.

A cerimônia de abertura do Campeonato Municipal contou com apresentações da fanfarra da Escola Batistina Braga, do grupo de dança Dance World e do grupo de capoeira Renascer. Além disso, autoridades municipais estiveram presentes, como a primeira-dama Katiana Libório, o secretário da Cultura e Esportes, Tony Almeira, o diretor de Esportes, Wagner Sales e o presidente da Câmara Municipal, Celso Freire.

As seis equipes participantes já entraram em campo no domingo. O primeiro jogo foi entre Serra e Dinha, do Amaro, que venceu a partida por 2 a 0. A equipe Futuro Brilhante, das Cajazeiras do Simião, venceu o time da AABB, também pelo placar de 2 a 0.

Esta é a primeira competição de futsal feminino realizada pela gestão municipal assareense, um momento marcante na luta contra a desigualdade de gênero no esporte.

#Cultura 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. SHOW TRIBUTO AO PADRE ZEZINHO REÚNE FIÉIS NA PRAÇA DA MATRIZ

Em Assaré, as festividades da padroeira Nossa Senhora das Dores seguem acontecendo até o próximo dia 15. No último domingo (11), aconteceu o Show Católico, com a Banda Tributo ao Padre Zezinho, SCJ (Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus), na Praça da Igreja Matriz. O evento reuniu centenas de fiéis, que cantaram e se emocionaram com grandes clássicos da música cristã. O evento ainda contou com a participação de Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese de Crato-CE.

Além dele, estiveram presentes o prefeito municipal Libório Leite, a primeira-dama Katiana Libório, o pároco da Igreja de Nossa Senhora das Dores, Padre Lindoval José, o secretário da Cultura Tony Almeida, entre outras autoridades.

O grupo musical cantou clássicos que foram imortalizados na voz do Padre Zezinho, SCJ. Os músicos ainda prestaram uma homenagem ao Patativa do Assaré, cantando a música "Vaca Estrela, Boi Fubá", composição do poeta maior.

#Cultura 08/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. CORTEJO DO PAU DA BANDEIRA MARCA INÍCIO DAS FESTIVIDADES DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM ASSARÉ

Na tarde da última quarta-feira (07) aconteceu o tradicional cortejo do Pau da Bandeira de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Assaré. Os fiéis fizeram o trajeto até a Igreja Matriz, onde o tronco de grande porte foi erguido, e em seguida a bandeira de Nossa Senhora das Dores foi hasteada.

A manifestação cultural e religiosa reuniu diversos fiéis, de todas as idades. Este foi o primeiro cortejo realizado após o falecimento do Mestre da Cultura Mario Luzia, que por mais de cinco décadas foi o encarregado pelo Pau da Bandeira.

O cortejo contou com a participação da Banda de Música Municipal Manoel de Benta e a Banda Cabaçal dos Irmão Aniceto, de Crato/CE.

#Educação 07/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESFILE CÍVICO CELEBRA OS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Este 7 de Setembro marcou o bicentenário da Independência do Brasil. Em Assaré, o tradicional desfile cívico celebrou os aspectos que formam o ser brasileiro. Com o tema "Brasilidade: 200 anos de Independência", estudantes das escolas públicas e particulares, além de outros setores da sociedade civil, marcharam e apresentaram performances representando a história do país. A trajetória brasileira foi destacada desde as suas origens indígenas, passando pela chegada dos portugueses, a escravidão, a Declaração de Independência entre outros momentos e episódios marcantes.

O Governo Municipal de Assaré esteve representado no desfile por meio das suas secretarias. A Secretaria da Educação (Seduc) foi representada pelos estudantes, que eram a maioria entre os participantes da marcha. A Secretaria da Infraestrutura foi às ruas com parte da sua equipe, formada pelos trabalhadores das obras que acontecem na cidade e também pelos garis, que exercem um papel muito importante, mantendo as ruas das cidades limpas.

A Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer fez uma homenagem à cultura tradicional e a sua evolução através das gerações. O pelotão da pasta homenageou a literatura de cordel, a cultura indígena e aficana, o esporte, e ainda contou com a presença dos mestres da cultura Manel do Cego e Doge Vaqueiro. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente destacou a sustentabilidade e a importância da agricultura familiar.

Já o pelotão da Saúde deu destaque as conquistas importantes do Sistema Único de Saúde (SUS), promoveu a importância da vacinação e ressaltou as importantes conquistas da área em Assaré. A Assistência Social levou às ruas as equipes responsáveis por promover ações de combate à desigualdade e às violências, bem como crianças, jovens e idosos que são atendidos pelas políticas desenvolvidas pela pasta.

DIVERSIDADE E COMBATE À OPRESSÃO

O desfile cívico em Assaré também foi marcado pela diversidade e a visibilidade para importantes lutas, como o combate à homofobia, ao racismo, além da lembrança das crueldades praticadas pela Ditadura Militar.

#Saúde 06/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CMS REALIZA TESTE DO OLHINHO NESTA TERÇA (06)

Na manhã desta terça-feira (06), o pediatra Dr. Júnior Peregrino esteve no Centro Municipal de Saúde (CMS) realizando o teste do olhinho em bebês com até dois meses de idade. O exame é bem simples e ajuda no diagnóstico de possíveis problemas oftalmológicos.

Com o teste do olhinho, o médico consegue avaliar as estruturas do olho da criança, permitindo a identificação de qualquer alteração que possa indicar doenças oculares diversas, como catarata congênita, glaucoma, grau elevado de miopia, retinoblastoma e até mesmo cegueira.

#MeioAmbiente 06/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ PARTICIPA DE ENCONTRO PARA DESENVOLVIMENTO RURAL

Foi realizado na última segunda-feira (05), no município de Araripe, o Encontro Cariri Oeste de Desenvolvimento Rural. Assaré esteve representado pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente Júnior Góis e pelas agricultoras Antonia Roseno (presidente da Federação das Associações Rurais de Assaré) e Dejanira Gomes (representante da Associação Rural da Serra de Santana). O evento foi uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura Municipal de Araripe.

O objetivo principal do encontro é o fortalecimento do processo da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura na região Cariri Oeste, por meio da qualificação dos produtores rurais. O evento contou com palestras e apresentações de cases e experiências exitosas no setor de turismo rural.

O secretário Júnior Góis destacou a importância do encontro para o desenvolvimento agropecuário da região. "Além de disseminar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, o evento serviu para nos ajudar a fortalecer o turismo rural, uma iniciativa que vem crescendo na região, definindo as potencialidades de cada município".

#Saúde 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DURANTE TODO O MÊS DE SETEMBRO ACONTECE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
#AssistênciaSocial 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL CREAS realizou culminância do Agosto Lilás nesta segunda-feira (29)

Nesta segunda-feira (29) foi realizada a culminância da campanha Agosto Lilás, na Praça do Mercado Público, em Assaré. Essa campanha busca a conscientização e o combate à violência contra a mulher, fazendo referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída em agosto de 2006.

A ação na praça contou com ações sociais, atrações artísticas (teatro e música), além de discursos que ressaltaram a importância da denúncia para o combate a esse tipo de violência. Também foi destacado o trabalho realizado pelo CREAS na proteção às mulheres vítimas de violência e abuso.

O CREAS destaca que a violência contra a mulher se manifesta das seguintes formas: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica. Todas essas manifestações devem ser denunciadas e combatidas.

A denúncia pode ser feita pelos números: 180 (Central de Atendimento à Mulher); 100 (Disque Direitos Humanos) e 190 (Polícia Militar). Além disso, o contato pode ser feito diretamente com o CREAS pelo telefone/WhatsApp: (88) 99625-9547.

#Obra 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA OBRAS NOS DISTRITOS DE CAJAZEIRAS DO SIMIÃO E AMARO AVANÇAM

O Governo Municipal de Assaré está promovendo diversas obras importantes na zona rural. O distrito das Cajazeiras do Simião está tendo diversas melhorias nas ruas, com construção de calçamento de qualidade, uma demanda antiga da comunidade.

A Escola Antônio Francelino de Souza também está sendo completamente reformada e ampliada. O prédio antigo se encontrava em péssimas condições, mas foi praticamente reconstruido, dando lugar a uma estrutura moderna, ideal para a qualidade do aprendizado.

A comunidade também vai receber em breve uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A construção do equipamento já foi iniciada.

Já no Amaro, as obras que melhoram o acesso ao distrito já estão bem avançadas. A passagem molhada entre os dois distritos (Amaro e Cajazeiras) já está em fase de conclusão. Outras seis passagens molhadas no acesso ao distrito serão entregues em breve.

#Infraestrutura 24/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA ASSARÉ AVANÇA EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA

O Governo Municipal de Assaré segue realizando obras importantes para o desenvolvimento da cidade e dos distritos. A secretaria da infraestrutura realiza trabalhos de saneamento básico e calçamento de diversas ruas. Outras vias estão recebendo reformas e recuperação na rede de esgoto e no calçamento para receber a pavimentação asfáltica. As obras acontecem em diversos bairros da cidade, como Vila Nildália, Vila Feliz, Coruja e Centro.

Além das melhorias nas ruas, outra obra importante vem sendo realizada no entorno do Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira. A nova Areninha, construída em parceria com o Governo do Estado, está em fase de conclusão. Além disso, toda a praça ao redor do equipamento está recebendo pavimentação em piso intertravado, com acessibilidade (piso tátil para deficientes visuais e rampas de acesso para cadeirantes).

A revitalização do trecho também atinge positivamente os arredores da quadra poliesportiva do Centro Social. O local agora vai contar com arquibancadas. Toda a área também receberá iluminação adequada, além de estacionamento, melhorando a segurança e conforto da população.

