CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 18/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. NATAL DA ESPERANÇA ENCANTA A TODOS: MAGIA E ALEGRIA NA CHEGADA DO PAPAI NOEL

No último sábado, 16, a praça da igreja matriz se transformou em um cenário encantado, onde a magia do Natal se fez presente de maneira extraordinária. O querido Papai Noel protagonizou um espetáculo repleto de alegria, marcando o 4º Natal da Esperança como um evento inesquecível para todas as idades.

O evento não se limitou a distribuir diversão; ele construiu memórias mágicas que certamente serão lembradas pelas crianças por muito tempo. Brincadeiras cativantes, performances artísticas de tirar o fôlego e um trenzinho mágico encantaram a todos, criando um ambiente festivo e acolhedor.

O 4º Natal da Esperança também proporcionou momentos de pura diversão com brinquedos infláveis, envolvendo a garotada em risos e sorrisos contagiantes. Além disso, a generosidade do evento se manifestou através da distribuição de muitos presentes, trazendo felicidade e alegria para cada criança presente.

A comunidade se uniu para celebrar não apenas o espírito natalino, mas também a esperança, solidariedade e a alegria compartilhada entre vizinhos e amigos. O Natal da Esperança revelou-se mais do que um evento; foi uma experiência que aqueceu corações e iluminou a cidade com a magia única desta temporada festiva. Que as lembranças desse dia especial continuem a brilhar como estrelas em nossas memórias.

#Cultura 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. A Emoção Está no Ar: Abertura do 2º Campeonato Municipal de Futsal em Assaré

Com a bola rolando e a energia contagiante no ar, celebramos a abertura do 2º Campeonato Municipal de Futsal em 2023, um evento esportivo espetacular que reúne 24 equipes e mais de 300 atletas de Assaré. Sob a organização exemplar do Governo Municipal de Assaré, com o apoio fundamental da Liga do Desporto de Assaré e da Escola Moacir Mota, esta temporada promete ser um verdadeiro espetáculo de talento, amizade e competição saudável.

O entusiasmo tomou conta da cidade, com torcedores ansiosos para apoiar suas equipes locais favoritas. O Campeonato Municipal de Futsal não é apenas uma competição esportiva; é um evento que une a comunidade em torno do amor pelo esporte, promovendo valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito.

Com 24 equipes participantes, cada partida se torna uma emocionante batalha no campo, onde os atletas demonstram habilidade, determinação e paixão pelo futsal. Os jogos serão realizados em diferentes locais, proporcionando aos espectadores a oportunidade de vivenciar a intensidade do campeonato em vários pontos da cidade.

O sucesso deste evento esportivo não seria possível sem a colaboração entre o Governo Municipal, a Liga do Desporto de Assaré e a Escola Moacir Mota. Juntos, demonstram um compromisso compartilhado de promover o esporte como meio de integração comunitária e desenvolvimento pessoal.

Que esta temporada seja repleta de lances memoráveis, muitos gols e, acima de tudo, que fortaleça os laços entre os habitantes de Assaré. O 2º Campeonato Municipal de Futsal é mais do que uma competição esportiva; é uma celebração da paixão pelo futsal e uma oportunidade para a comunidade se unir em torno do espírito esportivo que eleva o nome de Assaré no cenário esportivo municipal. Que a bola continue rolando e que o sucesso deste evento inspire futuras iniciativas esportivas e comunitárias.

#Cultura 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. Uma Década de Florescimento Cultural: Destaques da 4ª Conferência Municipal da Cultura

Celebrando uma década de expressão cultural vibrante, a 4ª Conferência Municipal da Cultura foi um marco de diversidade e democracia. Sob o cenário festivo, os participantes dançaram ao ritmo animado do forró, mergulharam em performances artísticas e se envolveram em discussões valiosas.

O evento destacou a importância do direito à cultura como um pilar fundamental da sociedade. Por meio de debates e diálogos, os participantes exploraram maneiras de fortalecer e promover a riqueza cultural local. As diferentes expressões artísticas serviram como elo entre gerações, promovendo uma compreensão mais profunda da identidade cultural da comunidade.