As melhorias estruturais também chegam à zona rural do município. O acesso ao distrito do Amaro vem recebendo obras importantes, como a construção de passagens molhadas, piçarramento da estrada e em breve o trecho entre a Vila Andreza e o distrito estará completamente asfaltado. Além disso, as ruas da localidade estão recebendo melhorias. Os distritos de Aratama, Genezaré e Cajazeiras do Simião também recebem obras importantes.

Enquanto isso, a obra de pavimentação na estrada que liga a cidade de Assaré à casa do poeta Patativa, segue em ritmo acelerado. Os trabalhos também acontecem por meio de uma parceria com o Governo do Estado.

#Saúde 24/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVAS CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS SÃO REALIZADAS NO HOSPITAL MUNICIPAL

Na última terça-feira (23), o centro cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores ofereceu cirurgias oftalmológicas de pterígio e catarata. Ao todo, 40 procedimentos foram realizados, com o médico especializado Dr. Felipe Brasil.

As cirurgias oftalmológicas são realizadas com frequência desde a reabertura do centro cirúrgico no Hospital Municipal. Os procedimentos atendem a uma demanda antiga do município.

#Festa 17/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. CELEBRA ASSARÉ REÚNE MULTIDÃO DE FIÉIS E ESPECTADORES

O Dia do Evangélico aconteceu em Assaré no último sábado (13). A programação contou com ações sociais durante o dia, na Praça do Mercado Público. E durante a noite, aconteceu o Celebra Assaré, evento com mensagens evangelísticas e a presença do cantor gospel David M. Quinlan.

O Dia do Evangélico foi instituído no município pela Lei 003/2012. Desde então, o evento é realizado todo segundo sábado do mês de agosto.

#AssistênciaSocial 09/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADES ALUSIVAS AO MÊS DA PRIMEIRA INF NCIA

Agosto é o mês alusivo à primeira infância. Desta forma, o Governo Municipal de Assaré promove diversas atividades, envolvendo as pastas da Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com o Programa Criança Feliz.

Essas atividades acontecerão ao longo de todo o mês de agosto, destacando a necessidade de investimento nos primeiros seis anos de vida das crianças.

#AssistênciaSocial 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL PROJETO “+FUTURO ASSARɔ É LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA (05)

Pautado pela promoção do desenvolvimento humano e formação técnica de famílias vulneráveis, o Projeto "+Futuro Assaré" foi lançado nesta sexta-feira (05). O evento de apresentação foi realizado no Centro Social e Educacional Maria de Jesus Oliveira, com a presença da secretária do Trabalho e Assistência Social Wilcassy Garcia e outras autoridades.

O projeto se baseia no princípio dos quatro pilares da educação para o desenvolvimento humano: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver com os outros e aprender a ser. Neste sentido, serão oferecidos diversos cursos de capacitação gratuitos. A ação é uma parceria entre o Governo Municipal de Assaré e a empresa de consultoria e assessoria Convida.

Os cursos serão ofertados na cidade e na zona rural do município, com uma carga horária de 40h cada. A ideia do projeto é atingir a transformação social do município de Assaré, fomentando a capacitação dos cidadãos e a criação de negócios inclusivos.

Confira a lista de cursos e oficinas oferecidos:

Oficinas de Empreendedorismo;

Curso Básico de Manicure e Pedicure;

Curso Básico de Maquiagem e Design de Sobrancelhas;

Curso Básico de Doces para Festa;

Curso Básico de Culinária Regional;

Curso de Cuidadores de Idosos;

Curso Básico de Manutenção de Celulares;

Oficina de Crochê em Fio de Malha;

Oficina de Pintura em Tecido;

Curso Básico de Hidráulica e Elétrica;

Oficina de Kit Enxoval Bebê.

Mais informações podem ser oferecidas na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social ou pelos telefones: (88) 99670-7667 e (88) 99905-2538.

#AssistênciaSocial 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL ENCONTRO DA EDUCAÇÃO DO SELO UNICEF

Está acontecendo nesta quarta-feira (03) o Encontro da Educação do Selo UNICEF no Ceará. O evento busca debater estratégias da área de educação e demais ações de planejamento do Selo UNICEF para o segundo semestre letivo.

O articulador municipal do Selo UNICEF, Paulo Tarso, a coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, Noele Moreira e a mobilizadora da Educação do Selo UNICEF, Gabriela Liberalino, estão representando o município de Assaré no Encontro. A atividade ocorrerá até amanhã, na capital cearense.

#Saúde 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAMU DE ASSARÉ É CONTEMPLADO COM NOVA AMBULÂNCIA

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Assaré foi contemplada com uma nova ambulância. Nosso município foi um dos 13 da região do Cariri selecionados pelo Governo do Estado para receber a viatura (VTR), seguindo critérios de demanda.

A cerimônia de entrega da nova ambulância aconteceu nesta terça-feira (02), na base do SAMU de Assaré.

O prefeito municipal Libório Leite destacou a importância do município manter seus compromissos com a saúde. Segundo ele, isso facilita que Assaré seja escolhido para receber recursos como esta ambulância.

#Saúde 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO MUNICIPAL INAUGURA NOVA SEDE DA SEDUC E CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO

Na manhã desta segunda-feira (18), o Governo Municipal inaugurou mais duas obras importantes para a sociedade assareense. Em evento realizado no centro da cidade, foram apresentadas a nova sede da Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). As obras fazem parte do compromisso assumido pela gestão municipal de tratar a saúde e educação como prioridade.

A Secretaria da Educação é um sonho antigo de professores e profissionais do ensino do nosso município. O novo prédio é bem localizado, com estrutura moderna e completamente equipada, de modo a trazer mais eficiência nas atividades desenvolvidas pela pasta.

A secretaria de Educação, Noemita Rodrigues destacou o impacto positivo que a nova Seduc causa no município. "Hoje temos uma estrutura suficiente para fazermos as formações, para os professores terem condições de trabalhar, e planejar de uma forma confortável", afirmou.

Já a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) conta com estrutura adequada para o armazenamento de medicamentos, garantindo a preservação das suas características físicas, químicas e microbiológicas. Além disso, a CAF é responsável pela compra e distribuição dos medicamentos entre o hospital e as Unidades Básicas de Saúde.

O equipamento é essencial em um momento em que todo o Brasil sofre com problemas de desabastecimento. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Regina Furtado, a distribuição dos medicamentos vai seguir critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde.

#Educação 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA ANANIAS FERREIRA DE MELO É REINAUGURADA NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

O Governo Municipal de Assaré reinaugurou, nesta segunda-feira (18), a Escola de Educação Ananias Ferreira de Melo. A obra foi entregue após passar por alguns meses de obras em sua estrutura interna e externa.

A Escola Ananias Ferreira de Melo tem uma grande importância para a educação assareense. O colégio faz parte da história de Assaré, tendo sido parte fundamental da formação de muitas crianças e adolescentes.

Esta é uma das obras a ser entregue pela gestão municipal durante os dias que antecedem os 157 anos de emancipação política de Assaré.

#Cultura 17/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ESCOLA RAUL ONOFRE É REINAUGURADA NESTE DOMINGO (17)

O Governo Municipal de Assaré reinaugurou, neste domingo (17), a Escola de Educação Infantil Raul Onofre de Paiva. A obra foi entregue após passar por alguns meses de obras em sua estrutura interna e externa. Foram investidos mais de 600 mil reais na reestruturação da Escola, que é uma das principais da rede municipal de ensino.

A Escola Raul Onofre tem uma grande importância para a educação assareense. Além de ser uma das principais escolas infantis do município, o colégio faz parte da história de Assaré, tendo sido parte fundamental sa formação de muitos filhos da nossa terra.

Esta é uma das obras a ser entregue pela gestão municipal durante os dias que antecedem os 157 anos de emancipação política de Assaré. Na segunda-feira (18), a Escola Ananias Ferreira de Melo será reinaugurada. Ainda ma segunda, será entregue a nova sede da Secretaria Municipal da Educação, assim como a Central de Abastecimento Farmacêutico do município.

#AssistênciaSocial 15/07/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL ASSARÉ INAUGURA NOVA SEDE PARA O CONSELHO TUTELAR

Na manhã desta sexta-feira (15), o Governo Municipal de Assaré inaugurou a sede própria do Conselho Tutelar no município. O novo espaço conta com estrutura e mobiliário adequado para o funcionamento do órgão, que é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O prefeito municipal, Libório Leite, ressaltou a importância do novo prédio para o Conselho Tutelar. "O órgão precisava há bastante tempo de uma sede própria, capaz de suprir as demandas dos conselheiros e facilitar o atendimento da sociedade", afirmou.

A sede do Conselho Tutelar é a primeira obra a ser inaugurada pela gestão municipal durante os dias que antecedem os 157 anos do nosso município. Durante a semana, uma série de outros prédios serão entregues a população.

#Cultura 12/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. NATTAN, ZÉ CANTOR E ARTISTAS DA REGIÃO COMANDAM A FESTA DOS 157 ANOS DE ASSARÉ

A Secretaria Municipal da Cultura de Assaré divulgou nesta terça-feira (05) todas as atrações da festa que celebra os 157 anos de emancipação política do município. Nattan e Zé Cantor, artistas de repercussão nacional, foram os primeiros nomes confirmados, ainda na semana passada. Wawa, de Juazeiro do Norte, teve sua presença confirmada no último domingo (03). Hoje foi dia de divulgar os artistas da terra: Gil Cantor, Géssica Pio e Marcelo Alencar.

O show acontece no próximo dia 19 de julho, no Parque de Vaquejada da cidade. Mais detalhes da programação dos 157 anos do município serão divulgados em breve.