Uma das partes mais significativas da conferência foi a escolha dos seis delegados que levarão adiante as aspirações e preocupações culturais da comunidade. Esses representantes foram selecionados democraticamente, refletindo a vontade coletiva e a diversidade de perspectivas presentes na conferência.

A Conferência Municipal da Cultura não apenas celebrou as conquistas culturais da última década, mas também lançou um olhar para o futuro. Com um compromisso renovado com a promoção da cultura, os participantes saíram inspirados e motivados a contribuir para o florescimento contínuo da rica tapeçaria cultural que define sua comunidade.

Neste evento marcante, a cultura não apenas floresceu, mas também fortaleceu os laços entre os membros da comunidade, reafirmando a importância vital da expressão cultural como um motor de unidade e progresso.

#Cultura 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ARTESÃOS ASSAREENSES PASSAM POR AVALIAÇÃO TÉCNICA DA CEART

Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer em parceria com a Central de Artesanato do Ceará (CEART) esteve no Memorial Patativa, realizando uma avaliação técnica com os artesãos de Assaré. O objetivo da avaliação é a emissão da identidade artesanal.

Com o cadastro realizado, os artesãos têm direitos a benefícios fiscais, como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Ceará, a realização de cursos com a CeArt e o direito à hospedagem na Casa do Artesão.

Essa é uma ótima iniciativa por parte da Secretaria de Cultura que tem buscado valorizar e incentivar as artes do município o que é fundamental para preservar nossa rica herança cultural.

O Governo Municipal e Secretaria de Cultura, estão diariamente empenhados em promover o crescimento e a prosperidade da nossa cultura, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento do município.

#Turismo 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ BUSCA FORTALECER O TURISMO, POR MEIO DO PRODETER

A Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Assaré está trabalhando na implementação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) no município. A iniciativa é uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB), que busca promover o planejamento, a implementação e a autogestão do processo de desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.

Por meio da adesão ao Prodeter, Assaré busca desenvolver o turismo local, fortalecendo as suas riquezas culturais, como o legado de Patativa do Assaré, a literatura de cordel, os grupos tradicionais, artesanato dos mais diversos estilos, entre outras manifestações artísticas da cidade.

O secretário Tony Almeida ressaltou a importância de diversificar a oferta turística e atrair visitantes ao município. "Nosso objetivo é criar uma experiência turística memorável para os visitantes, destacando a riqueza da nossa cultura e natureza". O titular da Cultura e Turismo acredita que a adesão ao Prodeter é essencial para o turismo no município prosperar.

A meta do Prodeter é melhorar em 30% a distribuição do fluxo de turistas entre os municípios que aderiram ao programa.

#Esporte 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. INAUGURADA NOVA ARENINHA HAMILTON ARRAIS NO MUNICÍPIO: UM ESPAÇO DE LAZER E INCENTIVO AO ESPORTE

O município de Assaré está celebrando uma conquista extraordinária para seus habitantes, especialmente para crianças e adolescentes. Uma nova Areninha, resultado de uma parceria sólida entre o Governo do Estado do Ceará e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, foi inaugurada recentemente, visando proporcionar lazer e incentivo ao esporte para os assareensses.

Essa iniciativa, representa um marco significativo para a população de Assaré. A nova Areninha oferece um espaço moderno e bem equipado para a prática de diversas modalidades esportivas. Além disso, é uma resposta às crescentes preocupações sobre o bem-estar das crianças e adolescentes, fornecendo um local seguro e atraente para que eles se envolvam em atividades físicas, afastando-se de comportamentos prejudiciais.

A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira (29), e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, que enfatizaram o compromisso com o desenvolvimento esportivo e o fortalecimento da coesão social na região.

A nova Areninha não é apenas um espaço para a prática esportiva; também servirá como um centro de educação cidadã e cultural. A mesma já está sendo usada para aulas e oficinas para crianças e adolescentes, promovendo valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina.