Serviço:

Assaré 157 Anos de Emancipação Política

Show: Nattan, Zé Cantor, Wawa, Gil Cantor, Géssica Pio e Marcelo Alencar

Local: Parque de Vaquejada Vicente Liberalino

Dia 19 de julho, às 21h

#Cultura 05/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTIVAL “ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA” REUNE QUADRILHAS DO MUNICÍPIO E REGIÃO

O festival "Assaré à Luz da Fogueira" marcou o retorno dos festejos juninos no nosso município. O evento contou com a apresentação das quadrilhas regionais, além do festival municipal, com as quadrilhas das escolas, comunidades e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social.

O evento aconteceu em homenagem a Eugênio Oliveira, um dos grandes responsáveis pela perpetuação da tradição junina em Assaré. Eugênio faleceu em julho de 2021, deixando o seu nome para sempre marcado na cultura assareense.

O grupo "Nação Nordestina", de Juazeiro do Norte, venceu o festival regional. "Asa Branca", de Campos Sales, ficou em segundo lugar, seguido por Sol Nascente, de Iguatu.

#Agricultura 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE ASSOCIATIVISMO RURAL EM ASSARÉ

O Governo Municipal de Assaré segue demonstrando o seu apoio ao associativismo rural. Na última semana, a equipe da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca visitou a Associação dos Produtores Rurais do Sítio Pilar. Na oportunidade, o secretário Júnior Góis e o assessor técnico Evandro Santos apresentaram os programas governamentais de incentivo a produção e os benefícios do associativismo.

"É esperançoso para a gente ver as associações se organizando, pois desta forma é possível se obter tanto o desenvolvimento da produção rural local, como do município no geral", afirmou o secretário Júnior Góis.

#Cultura 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REALIZA FESTIVAL JUNINO “ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA”

O Governo Municipal de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, apresenta o festival junino "Assaré à Luz da Fogueira". O evento acontece na próxima quinta-feira (30), na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. A ideia do festival é resgatar a tradição das quadrilhas de São João na nossa cidade, uma cultura que ficou paralisada nos últimos dois anos, devido à pandemia.

O festival deste ano presta uma homenagem à memória de Eugenio Oliveira, um dos grandes representantes das festas juninas no município, que faleceu no ano passado. A programação contará com a apresentação de tradicionais quadrilhas juninas de cidades vizinhas.

De acordo com o secretário municipal da Cultura, Tony Almeida, a apresentação das quadrilhas regionais fortalece não apenas a cultura, mas aquece a economia assareense. "O festival regional, com a presença dos grupos das cidades vizinhas, movimenta a cidade, gera renda, e fortalece o turismo local", afirmou.

Além disso, o festival "Assaré à Luz da Fogueira" vai envolver as Secretarias Municipais da Educação e do Trabalho e Assistência Social, com a apresentação das quadrilhas escolares e de grupos formados por pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

#Infraestrutura 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA TÊM INÍCIO EM DIVERSAS RUAS DE ASSARÉ

A cidade de Assaré está recebendo obras de pavimentação asfaltica em diversas das suas ruas. Os trabalhos iniciaram na última semana e vão seguir ao longo do mês de junho. No total, 57 mil metros de asfalto serão aplicados, contemplando ruas do Centro, Vila Mota, Vila Nildália, José Brandão, entre outros bairros. No total, estão sendo investidos mais de R$ 4,8 milhões, recurso adquirido junto ao Governo Federal, por meio de convênio.

Além da pavimentação asfaltica, a Secretaria Municipal da Infraestrutura de Assaré está trabalhando no reparo de várias ruas, além da estruturação da rede de esgoto. "Tivemos que fazer toda uma recuperação da infraestrutura, como saneamento básico, drenagem e recuperação do calçamento, para que essa pavimentação tenha mais eficiência e durabilidade", explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Mateus Alencar.

As obras visam, alem de melhorar o tráfego de veículos, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos assareenses.

#Saúde 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ SE DESTACA NOS INDICADORES DE DESEMPENHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

O novo ranking do Programa Previne Brasil foi lançado nesta semana e Assaré está ocupando a nona posição entre os 184 municípios cearenses no desempenho da Atenção Primária à Saúde. A nossa cidade também está em primeiro entre os municípios da Área Descentralizada Crato (ADS). Já no cenário nacional, Assaré aparece em 81º, num total de 5.568 municípios.

Assaré recebeu a nota 9.63 nk Indicador Sintético Final (ISF), equivalente a 96.30%. A classificação considera componentes como cadastro de pessoas, indicadores de saúde e credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde.

As notas mais elevadas refletem o esforço dos municípios em cumprir os indicadores, beneficiando a população que acessa os serviços da Atenção Primária e os próprios municípios, que têm acesso mais amplo aos financiamentos do Ministério da Saúde.

#Esporte 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ RECEBE COMPETIÇÃO DE CICLISMO

No último domingo(22), o município de Assaré recebeu o Desafio Patativa MTB. A competição reuniu ciclistas de diversas cidades vizinhas, e teve o apoio logístico do Governo Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#Cultura 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ RECEBE AÇÕES DO SESC CULTURA ITINERANTE

A equipe do Serviço Social do Comércio (Sesc) esteve hoje na Praça do Mercado Público de Assaré, apresentando um espetáculo de mágica para os assareenses, com o artista Mister Van.

A apresentação faz parte do programa Sesc Cultura Itinerante e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#Educação 21/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO POLO EAD DA UFCA É INAUGURADO EM ASSARÉ

O município de Assaré agora conta com um Polo de Educação à Distância (EaD) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A cerimônia de inauguração da unidade aconteceu na última sexta-feira (20). A ideia é materializar a democratização do acesso à Educação Superior. O polo da Universidade Federal em Assaré ofertará a Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Curso Superior de Tecnologia - Design de Mídias Digitais.

Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas para cada curso, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Libório Leite e sua vice Niza Costa, além do deputado federal Idilvan Alencar, o reitor da UFCA, Ricardo Ness, o diretor dos Centros de Educação a Distância (Cead/UFCA), Nilo César Batista, a secretária municipal de Educação, Noemita Rodrigues e a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela.

#Esporte 21/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. COPA SANTO AMARO: COMPETIÇÃO DE FUTEBOL AMADOR TEVE INÍCIO NO ÚLTIMO SÁBADO

No último final de semana, teve início a Copa Santo Amaro de futebol amador. A competição já é uma tradição no distrito do Amaro, e reúne equipes de todo o município.

Na estreia da Copa, as equipes da Andreza e da Moêda se enfrentaram e a partida terminou num empate sem gols. A competição seguirá até o mês de julho, com todos os jogos sendo realizados no distrito do Amaro, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

O prefeito Libório deu o pontapé inicial da partida. Em seu discurso, na cerimônia de abertura, ele destacou o compromisso da gestão municipal com o esporte. "Acreditamos no esporte como ferramenta fundamental de socialização, desenvolvimento cultural e incentivo à vida saudável. É nossa missão, como gestão, incentivar e apoiar competições como esta", afirmou.

#Agricultura 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DISTRITO DO AMARO É CONTEMPLADO COM PROGRAMA ÁGUAS DO SERTÃO

O município de Assaré foi contemplado com o Programa Águas do Sertão, uma parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). O distrito do Amaro será a comunidade beneficiada pelo Programa, que leva saneamento básico às localidades rurais e tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e reduzir os efeitos da seca e escassez hídrica, através de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Amaro foi escolhido para esta primeira etapa do Águas do Sertão por meio de critérios estabelecidos pela equipe técnica do Programa. Na última quarta-feira (11), a equipe do Águas do Sertão visitou o distrito, juntamente com o secretário municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Júnior Góis. Na oportunidade, foram apresentados os detalhes do Programa para a Associação Rural da comunidade.

Também estiveram presentes na visita a equipe do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), os secretários municipais Tony Almeida (Cultura, Turismo, Esporte e Lazer) e Wilcassy Garcia (Trabalho e Assistência Social), o presidente da Câmara Municipal, Celso Freire, o acesso técnico da Secretaria da Agricultura, Evandro Santos e a coordenadora da Secretaria da Educação, Elisier Mandu.

#Saúde 06/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ASSARÉ SÃO INICIADAS

Foram iniciadas nesta semana as obras de ampliação e reforma do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores, em Assaré. O projeto responde a um anseio antigo da população assareense de contar com um hospital mais equipado, com capacidade de garantir o melhor atendimento possível. Ao todo, R$ 5.652.947,40 estão sendo investidos na obra. O recurso foi obtido pelo Governo Municipal em convênio com o Governo do Estado do Ceará e o Governo Federal.

Nesta primeira fase, os trabalhos estão focados na ampliação do Hospital. Desta forma, a atual estrutura do equipamento segue funcionando normalmente, atendendo a população. Após a finalização desta primeira fase, o atendimento ao público deve passar para a parte recém estruturada, para que o restante do hospital seja totalmente reformado.

Segundo a previsão oficial, a obra deve ser entregue até o fim do próximo mês de setembro. O prefeito municipal Libório Leite afirmou que este o momento faz parte do seu compromisso com a saúde da população assareense. "É uma obra muito especial, pois o nosso povo há muito tempo sonhava e precisava de uma estrutura decente para os atendimentos de saúde. A reforma e ampliação do hospital é um compromisso que assumi, e graças a Deus, estamos cumprindo", afirmou.

#Educação 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UFCA E GOVERNO MUNICIPAL ESTABELECEM DIÁLOGO PARA INSTALAÇÃO DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM ASSARÉ

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Governo Municipal de Assaré estão dialogando sobre a instalação de um polo de Educação a Distância (EaD) no município. A ideia é materializar a democratização do acesso à Educação Superior. A ideia é que este polo venha a ser instalado até o próximo mês de junho.

De acordo com a proposta, o polo oferecerá 40 vagas anuais, distribuídas entre a Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Curso Superior d Tecnologia - Design de Mídias Digitais. A forma de ingresso para os cursos será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A articulação para a instalação do polo EaD está acontecendo por meio de diálogos entre o prefeito municipal Libório Leite, a reitoria da UFCA e o deputado federal Idilvan Alencar.