A nova Areninha é mais do que um campo esportivo; é um local onde sonhos podem ser moldados, amizades podem ser forjadas e valores podem ser transmitidos.

#Gestão 16/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. EXECUTIVO E LEGISLATIVO CELEBRAM A FESTA DA AMIZADE

Na noite da última sexta-feira (15), foi realizada a XXIII Festa da Amizade, uma ação compartilhada entre os Poderes Executivo e Legislativo de Assaré.

A Festa da Amizade já é uma tradição da cidade de Assaré. A cada edição, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município são homenageadas com a comenda Patativa do Assaré.

Nesta edição, a comenda Patativa do Assaré foi concedida a Antônio Miguel Feitosa, Fernando Matos Santana, Francisca Eunice Esmeraldo Arrais (in memoriam), Luiz Samuel Freire e Geraldo Beny Pontes.

#Festa 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA DE SETEMBRO REÚNE GRANDE PÚBLICO NA PRAÇA DO MERCADO

Na última quinta-feira (14), aconteceu a tradicional Festa de Setembro, na Praça do Mercado Público em Assaré. O evento reuniu milhares de pessoas e contou com os shows de Bonde do Brasil, Gustavinho e Haroldinho e Hélio Rodrigues e Dj Mazza.

Os shows foram gratuitos, promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A Festa de Setembro acontece todos os anos, como parte dos festejos referentes ao mês da Padroeira do Assaré, Nossa Senhora das Dores.

#Cultura 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. PASSEIO DE ROMEIROS DE IPU-CE EM ASSARÉ FORTALECE TURISMO E TRADIÇÃO RELIGIOSA

Nesta última terça-feira, dia 12, um grupo de romeiros devotos de Nossa Senhora das Dores, vindos da cidade de Ipu, no Ceará, desfrutou de uma experiência enriquecedora em Assaré. A jornada turística foi marcada pela recepção calorosa da equipe da Secretaria da Cultura e Turismo, dirigida pelo secretário Tony Almeida. A atmosfera do encontro foi preenchida com músicas regionais, enquanto o jovem poeta Diazz declamava poesias do renomado Patativa do Assaré.

A primeira parada do grupo foi a histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, onde foram recebidos pelo carismático pároco Padre José Ricardo. Ali, os romeiros receberam a vitória e mergulharam na rica história da construção da igreja, além de aprenderem sobre a tradição da festa de Nossa Senhora das Dores, que é um dos eventos religiosos mais significativos da região.

O Memorial Patativa do Assaré foi outro ponto de destaque na visita, proporcionando aos turistas uma oportunidade única de conhecer a vida e a obra do poeta Patativa, uma figura icônica da cultura cearense. O Mercado Público também encantou os visitantes, que tiveram a chance de conhecer algumas artes locais talentosas e suas obras.

A Secretaria da Cultura e Turismo reitera seu compromisso em fortalecer o turismo em Assaré, tendo o Poeta Patativa como símbolo dessa riqueza cultural. Além disso, a pasta busca promover o turismo religioso, apoiando seu grande potencial como forma de valorizar a cultura local e gerar benefícios para a economia da região.

O encontro entre os romeiros de Ipu e a cidade de Assaré não apenas enriqueceu a experiência dos visitantes, mas também fortaleceu os laços culturais e religiosos entre as comunidades. Através de iniciativas como essa, Assaré continua a afirmar-se como um destino turístico vibrante e acolhedor, onde tradição e hospitalidade se encontram.

#Festa 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. SHOWS MARCAM O ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO, EM ARATAMA

No último sábado (26), o distrito de Aratama recebeu uma grande festa, com shows de Marcelo e Raiane, Bulé de Caminhão e Marcelo Alencar. Este foi o encerramento dos festejos do padroeiro da comunidade, São Sebastião.

O evento, gratuito, foi realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#AssistênciaSocial 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA SOLIDÁRIA: ASSARÉ DISTRIBUI ALIMENTOS ARRECADADOS NO ANIVERSÁRIO DE 158 ANOS

O Governo Municipal de Assaré iniciou a distribuição dos alimentos arrecadados na festa dos 158 anos de emancipação política do município. A ação solidária da Secretaria da Cultura arrecadou toneladas de alimentos não perecíveis, por meio das trocas para os ingressos dos shows de Taty Girl, Toca do Vale, Victor Meira e Marlos Moraes, realizados no último 19 de Julho.

Os kits de alimentos estão sendo distribuídos entre as famílias em maior vulnerabilidade social. O levantamento foi feito através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e a entrega dos kits teve início na zona rural do município.

#Festa 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA DO PADROEIRO DE ARATAMA

ALÔ, ARATAMA! Se liga na programação da Festa de São Sebastião...

No próximo dia 17 teremos o show de Gil Cantor. E no dia 26, a programação da festa do padroeiro será encerrada com Marcelo Alencar, Bulé de Caminhão e a dupla Marcelo e Rayane!

Os shows são gratuitos, promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#Cultura 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. MILHARES DE FIÉIS EVANGÉLICOS E ESPECTADORES PARTICIPAM DO CELEBRA ASSARÉ

No último sábado (12), Dia Municipal do Evangélico, foi realizado o Celebra Assaré. O evento, promovido pelas igrejas evangélicas do município, conta com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

O show da cantora gospel Fernanda Brum, reuniu milhares de pessoas na Praça do Mercado Público.

O Dia do Evangélico foi instituído no município pela Lei 003/2012, sendo o segundo sábado do mês de agosto.

#Esporte 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL MASTER 2023

No último domingo (02) foi realizada a grande final do Campeonato Municipal Master 2023. A equipe APS sagrou-se campeã, vencendo a Moêda nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo regulamentar. A competição é uma realização da Secretaria da Cultura e Esporte, com apoio da Liga do Desporto de Assaré (LIDA).

A grande decisão contou com a presença da Banda de Música Municipal Manoel de Benta; do Secretário do Esporte, Tony Almeida; do diretor de Esportes, Wagner Sales; e do prefeito Libório Leite, que fez a entrega do troféu aos campeões.

#Cultura 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. 3º “ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA” ENCANTA COM FESTIVAIS MUNICIPAL E REGIONAL

O 3º "Assaré à Luz da Fogueira" aconteceu nos últimos dias 28 e 29. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, e foi dividido em duas etapas: o Festival Municipal, que reuniu quadrilhas de escolas da rede municipal e privada de ensino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Festival Regional, com a competição de quadrilhas do Cariri.

O grupo junino Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, venceu o Festival Regional de Assaré pelo segundo ano seguido. Nesta temporada, a quadrilha trabalha o tema "O Sexto Pecado". A Agremiação Junina Cariri, também de Juazeiro, ficou em segundo lugar, com uma homenagem à banda Mastruz com Leite. Assaré foi representado no pódio pela quadrilha Arraiá do Banguê, que apresentou o tema: Humberto Teixeira, o Doutor do Baião.

O Festival Regional também foi marcado pela volta do Arraiá do Patativa às quadras assareenses. O grupo não competiu, mas realizou uma apresentação especial, homenageando a mártir Benigna Cardoso, de Santana do Cariri, a primeira beata cearense.

#Cultura 16/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. CULTURA DIVULGA EDITAL DO “III ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA”

A Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Assaré divulgou, nesta sexta-feira (16), o Edital do Festival Regional de Quadrilhas da terceira edição do "Assaré à Luz da Fogueira". As inscrições seguem abertas até a próxima quinta-feira (22). A etapa regional será realizada no dia 29 de junho, na quadra poliesportiva da E.E.M.T.I. Raimundo Moacir Alencar Mota. Podem participar do Festival quadrilhas juninas de todo o Estado do Ceará.