#Saúde 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE DIVULGA CALENDÁRIO SEMANAL DE VACINAÇÃO

As campanhas de vacinação contra Covid-19, Influenza e Sarampo seguem intensificadas em Assaré. Nesta quinta e sexta-feira (05 e 06), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão focadas na imunização dessas doenças. O público alvo das campanhas é variado.

Nesta quinta-feira, o foco é a vacinação contra a Covid-19. Serão disponibilizadas a primeira dose (D1) para pessoas a partir dos cinco anos que ainda não tenham nenhuma dose da vacina, segunda dose para quem está com atraso, dose de reforço para população geral de 18 anos completos ou mais que receberam D2 até o último dia cinco de janeiro e o segundo reforço para idosos (60 anos ou mais) que tenham recebido o primeiro reforço até cinco de janeiro.

A campanha estará acontecendo no Centro Municipal de Saúde (CMS) e nas UBS da cidade e dos distritos. O horário para o público infantil vai de 08h às 12h e para o público adulto, de 13h às 15h.

Já as campanhas contra Sarampo e Influenza acontecem na sexta-feira. O público alvo das duas campanhas são crianças menores de cinco anos (com pelo menos seis meses de idade), profissionais da saúde (rede pública e privada). Já idosos (60 anos ou mais), gestantes, puérperas (com até 45 dias pós-parto) e policiais civis e militares devem receber apenas a vacina contra a Influenza.

Essas campanhas também ocorrem no CMS e nas UBS, entre 08h e 12h.

#Saúde 02/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA I ENCONTRO DA CONSCIÊNCIA AUTISTA EM ASSARÉ

Foi realizado na última sexta-feira (29), o I Encontro da Consciência Autista em Assaré. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi mediado pela equipe de profissionais especistas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

O Encontro ainda contou com a presença de familiares de pessoas com TEA, diretores e mediadores das escolas públicas e privadas de Assaré, além de outros profissionais da saúde e educação.

Durante o evento, foram esclarecidos tópicos importantes acerca da conscientização do transtorno do neurodesenvolvimento, desde o diagnóstico até às intervenções mais indicadas.

Além disso, se discutiu o processo de inclusão escolar e a importância da participação da família nas intervenções.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o I Encontro da Consciência Autista tem uma grande importância na construção de uma linha de cuidado integrado em saúde. Neste sentido, novos momentos para capacitação e formação de professores, mediadores e familiares serão realizados.

#Agricultura 02/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PROGRAMA ALIMENTA BRASIL VISITA ENTIDADES CREDENCIADAS

Durante a última semana, a coordenação municipal do Programa Alimenta Brasil (PAB) esteve visitando as entidades que serão credenciadas para o recebimento dos alimentos durante o ano de 2022.

Durante as visitas, a coordenação do PAB solicitou que os diretores e coordenadores locais preparem a documentação necessária para a inserção do município no programa.

Estiveram presentes nas visitas o coordenador Paulo Renan e o assessor técnico Evandro Santos.

O PAB acontece por meio de uma parceria entre os Governos Federal e Estadual junto à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

#Saúde 22/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO Dados atualizados em 22 de abril de 2022
#Saúde 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ DÁ INÍCIO A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Secretaria Municipal da Saúde de Assaré divulgou o calendário de imunização contra a gripe. A campanha inicia nesta segunda-feira (18) e segue até a próxima quarta-feira (20).

Na segunda-feira estão sendo vacinados idosos (70 anos ou mais) e os acamados, com vacinação domiciliar.

Na terça (19), a vacinação é destinada aos profissionais de saúde da rede privada, no Centro Municipal de Saúde (CMS), no período de 13h30 às 15h30.

Já na quarta, o público volta a ser os idosos com 70 anos ou mais, nas Unidades Básicas de Saúde. O horário é de 08h às 12h.

Os documentos necessários para a vacinação são: Cartão do SUS, CPF, carteira de identificação do respectivo órgão responsável pelas classes citadas.

#Controladoria 13/04/2022 CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO SE REÚNE COM ALMOXARIFADOS DA EDUCAÇÃO

A Controladoria do município de Assaré esteve reunida na última semana com os almoxarifado da Secretaria da Educação (Seduc) e o controle interno. Na ocasião, foram debatidos o recebimento e armazenamento da merenda escolar, assim como o cardápio das escolas e a distribuição do material de limpeza.

Além disso, as visitas técnicas realizadas nas escolas foram pautadas. Estiveram presentes na reunião a controladora municipal, Jaqueline, o técnico do controle interno, Ítalo Fabrício, a nutricionista Gabriela, e os almoxarifes Roberto e Carina.

#AssistênciaSocial 13/04/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARÉ DISTRIBUI CESTAS BÁSICAS DURANTE A SEMANA SANTA

O Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou a distribuição de 1500 cestas básicas entre as famílias em estado de vulnerabilidade social.

A equipe de distribuição visitou os bairros da cidade e comunidades rurais mais carentes. O objetivo é oferecer um auxílio extra à estas famílias durante a semana santa.

A titular da Assistência Social, Wilcassy Garcia, enfatizou a preocupação da gestão em distribuir os alimentos. "Neste momento de crise econômica e social é muito importante que a gente tenha essa preocupação. Nesse período de semana santa, onde se fala tanto no amor de Deus, levamos este amor em forma de alimento, proporcionando mais conforto e tranquilidade", destacou.

O prefeito Libório Leite afirmou que a gestão municipal se sensibiliza com a situação das famílias assareenses em vulnerabilidade social. "Seguiremos sempre fortalecendo as políticas de assistência e desenvolvimento social. A distribuição das cestas básicas é uma forma importante de ajudar as nossas famílias durante a semana santa", afirmou.

#Saúde 12/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ ADERE À COMPRA CENTRALIZADA DE MEDICAMENTOS PARA 2022
#Agricultura 11/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O Município de Assaré assinou Termo do Plano de Universalização da Regularização Fundiária Rural do Governo do Ceará. O evento de apresentação e assinatura do Plano aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, em Fortaleza, e contou com a presença do prefeito Libório Leite e da governadora Izolda Cela.

A regularização agrária busca beneficiar a agricultura familiar, dando condições de acesso às políticas públicas no âmbito municipal, estadual e federal, como o credito rural e o sonhado "documento da terra".

A cooperação técnica entre Estado e município para regularização fundiária é algo inédito para Assaré. O prefeito Libório Leite destacou a importância de garantir este acordo. "Estou muito satisfeito com essa conquista para o nosso Assaré, onde também priorizamos o desenvolvimento rural e buscamos garantir assim uma geração de renda para o município", afirmou.

O evento teve a participação da secretária estadual do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Carvalho, do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson, do secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Júnior Góis e o vereador Zé de Letícia.

#AssistênciaSocial 31/03/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARÉ RECEBE NOVO VEÍCULO, ATRAVÉS DO GOVERNO DO ESTADO

O município de Assaré recebeu hoje um novo veículo para o uso da Secretaria da Assistência Social. A entrega foi realizada pelo governador Camilo Santana, como parte das ações do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social. O prefeito municipal Libório Leite participou da cerimônia de entrega, nesta quinta-feira (31).

De acordo com a Secretaria da Porteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, a entrega do veículo busca melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área e a qualidade do atendimento para os usuários da política.

#Agricultura 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ PARTICIPA DE ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

O município de Assaré esteve representado, na última terça-feira (29), no Encontro de Integração dos Gestores Municipais de Desenvolvimento Agrário. O evento foi promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará (SDA).

Estiveram presentes representantes de municípios do Cariri e de várias outras regiões do estado. O secretário municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Júnior Góis e o assessor técnico Evandro, representaram Assaré.

De acordo com a SDA, o objetivo do Encontro foi apresentar a equipe gestora da pasta aos municípios, assim como os principais programas e metas para 2022. Desta forma, também se busca manter um diálogo melhor entre o Governo do Estado e os municípios.

#Saúde 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARÉ EFETUA PAGAMENTO DO INCENTIVO "PREVINE BRASIL"

O Governo Municipal de Assaré por meio da Secretaria de Municipal de Saúde creditou nas contas dos servidores da saúde neste dia 24/03/2022 o pagamento referente ao incentivo do Programa Previne Brasil. Esse Programa tem como principal objetivo ampliar a qualidade da assistência à saúde para os usuários, fortalecendo a estratégia de Saúde da Família no município e também qualificando e gratificando os envolvidos no desempenho do programa, onde os profissionais da Atenção Básica são primordiais no desenvolvimento do programa.

Esse Programa incentiva os gestores e as equipes de atenção básica a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos no município, por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes que, após essa avaliação, se tornam aptas a receberem a gratificação.

A iniciativa faz parte de um grande processo de valorização dos servidores da Prefeitura.

#Saúde 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ REALIZA I CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL

Com o tema "A política da Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", foi realizada nesta terça-feira (22/3), I Conferência de Saúde Mental de Assaré.

Promovida pela Secretaria da Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O evento aconteceu no Centro Social Maria de Jesus Oliveira e contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito Libório, a vice-prefeita, Niza e secretários.

O objetivo da Conferência foi propor diretrizes para a formulação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Saúde e o fortalecimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde mental. Além de refletir e problematizar os princípios e diretrizes do SUS neste âmbito.

O palestrante da conferência foi o psiquiatra, Guilherme Abagaro, que é professor da Estácio FMJ e coordenador da Liga da Psiquiatria (LAPSIQ).

#AssistênciaSocial 18/03/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL ASSARÉ REALIZA 1ª FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF-EDIÇÃO 2021-2024

Assaré realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021-2024.O evento ocorreu nesta sexta-feira (18),Centro Social Maria de Jesus Oliveira. O encontro promovido pela Prefeitura e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, reuniu representantes da sociedade civil com o objetivo de identificar as principais demandas relativas à situação das crianças e adolescentes no município e elaborar o plano de estratégias para esse público.

O Prefeito Libório Leite destacou a importância do fórum e do selo, e afirmou que garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa é o compromisso da gestão.

"Nós gestão, o que nós procuramos fazer é que a coisa aconteça na ponta de verdade. Não adianta maquiar, não adianta a gente alimentar o sistema para que o Assaré venha receber um selo, mas que a coisa não esteja acontecendo na ponta. E eu quero me colocar à disposição aqui da secretaria e de todas as pessoas envolvidas, no que puder e tiver ao nosso alcance, nós estaremos sensíveis a dar as mãos a vocês, para que a coisa possa acontecer",destacou.

Durante o Fórum os participantes das secretarias, sociedade civil e entidades se reuniram em eixos temáticos e discutiram os indicadores sociais propostos pelo Selo Unicef e como alcançar os resultados sistêmicos.

De forma participativa, o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes foi revisitado e reavaliado. Este plano será executado ao longo desta edição do Selo Unicef. Também foi apresentado o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes, elaborado pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Ainda estavam presentes autoridades municipais: a vice-prefeita Niza Costa, a Secretária da Assistência Social, Wilcassy Garcia, demais secretários, a presidente do CMDCA, Rosângela Gomes, o articulador do NUCA, Caio Gérson e do Selo Unicef, Paulo Tarso, representantes da Pastoral da Criança e das Igrejas Evangélicas, além das articuladoras do município de Saboeiro.

#Cultura 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ COMEMOROU OS 113 ANOS DE PATATIVA NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

No último sábado (05), completaram-se 113 anos do nascimento do poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. O ícone da cultura popular nordestina faleceu em 2002, mas sua obra segue imortalizada. Neste sentido, o Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, organizou um evento especial para celebrar a data.

As comemorações do aniversário de Patativa contaram com exposições de artistas assareenses, apresentações de músicos e poetas da terra, exibição de filme, entre outras atrações, além da palestra do poeta Bráulio Bessa, de Alto Santo (CE).

Bráulio tem como inspiração maior a obra do Patativa. De acordo com ele, foi o contato com a obra do poeta assareense que o inspirou a adentrar no mundo da poesia. Hoje, ele leva a cultura cearense por meio de sua obra para todo o Brasil.

Durante o aniversário de Patativa, o governador Camilo Santana esteve em Assaré, onde realizou a assinatura da ordem de serviço da estrada que liga a sede do município até a casa do poeta, na comunidade da Serra de Santana.

A via pavimentada deve fortalecer o turismo cultural no município de Assaré, facilitando o acesso ao local onde nasceu e cresceu o Patativa.

#Educação 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ASSARÉ PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA 2022

A Prefeitura de Assaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a Jornada Pedagógica da Educação Municipal, nesta terça-feira (25). A Jornada que reuniu professores da rede municipal abordou o tema "Do mal-estar docente contemporâneo à felicidade de ser professor", com o palestrante Dr. Dilson Cavalcante, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O objetivo é proporcionar o acolhimento, motivar e nortear os professores para o novo ano letivo, como destaca a secretária de Educação,Noemita Rodrigues. "Esse ano em especial tem um diferencial: uma jornada em meio a tantas inseguranças e uma esperança mediante o número de pessoas vacinadas".

A programação ocorreu na Escola de Ensino Médio Raimundo Moacir de Alencar Mota, e teve ainda palestras com o jornalista e treinador de pessoas, Chico Júnior, além da Contadora de histórias Bette Gomes.

Participaram da jornada, o prefeito Libório Leite, a vice-prefeita Niza Costa, a secretária municipal da Educação, Noemita Rodrigues, entre outras autoridades.

#Agricultura 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA INICIADA A DISTRIBUIÇÃO DAS SEMENTES DO HORA DE PLANTAR EM ASSARÉ

Foi iniciada na última segunda-feira(17), a entrega de sementes do Hora de Plantar aos agricultores de Assaré. A entrega segue até a próxima sexta-feira (21) no prédio da Ematerce, a partir das 7h30.

No ato do recebimento das sementes o agricultor deve apresentar RG e CPF. A ordem de entrega entre os agricultores está sendo feita de acordo com o dígito final do CPF: 17/01: final 0 e 1; 18/01: final 2 e 3; 19/01: final 4 e 5; 20/01: final 6 e 7 e 21/01: final 8 e 9.

O município recebeu 56 toneladas de grãos, sendo uma variedade de milho híbrido e sorgo,contemplando milhares de produtores rurais.

O Hora de Plantar é uma política da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo do projeto é fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético e propiciando o aumento da produção e da produtividade das culturas e melhorando o nível de renda dos beneficiados.

#Agricultura 14/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ INICIA DISTRIBUIÇÃO DO PAA LEITE NESTA SEXTA-FEIRA

O município de Assaré inicia nesta sexta-feira a distribuição dos litros de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O PAA Leite é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Cidadania.

Em Assaré, o programa vai beneficicar 16 entidades, que atendem um total de cinco mil pessoas. O município vai receber 2.450 litros mensais, que vão ser distribuídos por meio de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Agricultura, Assistência Social e Educação.

O PAA Leite tem como objetivo contribuir, como complementação, para o abastecimento alimentar de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional por meio da distribuição gratuita de leite.

#Obra 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA PREFEITURA DE ASSARÉ AVANÇA EM OBRAS ESTRUTURANTES

A Prefeitura de Assaré, por meio da Secretaria de Infraestrutura, tem mantido várias frentes de trabalho para melhoria da infraestrutura da cidade.Os obras incluem melhorias no saneamento básico,pavimentação de ruas, reformas e ampliações de escolas e Unidades Básicas de Saúde.

Novas obras foram iniciadas a exemplo da reforma e ampliação de quatro Unidades José de Matos Arrais (Bairro Moêda), José Moreira (Bairro José Dodô), Agnelo Alves Moreira (Bairro Populares) e o ponto de apoio à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicente Alexandre de Sousa (Cajazeiras do Simião), do sítio São José. O investimento para as obras de reformas destes equipamentos será de R$ 651.788,19 - recursos próprios do município.

Além disso, Assaré trabalha na construção da nova sede para a Secretaria Municipal de Educação e realiza reformas e ampliações nas escolas: Raul Onofre (Centro), Ananias Ferreira de Melo (Moêda), Antônio Francelino de Sousa (Cajazeiras do Simião) e Batistina Braga.

As obras de melhorias na malha viária incluem: reformas de ruas e estradas, pavimentação asfáltica em parceria com o Programa Sinalize do Governo do Ceará e melhorias nas redes de esgoto.

#CHAMADAPÚBLICA 07/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS. CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DIRETAMENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL.
#Saúde 02/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JANEIRO BRANCO- 5 DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.
#Educação 28/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOVOS COMEÇOS: EJA BATISTINA BRAGA OFERECE ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS

A Escola de Ensino Fundamental Batistina Braga oferta a modalidade de ensino EJA Semipresencial, voltada para a educação de jovens e adultos. A equipe do EJA é formada por professores das seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagem e Códigos. A coordenação é do professor Gil Costa.

As matrículas estão abertas durante o ano inteiro. Os documentos necessários são: CPF, RG, comprovante de residência, uma foto 3x4 e histórico escolar. A idade mínima para a matrícula é 15 anos. Ao final de 2021, nove estudantes concluíram o ensino fundamental.

No momento, as aulas acontecem no período diurno, mas existe a possibilidade da abertura de um período noturno, a depender da procura por matrículas.

O coordenador Gil Costa destacou que o espaço da unidade EJA é completamente adequado e ambientado a receber os cursistas. "Quero convidar os jovens, senhoras e senhores a se matricularem na Educação de Jovens e Adultos da Escola Batistina Braga. É um lugar de novos começos, como diz o nosso slogan, um local para recomeçar', afirmou.

#Finança 27/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO ASSARÉ REALIZA SORTEIO DA CAMPANHA IPTU PREMIADO

Com o slogan " Você investe em Assaré, Assaré investe em você ", o Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento, realizou na manhã desta segunda-feira (27) sorteio da campanha IPTU premiado.

Participaram os contribuintes que apresentaram seus impostos quitados junto ao setor de arrecadação da prefeitura. O sorteio aconteceu no auditório do Memorial Patativa do Assaré com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura.

Foram sorteados cinco prêmios de 1000 reais e mais 20 prêmios de 500 reais. Para receber os prêmios, os sorteados devem comparecer no setor de arrecadação da Prefeitura, munidos de documentos pessoais, comprovante de endereço e conta bancária, em se tratando de pessoa física.

Já o contribuinte sorteado pessoa jurídica, deve apresentar cópia do contrato social, documentos pessoais do representante legal da empresa e conta bancária.

A Controladora do município, Jaqueline Moreira destacou a importância de está em dia com os impostos e que eles são revertidos em benefícios para a população.

#CHAMADAPÚBLICA 22/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 02 - RESULTADO FINAL POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO. CHAMADA PÚBLICA Nº 02 - RESULTADO FINAL POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO
#CHAMADAPÚBLICA 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA N° 01: CORREÇÃO E RESULTADO FINAL. CHAMADA PÚBLICA N° 01: CORREÇÃO E RESULTADO FINAL
#CHAMADAPÚBLICA 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº02/2021 - RESULTADO PRELIMINAR DA ANÁLISE CURRICULAR. CHAMADA PÚBLICA Nº02/2021 - RESULTADO PRELIMINAR DA ANÁLISE CURRICULAR
#Educação 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFORMA

O prefeito de Assaré, Libório Leite, apresentou à população nesta segunda-feira, 20/12, em um evento na praça do mercado, 14 novos ônibus que agora integram a frota própria para melhorar o transporte dos estudantes da Terra de Patativa.