O "Assaré à Luz da Fogueira" seguirá o regulamento da Federação União Junina do Ceará. As inscrições das quadrilhas devem ser feitas a partir do Google Forms, pelo link: https://forms.gle/hZHxmj8iAMnu5Nge9

Confira mais detalhes no edital: https://bit.ly/edital_junino

#Esporte 28/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ABERTURA DA 13ª COPA SANTO AMARO ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO

No último sábado (27), foi realizado o jogo de abertura da 13ª edição da Copa Santo Amaro, que acontece tradicionalmente no distrito do Amaro. A competição de futebol amador reúne equipes do município de Assaré e região. Os jogos são disputados no campo de futebol do distrito, nos finais de semana.

A competição é organizada por líderes da comunidade do Amaro há mais de uma década, e conta com o apoio total do Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A abertura da 13ª Copa Santo Amaro contou com a apresentação da Banda de Música Municipal Manoel de Benta e a presença do prefeito municipal Libório Leite, o secretário e o diretor do Esporte, Tony Almeida e Wagner Sales e o presidente da Câmara Municipal Celso Freire.

#Esporte 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ PROMOVE ETAPA MUNICIPAL DOS JOGOS ESCOLARES
#Cultura 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ SE MOBILIZA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI PAULO GUSTAVO

O município de Assaré está se mobilizando para a implementação da Lei Paulo Gustavo. Na última quarta-feira (26), a Secretaria da Cultura realizou uma reunião com os artistas e fazedores de cultura do município.

Na oportunidade, foi divulgado que a Lei Paulo Gustavo será regulamentada no dia 11 de maio. A partir deste momento, o município divulgará o seu edital e poderá explanar mais detalhes sobre o repasse dos valores.

O secretário Tony Almeida e o historiador Caio Gérson falaram sobre a importância dos artistas e produtores se cadastrarem no Mapa Cultural do Ceará. O momento também contou com a presença do vereador Felipe Lira, que destacou a importância da participação de todos os artistas.

Esse primeiro momento serviu para o esclarecimento de dúvidas da população sobre a nova lei de incentivo ao audiovisual e à cultura.

#Cultura 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ CELEBROU OS 114 ANOS DE PATATIVA COM PROGRAMAÇÃO VASTA

Neste mês de março, Assaré celebrou os 114 anos do poeta Patativa. O porta-voz do sertão levou o nome da nossa cidade mundo afora e é considerado o maior poeta popular do Brasil. Buscando honrar o legado do poeta maior, a Secretaria da Cultura de Assaré preparou uma programação especial. Durante cinco dias, a memória do Patativa foi celebrada com muita cultura, música e poesia.

Entre os dias 01 e 03 tivemos muitas atrações artísticas e culturais, com a presença da Orquestra Mirim da Vila da Música de Crato, na abertura. Além disso, tivemos colóquio, exposições, feira gastronômica, cortejo, oficinas e muita música ao vivo.

As escolas da cidade estiveram engajadas na programação, com a realização de diversos projetos com a temática da poesia do Patativa. A Escola Batistina Braga promoveu o "Aqui Tem Coisa", a Escola Maria Isabel, o "Inspiração Nordestina" e a Escola Antonio Angelo, da Vila Bonita, o projeto "Expoarte". Já a Escola de Ensino Médio Moacir Mota promoveu o XIII Café Literário.

Também foi realizado um importante momento de valorização da literatura popular cearense. O Encontro de Cordel e Viola reuniu cordelistas, cantadores e repentistas de Assaré e cidades próximas. O Encontro foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE).

O esporte também fez parte da programação oficial da Festa do Patativa. No sábado pela manhã aconteceu o 1° Pedal da Poesia, que contou com um trajeto da cidade de Assaré até a Casa do Poeta, na Serra de Santana. No fim da tarde, foi realizada a final da Copa da Liga de futsal, entre o Coruja Black e o Arena Fisio, que se sagrou campeão.

E para encerrar a programação do sábado, milhares de pessoas foram à Praça do Mercado Público, para dançar forró a noite inteira, com Forró de Alto Nível, Baby Som, John John e Calcinha Preta.