Todos os 14 veículos são acessíveis para cadeirantes. Para a aquisição foram investidos R$ 1.750.000,00 fato que representa um feito inédito no Ceará, já a cidade é a primeira do estado a adquirir transporte escolar com recursos próprios.

O chefe do Executivo municipal fez a entrega acompanhado da primeira-dama Katia Libório, dos ex-prefeitos Benjamin Oliveira, Samuel Freire, o deputado estadual Fernando Santana, secretários municipais, representantes do Legislativo assareense, entre outras autoridades. A solenidade de entrega dos veículos contou ainda com uma benção proferida pelo Padre Jefferson Santos.

Em seu discurso, o prefeito classificou o dia como histórico e ainda autorizou a aquisição de mais cinco microônibus. Libório lembra que este investimento representa mais conforto para os estudantes e economia para os cofres do município.

#CHAMADAPÚBLICA 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESULTADO COM AJUSTES E RECURSOS DA CHAMADA PUBLICA Nº 01/2021 RESULTADO COM AJUSTES E RECURSOS DA CHAMADA PUBLICA Nº 01/2021
#CHAMADAPÚBLICA 14/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PUBLICA RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PUBLICA RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA AMPLIAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM CARÁTER TEMPORÁRIO DE PROFESSORES EFETIVOS
#Infraestrutura 10/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA ASSARÉ INVESTE MAIS DE 650 MIL REAIS EM POSTOS DE SAÚDE

A Prefeitura de Assaré deu início às obras de reforma e ampliação de quatro Unidades Básicas de Sáude (UBS) do município: José de Matos Arrais (Bairro Moêda), José Moreira (Bairro José Dodô), Agnelo Alves Moreira (Bairro Populares), do ponto de apoio à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicente Alexandre de Sousa (Cajazeiras do Simião), no sítio São José.

O valor investido nas obras dos Postos de Saúde foi de R$ 651.788,19 - recurso próprio do município.

A gestão municipal está comprometida em oferecer uma melhor estrutura na rede de atenção primária à saúde. O prefeito municipal, Libório Leite ressaltou a importância destas reformas. "Com os postos de saúde plenamente estruturados, os cidadãos assareenses poderão receber uma melhor assistência do poder público".

#Saúde 07/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O HOSPITAL MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS DORES ESTÁ OFERECENDO PROCEDIMENTOS DE ENDOSCOPIA

O Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores está oferecendo procedimentos de endoscopia para a população assareense. Os atendimentos acontecem a cada duas semanas. Ao todo, cerca de 40 pacientes são atendidos mensalmente.

Os procedimentos são comandados pelo médico gastroenterologista Dr. João Paulo e sua equipe. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é zerar as filas de espera.

Para agendar o procedimento de endoscopia é necessário um encaminhamento médico. Os agendamentos são feitos na Secretaria Municipal de Saúde.

#AssistênciaSocial 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL PROGRAMA PRIMEIRO PASSO REALIZA AULA INAUGURAL EM ASSARÉ

A Prefeitura Municipal de Assaré, através da Secretaria de Assistência Social realizou nesta segunda-feira(6) a aula inaugural do Curso de Vendedor do Comércio e Mercadorias. A ação é uma parceria entre prefeitura e Governo do Estado do Ceará.

A aula inaugural ocorreu no Centro Social Maria de Jesus Oliveira. O curso vai capacitar 25 jovens assareenses, além de beneficiá-los com uma bolsa de 300 reais, dividida entre os três meses de duração.

Durante a abertura do curso, os alunos matriculados receberam os fardamentos e materiais que serão utilizados ao longo da capacitação. A vice-prefeita, Niza Costa, as secretarias Willcassy Garcia (Assistência Social), Noemita Rodrigues (Educação), a agente social do programa, Paula Pio e a instrutora Sabrina Barros estiveram presentes no momento.

#Saúde 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL MUNICIPAL DE ASSARÉ REALIZA CIRURGIAS DE CATARATA E PTERÍGIO

A Prefeitura de Assaré, através do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores, promove nesta segunda-feira (06), um mutirão de cirurgias oftalmológicas totalmente gratuitas para a população.

No total, são 45 procedimentos disponíveis, sendo 35 de cataratas e 10 de pterígio. Além disso, estão sendo ofertadas ao menos dez avaliações pré-cirúrgicas completas.

A iniciativa surgiu a partir de estudos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que identificou números expressivos de cidadãos assareenses na fila de espera por esses tipos de cirurgias.

"A nossa intenção é buscar todos os meios possíveis para que o povo de Assaré tenha acesso a esses procedimentos gratuitos. Enquanto tivermos casos de pessoas com essas demandas, iremos nos esforçar ao máximo para promovermos mais ações como a de hoje", assegurou o prefeito de Assaré.

#Gestão 05/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ ABRE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO NATAL DA ESPERANÇA

O município de Assaré preparou uma programação especial para celebrar o Natal da Esperança. A cidade recebeu decoração natalina preparada pela Prefeitura Municipal.

Entre os pontos decorados e iluminados estão: a Praça de Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Praça do Mercado Público, a rodoviária e os portais de entrada da cidade.

A prefeitura preparou ainda para este mês de dezembro apresentações musicais, teatrais e atividades lúdicas voltadas ao público infantil e suas famílias

#Saúde 02/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL PARTICIPAM DE REUNIÃO COM COSEMS, SESA E APRECE, EM CRATO.

Aconteceu em Crato, na última semana, uma reunião entre o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e a Secretaria Estadual da Saúde (SESA). Assaré esteve representado pelo prefeito Libório Leite e a secretária municipal de Saúde, Regina Furtado.

Durante a oportunidade, Libório solicitou ao secretário estadual da Saúde, Marcos Gadelha, um olhar especial para o município de Assaré. O chefe do executivo assareense solicitou ainda uma UTI móvel para o Cariri Oeste e relembrou que após 21 anos o município está realizando cirurgias eletivas, no centro cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores, inaugurado neste ano.

Libório disse que o município está a disposição para se tornar um local central na realização de cirurgias no Cariri Oeste, podendo inclusive, atender aos municípios vizinhos.

O evento reuniu autoridades municipais e discutiu o financiamento dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) e Cirurgias Eletivas.

#CHAMADAPÚBLICA 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMPLIAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM CARATER TEMPORÁRIO DE PROFESSORES EFETIVOS PARA O ANO LETIVO DE 2022 CHAMADA PÚBLICA PARA AMPLIAÇÃO DE CARGA HORÁRIA EM CARÁTER TEMPORÁRIO DE PROFESSORES EFETIVOS
#CHAMADAPÚBLICA 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SELEÇÃO DE UM BANCO DE TUTORES DE LÍNGUA PORTUGUESA , MATEMÁTICA E PEDAGOGIA. SELEÇÃO DE UM BANCO DE TUTORES DE LÍNGUA PORTUGUESA , MATEMÁTICA E PEDAGOGIA PARA ATUAÇÃO NO ÂMBITO DO PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ESTADO DO CEARÁ, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
#Educação 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE ASSARÉ ANUNCIA AQUISIÇÃO DE 14 ÔNIBUS ESCOLARES

O prefeito Libório Leite anunciou que o município de Assaré vai adquirir 14 novos veículos escolares para o transporte dos estudantes da rede municipal. A informação foi confirmada pela secretária de Educação, Noemita Rodrigues, em entrevista a uma rádio local.

A aquisição dos veículos representa mais conforto para os estudantes que precisam de transporte para irem à escola, além de economia para o município que ampliará a frota própria de veículos.

UNIFORME ESCOLAR

Outra conquista histórica para o município será a doação de uniformes escolares. Os alunos da rede municipal receberão uniforme com camisa e calça. Já as crianças da educação infantil receberão o kit que inclui ainda, uma mochila, conforme informou a secretaria de Educação.

#AssistênciaSocial 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL ASSARÉ ENTREGA VEÍCULO PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ENCERRAMENTO DA SEMANA DO BEBÊ

A Prefeitura Municipal de Assaré, através das secretarias municipais encerrou a Semana do Bebê, no Centro Social, nesta terça-feira (30). O evento envolveu ações nas áreas da saúde, educação e assistência social. A programação é uma parceria entre a Prefeitura e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Durante a programação de encerramento o prefeito Libório fez a entrega de um veículo zero quilômetro para o Programa Criança Feliz- Primeira Infância do SUAS. O automóvel foi adquirido com recursos do Governo Federal e contrapartida do município. A banda de Música Municipal Manoel de Benta abrilhantou a cerimônia que teve a participação da primeira-dama Kátia Libório e secretários municipais.

#Agricultura 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE ASSARÉ PERFURA POÇOS ARTESIANOS NAS COMUNIDADES RURAIS

A Prefeitura Municipal de Assaré, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está perfurando e instalando diversos poços artesianos nas comunidades rurais. A ação é realizada através da Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), com o objetivo de melhorar a oferta de água para população assareense.

As comunidades contempladas nesta etapa são Pocinhos, Bezerra dos Ourives e Bezerra do Maciel. Nos próximos meses, outras comunidades do município, entre as que mais sofrem com a escassez hídrica, devem receber também os seus poços.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Júnior Góis, ressalta a importância dessa água para a zona rural de Assaré. "Isso vai melhorar cada vez mais a qualidade de vida das comunidades. A gestão municipal está trabalhando incansavelmente para isso", afirmou.

Além dos poços artesianos, o Governo Municipal está trabalhando com o abastecimento através carros-pipa. Esta ação oferece água potável para aquelas famílias que mais necessitam deste bem.