O domingo, dia do aniversário do Patativa, contou com a exibição do documentário "Simente", dirigido por Carlos Rodrigo e Sávio Emanuel. Mais tarde, aconteceu a apresentação da Orquestra Padre Davi Moreira, da Vila da Música, durante a Missa Solene em alusão aos 114 anos do poeta.

E para finalizar as programações, Géssica Pio, Epitácio Pessoa, Arly Bantim, Forró Na Base da Chinela e Victor Meira tomaram conta do palco na Praça do Mercado.

#Festa 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTA DE PATATIVA: SEMANA COMPLETA DE PROGRAMAÇÃO MARCA OS 114 ANOS DO POETA MAIOR

Em 2023, nossa terra celebra os 114 anos de nascimento de seu mais ilustre filho: Patativa do Assaré, o poeta do povo - aquele que cantou o sertão como nenhum outro. E para deixar marcado este momento, o Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, preparou uma semana repleta de programações especiais. Entre os dias 01 e 05 de março, o "Patativa do Assaré em Arte e Cultura" traz uma série de eventos culturais e sociais para toda a população de Assaré e região.

A programação deste ano busca, além de honrar a memória de Antônio Gonçalves da Silva, mostrar como o seu legado vive através do trabalho de tantos outros artistas assareenses contemporâneos. Sendo assim, este será um momento de valorização dos artistas e artesãos da terra, provando que a "fonte patativana" não secou e Assaré é celeiro de cultura e poesia.

#Cultura 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. NATAL DA ESPERANÇA: VISITAS AOS DISTRITOS INICIAM NESTA QUINTA (15) EM CAJAZEIRAS E AMARO

Em sua 3ª edição, o Natal da Esperança segue levando o espírito natalino às várias regiões do município de Assaré. Com o empenho de uma grande equipe, o evento leva diversão, por meio de apresentações artísticas, distribuição de lanches e os presentes do papai noel, para as crianças da cidade e dos distritos.

A caravana do Papai Noel inicia as suas atividades neste ano pelo distrito das Cajazeiras do Simião, nesta quinta-feira (15), a partir das 09h. Ainda na quinta-feira, a equipe também chega ao Amaro, às 16h.

Já no sábado (17) é a vez das crianças da sede do município festejarem com o bom velhinho. A partir das 17h30 o evento tem início na Praça da Igreja Matriz.

Na próxima terça-feira (20) é a vez das crianças de Varjota (a partir das 09h) e Genezaré (às 16h) receberem toda a diversão natalina. O Natal da Esperança se encerra na próxima quarta-feira (21), com as visitas à Serra de Santana (09h) e Aratama (16h).

O Natal da Esperança é uma ação conjunta entre vários setores e secretarias do Governo Municipal de Assaré, com a participação direta do prefeito Libório Leite e da primeira-dama Katiana Libório.

#Cultura 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ACENDER DAS LUZES MARCA O INÍCIO DO 3º NATAL DA ESPERANÇA

As luzes de Natal já tomaram conta da Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré. No último domingo (04), o 3º Natal da Esperança teve início com o acender das luzes, que ajudaram a criar a atmosfera para a magia natalina.

A decoração deste ano encantou todos que estiveram na Praça da Igreja Matriz. A gestão municipal ressalta o compromisso e esforço para garantir uma cidade bonita durante as festas de fim de ano.

Além do acender das luzes, nesse domingo tivemos a apresentação da Banda de Música Manoel de Benta, do coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, e as mensagens natalinas do prefeito Libório Leite e do Padre Rafael.

A programação do Natal da Esperança segue ao longo do mês de dezembro, levando brincadeiras e presentes para a cidade e distritos de Assaré. Mais detalhes da programação serão divulgados em breve.

#Esporte 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. COM 10 MIL EM PRÊMIOS, CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE ASSARÉ TEVE INÍCIO NESTE DOMINGO (09)

A Prefeitura de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, realizou neste domingo(9), a abertura do Campeonato Municipal de Futebol Assareense.Após alguns anos sem realização,o Campeonato Municipal de Futebol ofereceu um total de R $10 mil em premiações. o evento é apoiado pela Liga do Desporto de Assaré (LIDA).

A cerimônia de abertura teve início às 15h, no Campo de Futebol Municipal Vicente Liberalino, onde foi realizada com transmissão ao vivo pela IguaTV e TV Mais.A competição contou com a participação de 22 equipes, divididas em cinco grupos. O campeonato tem a final prevista para o mês de dezembro.

#Festa 18/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FORRÓ DAS ANTIGAS: FESTA REÚNE MILHARES DE PESSOAS NA PRAÇA DO MERCADO PÚBLICO

Na última quarta-feira (14), foi realizada a tradicional festa dançante em alusão aos festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Assaré. O evento cultural trouxe neste ano a temática do chamado "forró das antigas", com as bandas Mastruz com Leite, Cavalo de Pau e Bulé de Caminhão.

O evento foi aberto ao público e reuniu milhares de pessoas, na Praça do Mercado Público, em Assaré. A festa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A tradicional Festa de Setembro voltou após dois anos de paralisação devido à pandemia.

#Cultura 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. SHOW TRIBUTO AO PADRE ZEZINHO REÚNE FIÉIS NA PRAÇA DA MATRIZ

Em Assaré, as festividades da padroeira Nossa Senhora das Dores seguem acontecendo até o próximo dia 15. No último domingo (11), aconteceu o Show Católico, com a Banda Tributo ao Padre Zezinho, SCJ (Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus), na Praça da Igreja Matriz. O evento reuniu centenas de fiéis, que cantaram e se emocionaram com grandes clássicos da música cristã. O evento ainda contou com a participação de Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese de Crato-CE.

Além dele, estiveram presentes o prefeito municipal Libório Leite, a primeira-dama Katiana Libório, o pároco da Igreja de Nossa Senhora das Dores, Padre Lindoval José, o secretário da Cultura Tony Almeida, entre outras autoridades.

O grupo musical cantou clássicos que foram imortalizados na voz do Padre Zezinho, SCJ. Os músicos ainda prestaram uma homenagem ao Patativa do Assaré, cantando a música "Vaca Estrela, Boi Fubá", composição do poeta maior.

#Esporte 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO TEVE INÍCIO NO ÚLTIMO DOMINGO (11)

No último domingo (11), aconteceu a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futsal Feminino, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A competição reúne seis equipes e é um passo importante para a valorização do esporte feminino. Além da cerimônia de abertura, foram realizadas as três primeiras partidas na tarde de ontem. Os jogos aconteceram na quadra poliesportiva da Escola Moacir Mota e contaram com a presença de centenas de espectadores.

A cerimônia de abertura do Campeonato Municipal contou com apresentações da fanfarra da Escola Batistina Braga, do grupo de dança Dance World e do grupo de capoeira Renascer. Além disso, autoridades municipais estiveram presentes, como a primeira-dama Katiana Libório, o secretário da Cultura e Esportes, Tony Almeira, o diretor de Esportes, Wagner Sales e o presidente da Câmara Municipal, Celso Freire.

As seis equipes participantes já entraram em campo no domingo. O primeiro jogo foi entre Serra e Dinha, do Amaro, que venceu a partida por 2 a 0. A equipe Futuro Brilhante, das Cajazeiras do Simião, venceu o time da AABB, também pelo placar de 2 a 0.

Esta é a primeira competição de futsal feminino realizada pela gestão municipal assareense, um momento marcante na luta contra a desigualdade de gênero no esporte.

#Cultura 08/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. CORTEJO DO PAU DA BANDEIRA MARCA INÍCIO DAS FESTIVIDADES DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM ASSARÉ

Na tarde da última quarta-feira (07) aconteceu o tradicional cortejo do Pau da Bandeira de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Assaré. Os fiéis fizeram o trajeto até a Igreja Matriz, onde o tronco de grande porte foi erguido, e em seguida a bandeira de Nossa Senhora das Dores foi hasteada.