#Gestão 22/11/2021 GABINETE DO PREFEITO ASSARÉ FIRMA CONVÊNIO MILIONÁRIO COM CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Assaré firma mais um convênio milionário com a Caixa Econômica Federal. O acordo de quase dois milhões de reais foi assinado no início deste mês pelo prefeito Libório Leite, junto ao gerente da Caixa em Juazeiro do Norte, Valdir Carneiro.

O valor desse convênio será destinado ao piçarramento das estradas vicinais do município. A ação visa gerar uma garantia de maior comodidade, trafegabilidade e mobilidade com segurança para a população, evitando problemas no deslocamento.

#Educação 12/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA BATISTINA BRAGA É PREMIADA PELO PROGRAMA APRENDER VALOR

A secretária de Educação, Noemita Rodrigues, juntamente com a Diretora Silvia Rodrigues e o Técnico da SEDUC e coordenador do Programa Aprender Valor, Alberto Santos, estiveram nesse dia 10, em Brasília para receber o prêmio da Escola Batistina Braga, a qual dentre os 6 estados piloto, com 257 municípios e 429 escolas, conquistou o 3° lugar no quesito ENGAJAMENTO.

O programa Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, Aprender Valor é um Programa que visa ensinar a Educação Financeira a alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, a partir de uma abordagem transversal recomendada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na ocasião, tivemos também o privilégio de encontrar o representante do Banco Central Adinaldo Luiz, o qual esteve conosco de forma virtual na nossa primeira ação de ENGAJAMENTO com professores e alunos. Onde a aluna Eloá, 7° "F" se destacou nas suas colocações de engajamento com a Educação Financeira, segundo o Sr Adinaldo Luiz.

#Cultura 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ REALIZA EVENTO ALUSIVO AO DIA NACIONAL DA CULTURA
#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE ASSARÉ SÃO CONTEMPLADOS COM KIT DE TRABALHO E PROTEÇÃO

Na manhã da última quinta-feira, 28, O Governo Municipal de Assaré realizou a entrega de kits de instrumento de trabalho e proteção individual aos Agentes Comunitários de Saúde- ACS´s.

O encontro ocorreu no Auditório do Memorial Patativa do Assaré. O kit é composto por um tablet, blusas de proteção, colete, boné, protetores solares e máscaras descartáveis.

Além do prefeito Libório Leite, participaram da entrega a vice-prefeita Niza Costa, a primeira-dama Katiana Libório e a secretária de Saúde, Regina Furtado que destacou a importância da entrega desses equipamentos para o melhor desenvolvimento do trabalho desses profissionais.

#Educação 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FOI DADO INÍCIO AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO E REFORMA DA ESCOLA BATISTINA BRAGA

O Governo Municipal de Assaré deu início, neste mês de outubro, as obras de ampliação e reforma da Escola Batistina Braga. Ao todo, mais de 750 mil reais serão investidos na obra, num convênio entre município e Governo do Estado. A ampliação visa proporcionar um ambiente de maior qualidade para os estudantes desta que é uma das mais importantes escolas da rede de ensino de Assaré.

Com o convênio assinado, Assaré obteve um repasse de 550 mil reais do governo cearense. Já o município entrará com uma contrapartida de R$ 202.869,29.

A Secretaria de Educação (Seduc) garantiu que outras sete escolas da Rede Municipal de Ensino passarão por manutenção, reformas e ampliação. A medida visa proporcionar um ambiente escolar mais confortável para os estudantes .

#Educação 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AS AULAS PRESENCIAIS RETOMARAM HOJE EM ASSARÉ

As aulas presenciais na rede municipal de Assaré foram retomadas hoje dia 18 de outubro, com as turmas de 5 anos da educação infantil, 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental. Informa a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a pasta, serão adotadas medidas de biossegurança e distanciamento físico, além de testagem dos estudantes, conforme orientação da 18ª Crede. A volta dos estudantes às atividades presenciais tem sido discutida com os núcleos gestores, conselho municipal de educação, comitê de retomada, crede 18, seduc e Undim.

Conforme levantamento da gestão municipal, os profissionais da educação encontram-se imunizados com a segunda dose e já passaram os 14 dias, que é o período para completar a imunização. O retorno das atividades presenciais visa diminuir as perdas no processo de aprendizagem dos estudantes.

#Esporte 08/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ REÚNE MUNICÍPIOS PARA ELABORAR CALENDÁRIO ESPORTIVO PARA 2022

O município de Assaré deu início às discussões que vão culminar na elaboração do calendário de Competições para 2022, no Cariri Oeste. Participaram do encontro representantes do poder público e da classe esportiva. O encontro foi realizado na sede da Câmara Municipal, na última semana.

De acordo com o Secretário de Cultura, Tony Almeida, a ideia é elaborar um plano de competições para que os desportistas voltem às atividades de forma segura. "Foi repassado toda a proposta para os demais representantes, onde estarão analisando a realidade de cada município e em breve marcamos outra reunião", explicou.

O encontro reuniu representantes de 9 municípios do Cariri Oeste e mais Farias Brito. A reunião contou com a participação do Presidente do Poder Legislativo, Celso Freire, do diretor de Esportes, Wagner Sales, secretario de cultura, turismo, esporte e lazer, Tony Almeida e demais representantes.

#Agricultura 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ E PARCEIROS DISCUTEM IMPORTÂNCIA DA DAP PARA OS AGRICULTORES

O Governo Municipal de Assaré, através da Secretaria de Agricultura, participou de encontro com a Ematerce, representantes das associações comunitárias e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na última quarta-feira,29, onde discutiu a importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para os produtores rurais.

A DAP é o documento que identifica e qualifica as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas. Além disso, é por meio dessa declaração que o agricultor familiar pode participar de políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.

O secretário municipal de Agricultura, Júnior Góis, demonstrou satisfação pela participação de representantes das associações rurais na reunião. "É satisfatório ver o empenho e saber que ainda têm pessoas que acreditam no associativismo e no fortalecimento das parcerias. Todos se fortalecem e todos ganham", afirmou.

#AssistênciaSocial 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL ASSARÉ RECEBE CENTENAS DE CESTAS BÁSICAS DO GOVERNO DO ESTADO PARA DISTRIBUIR ENTRE AS FAMÍLIAS DE BAIXA VULNERABILIDADE

O município de Assaré recebeu 612 cestas básicas em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Proteção Social e a Assembleia Legislativa.

Essas cestas são destinadas as famílias que estão em extrema vulnerabilidade social, de acordo com lista elaborada pelo IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), seguindo critérios de renda mínima baseadas no Cadastro Único.

"Nesse momento de crise social e econômica em razão da pandemia que nos assola essa doação é de grande importância para ajudar no sustento das nossas famílias", afirmou a secretária de Assistência Social, Wilcassy Garcia.

#Agricultura 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ASSARÉ INCENTIVA A REALIZAÇÃO DE FEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

O Governo Municipal de Assaré, através da Secretaria Municipal de Agricultura tem incentivado a realização de Feiras da Agricultura Familiar em todo município.No distrito de Genezaré, a Feira acontece quinzenalmente e é organizada pela Associação dos Pequenos Produtores.

A feira reúne produtos da agricultura familiar e artesanato produzidos na própria comunidade, o que é muito importante para a localidade, segundo o secretário de Agricultura, Junior Gois. " Essa feira vem com o intuito de fortalecer a economia local e também fortalecer a agricultura familiar", afirma.

Segundo a Secretaria de Agricultura, a expectativa é de que, com o apoio da gestão, mais feiras possam acontecer nas comunidades assareenses, inclusive, a cidade também sediará uma feira como a de Genezaré.

#Administração 18/09/2021 GABINETE DO PREFEITO DEMUTRAN ASSARÉ REALIZA BLITZ EDUCATIVA REFERENTE A SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Assaré, em parceria com o Detran, realiza blitz educativa em comemoração a Semana Nacional de Trânsito.

O intuito é conscientizar os condutores a respeito das infrações mais cometidas no trânsito do nosso município. As pautas abordadas são sobre transitar na contramão, o não uso do capacete para condutor e passageiro, veículos estacionados em calçadas, menor conduzindo veículos, cano de escapamento de moto adulterados, e todas as regras que o Código de Trânsito Brasileiro ordena.

Esta ação está ocorrendo nos dias 18 a 25 de setembro. A blitz educativa conta com o apoio da Polícia Militar e do Conselho Tutelar de Assaré.

#Esporte 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. PREFEITURA DE ASSARÉ REÚNE ATLETAS E CONVERSA SOBRE RETOMADA DE PRÁTICA ESPORTIVA

A Prefeitura de Assaré e os desportistas se reuniram no início do mês para tratar da volta das competições esportivas no município. Mais de 60 desportistas participaram da reunião. O Encontro teve a participação do prefeito Libório Leite, da vice-prefeita Niza Costa e do Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Durante a reunião foram discutidos temas como o estado atual das quadras, campos e areninha, alem da criação do conselho municipal de esporte e lazer . Segundo o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a equipe elaborou um cronograma de atividades para o ano de 2022, cabendo ainda, a sugestão dos desportistas.

Prestigiaram o encontro, o diretor de Esporte, Wagner Sales, Wilcassy Garcia (Assistência Social), Mateus Alencar (Infraestrutura), os vereadores Sargento Celso, Zé de Letícia e Anízio David.

#Saúde 15/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ AVANÇA NA OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE E VIABILIZA NOVO EQUIPAMENTO DE RAIO X DIGITALIZADO

O Governo Municipal de Assaré, através da Secretaria de Saúde, viabilizou um novo equipamento de raio x digitalizado para o Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores. O equipamento faz uso de uma tecnologia avançada que visa diagnosticar e monitorar uma série de doenças.

Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para a análise e interpretação do médico radiologista.

Desta forma, Assaré dá mais um passo em busca de ampliar a oferta de serviços de saúde para a população. O equipamento tem realizado diversos procedimentos, diminuindo a distância, garantindo maior resolutividade das demandas no próprio município.

#Obra 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA ASSARÉ AVANÇA COM OBRAS DE MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DA CIDADE

Com investimentos para garantir uma melhor infraestrutura para os moradores de Assaré, a Prefeitura Municipal , está realizando durante o mês de setembro diversas obras em todo o município. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A iniciativa contempla ações de pavimentação de ruas, construção e manutenção da rede de esgoto e limpeza da cidade. As melhorias já chegaram no trecho da Rua Prefeito Raul Onofre, onde está sendo construída nova rede de esgoto, a entrega está prevista para o início do próximo mês. Na travessia da Rua Antônio Paiva de Sousa, que enfrentava problemas com o esgoto há sete anos, os trabalhos já foram concluídos.

As obras incluem ainda, pequena reforma na Creche do distrito Aratama, revitalização de calçamento e rede de esgoto da Rua Enoque Bernardes Alves, manutenção da rede de esgoto da rua São Francisco e revitalização de praças da cidade.

#Saúde 04/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ JÁ VIABILIZOU A REALIZAÇÃO DE MAIS DE 60 CIRURGIAS OFTAMOLÓGICAS

Desde o último mês de julho, quando foi reaberto centro cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores, a Prefeitura de Assaré, por meio da Secretaria de Saúde, tem viabilizado a realização de cirurgias oftalmológicas. O primeiro mutirão que ocorreu no mês de julho com a realização de mais de 20 cirurgias.

No último sábado,4, foram realizadas 45 novas cirurgias oftalmológicas, destas, 35 cirurgias de catarata e outras 10 de pterígio. Este novo serviço implantado pela Gestão Libório Leite vem suprir a alta demanda e contribui para dar uma resposta rápida aos pacientes de Assaré, que antes se deslocavam a outros municípios caririenses para realização do procedimento.

#Obra 01/09/2021 GABINETE DO PREFEITO GOVERNO MUNICIPAL ASSINA CONVÊNIO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PARA ASFALTAMENTO DE RUAS

O prefeito Libório Leite esteve reunido na manhã da última quarta-feira (01) com o gerente da Caixa Econômica Federal de Juazeiro do Norte, Valdir Carneiro, para a assinatura de um convênio de R$ 4.785.000,00. O valor será utilizado para asfaltar várias ruas da sede do município de Assaré.

#Cultura 31/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ RECEBE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE GRANDE PORTE DO PRÊMIO FUNARTE

A vice-prefeita Niza Costa esteve em Fortaleza na última terça-feira (31), onde recebeu três instrumentos musicais de grande porte com os quais o município de Assaré foi contemplado.

Os instrumentos foram enviados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e serão agregados a banda de música municipal Manoel de Benta.

#Esporte 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. INAUGURAÇÃO DA ARENINHA LAURO CARNEIRO DE SOUZA
#AssistênciaSocial 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL ASSARÉ REALIZA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
#Educação 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO DE ASSARÉ ENTREGA MAIS DE 3 MIL KITS ESCOLARES AOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL O Governo Municipal, por meio da Seduc Assaré, realizou a segunda entrega de kits escolares para os estudantes da rede municipal de ensino.
#Agricultura 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARÉ APRESENTOU O PROJETO ECO JUÁ, UMA PARCERIA DA PREFEITURA COM A EMPRESA SABÃO JUÁ A iniciativa busca promover a consciência sustentável no município, através do recolhimento do óleo de cozinha utilizado em casas, restaurantes e lanchonetes
#Plano Plurianual 2022 - 2025 11/08/2021 GABINETE DO PREFEITO AUDIÊNCIA PÚBLICA - PPA (PLANO PLURIANUAL 2022 - 2025) foram discutidos os eixos e ações que regem o PPA, assim como foram ouvidas sugestões da população.
#Mobilidade 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL O GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARÉ DEU INÍCIO A ENTREGA DOS CARTÕES DO AUXÍLIO CESTA BÁSICA O Auxílio Cesta Básica consiste em um cartão-alimentação no valor de R$ 200,00
#vacinação 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSAREENSES COM 30 ANOS RECEBEM PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19 Nesta quarta-feira (11), mais de 1450 pessoas receberam a primeira dose da vacina Pfizer no município
#Administração 21/07/2021 GABINETE DO PREFEITO GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARÉ ANUNCIA MAIS DE R$ 3 MILHÕES EM INVESTIMENTOS Nesta segunda-feira(19), durante programação especial de anivérsário da cidade, na Rádio e TV Patativa, foi anunciado investimentos de mais de 3 milhões para o município
#Festa 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. O GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARÉ POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA, REALIZOU UMA SÉRIE DE AÇÕES NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA 19 em alusão aos 156 anos de emancipação política
#Administração 20/07/2021 GABINETE DO PREFEITO ENCONTRO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS JUNTO AO ASSESSOR CONTÁBIL DEMANDANDO A ESTRUTURA E ELABORAÇÃO DO PPA 2022-2025 Encontro de Secretários Municípais junto ao Assessor Contábil demandando a Estrutura e Elaboração do PPA 2022-2025
#Saúde 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APÓS QUASE 20 ANOS, ASSARÉ PASSA A CONTAR COM UM NOVO CENTRO CIRÚRGICO
#Administração 09/07/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE ASSARÉ ANTECIPA DÉCIMO TERCEIRO E INJETA MAIS DE R$ 2,7 MILHÕES NA ECONOMIA LOCAL O Município pagou, também, 1/3 de férias dos servidores.
#Agricultura 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 002/2021
#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UNIDADES DE SAÚDE DE ASSARÉ PASSAM A CONTAR COM SISTEMA HÓRUS PARA ENTREGA DE MEDICAMENTOS Á POPULAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Assaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, passa a contar com o Sistema Hórus ( Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica), nas Unidades Básicas de Saúde. O sistema acompanha a saúde do paciente através da dispensa de medicamentos realizada na farmácia básica.

Este sistema era utilizado apenas na Central de Abastecimento Farmacêutica - CAF e agora chega aos postos de saúde do município.

O distrito de Amaro é a primeira localidade a ter implantada o sistema, conforme conta o Coordenador da Atenção Farmacêutica, Geraldo Filho, "A implantação do sistema Hórus nos distritos como Amaro é o que nos ajudará a controlar a entrega da medicação nas mãos pacientes. Essa semana recebemos a nossa primeira cota de medicamentos básicos e secundários e diante da realidade vimos a necessidade de informatizar e esquecer o sistema de fichas em papel", comenta.

De acordo com Geraldo Filho, ao longo dos meses outras Unidade básicas de saúde do município terão implantados o sistema. Além disso, o governo municipal prepara um plano de assistência farmacêutica, afim de aprimorar a oferta dos medicamentos a população,"Um plano de assistência farmacêutica está sendo preparado para melhorar desde a aquisição de remédios e materiais hospitalares até a distribuição e definir as competências dos mesmos", finaliza Geraldo.

#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TODA A POPULAÇÃO DE 18 ANOS A 59 ANOS PRECISA SE CADASTRAR NA PLATAFORMA SAÚDE DIGITAL, ATRÁVES DO LINK ABAIXO. Esse cadastro é importante para que o estado faça uma estimativa de doses necessárias.
#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSARÉ OTIMIZA O ATENDIMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Assaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Assaré tem otimizado a atenção primária, que é a chamada "porta de entrada do SUS", o Sistema Único de Saúde. Para isso garante que as 10 equipes de Estrátegia da Saúde da Família realizem com eficiência seus objetivos.

As equipes são formadas por profissionais como: médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, dentistas e Agentes Comunitários de Saúde. Os atendimentos nos postos acontecem de segunda a sexta-feira. De segunda a quinta o horário é de 8h às 12h e de 13h às 16h, já na sexta-feira, o atendimento ocorre em horário diferenciado, das 8h às 12h.

No Programa de Saúde da Família - PSF, os profissionais realizam o acompanhamento da população com doença crônica, como diabetes e hipertensão. Realizam ações como visitas domiciliares, palnejamento familiar, puericultura, exame citopatológico (prevenção),entrega de medicamentos e vacinação.

Com profissionais capacitados e com as equipes funcionando de maneira integrada com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é de que nos próximos meses a saúde municipal assareense atinja outros indicadores, garantindo assim, a melhor oferta de serviço a população, conforme orienta o gestor municipal, Libório Leite.

#Mobilidade 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL AUXÍLIO CESTA BÁSICA

O Governo do Estado do Ceará iniciou nesta sexta-feira (30) as inscric¸o~es para cadastramento dos profissionais cearenses que sera~o contemplados com R$ 200 para compra de produtos alimenti´cios. As inscrições vão do dia 30 de abril até o dia 14 de maio.

O benefi´cio e´ voltado para 150 mil trabalhadores em todo o estado do Ceará que tiveram a renda reduzida em raza~o da pandemia, sendo eles:

- Transporte alternativo e escolar;

- Ambulantes e feirantes;

- Mototaxistas;

- Taxistas;

- Motoristas de aplicativos;

- Bugueiros;

- Guias de turismo

- Despachantes documentalistas.

Faça sua inscrição em:

https://cadastroauxilio.sps.ce.gov.br/

Dúvidas, ajuda ou mais informações, procurar o CRAS de Assaré/CE

#Saúde 24/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE BATE O RECORDE NA APLICAÇÃO DA VACINA CONTRA COVID-19, DA REGIÃO DO CARIRI OESTE.

Governo Municipal do Assaré, através da secretaria municipal de saúde bater o recorde na aplicação da vacina contra Covid 19, da região do cariri oeste.

850 pessoas a partir de 65 anos, foram vacina

#Educação 24/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 01/2021 PSS CR EDUCAÇÃO

#AssistênciaSocial 03/12/2020 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTENCIA SOCIAL DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados
#Saúde 14/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.
www.assare.ce.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 20:36:37