A manifestação cultural e religiosa reuniu diversos fiéis, de todas as idades. Este foi o primeiro cortejo realizado após o falecimento do Mestre da Cultura Mario Luzia, que por mais de cinco décadas foi o encarregado pelo Pau da Bandeira.

O cortejo contou com a participação da Banda de Música Municipal Manoel de Benta e a Banda Cabaçal dos Irmão Aniceto, de Crato/CE.

#Festa 17/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. CELEBRA ASSARÉ REÚNE MULTIDÃO DE FIÉIS E ESPECTADORES

O Dia do Evangélico aconteceu em Assaré no último sábado (13). A programação contou com ações sociais durante o dia, na Praça do Mercado Público. E durante a noite, aconteceu o Celebra Assaré, evento com mensagens evangelísticas e a presença do cantor gospel David M. Quinlan.

O Dia do Evangélico foi instituído no município pela Lei 003/2012. Desde então, o evento é realizado todo segundo sábado do mês de agosto.

#Cultura 17/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ESCOLA RAUL ONOFRE É REINAUGURADA NESTE DOMINGO (17)

O Governo Municipal de Assaré reinaugurou, neste domingo (17), a Escola de Educação Infantil Raul Onofre de Paiva. A obra foi entregue após passar por alguns meses de obras em sua estrutura interna e externa. Foram investidos mais de 600 mil reais na reestruturação da Escola, que é uma das principais da rede municipal de ensino.

A Escola Raul Onofre tem uma grande importância para a educação assareense. Além de ser uma das principais escolas infantis do município, o colégio faz parte da história de Assaré, tendo sido parte fundamental sa formação de muitos filhos da nossa terra.

Esta é uma das obras a ser entregue pela gestão municipal durante os dias que antecedem os 157 anos de emancipação política de Assaré. Na segunda-feira (18), a Escola Ananias Ferreira de Melo será reinaugurada. Ainda ma segunda, será entregue a nova sede da Secretaria Municipal da Educação, assim como a Central de Abastecimento Farmacêutico do município.

#Cultura 12/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. NATTAN, ZÉ CANTOR E ARTISTAS DA REGIÃO COMANDAM A FESTA DOS 157 ANOS DE ASSARÉ

A Secretaria Municipal da Cultura de Assaré divulgou nesta terça-feira (05) todas as atrações da festa que celebra os 157 anos de emancipação política do município. Nattan e Zé Cantor, artistas de repercussão nacional, foram os primeiros nomes confirmados, ainda na semana passada. Wawa, de Juazeiro do Norte, teve sua presença confirmada no último domingo (03). Hoje foi dia de divulgar os artistas da terra: Gil Cantor, Géssica Pio e Marcelo Alencar.

O show acontece no próximo dia 19 de julho, no Parque de Vaquejada da cidade. Mais detalhes da programação dos 157 anos do município serão divulgados em breve.

Serviço:

Assaré 157 Anos de Emancipação Política

Show: Nattan, Zé Cantor, Wawa, Gil Cantor, Géssica Pio e Marcelo Alencar

Local: Parque de Vaquejada Vicente Liberalino

Dia 19 de julho, às 21h

#Cultura 05/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. FESTIVAL “ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA” REUNE QUADRILHAS DO MUNICÍPIO E REGIÃO

O festival "Assaré à Luz da Fogueira" marcou o retorno dos festejos juninos no nosso município. O evento contou com a apresentação das quadrilhas regionais, além do festival municipal, com as quadrilhas das escolas, comunidades e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social.

O evento aconteceu em homenagem a Eugênio Oliveira, um dos grandes responsáveis pela perpetuação da tradição junina em Assaré. Eugênio faleceu em julho de 2021, deixando o seu nome para sempre marcado na cultura assareense.

O grupo "Nação Nordestina", de Juazeiro do Norte, venceu o festival regional. "Asa Branca", de Campos Sales, ficou em segundo lugar, seguido por Sol Nascente, de Iguatu.

#Cultura 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REALIZA FESTIVAL JUNINO “ASSARÉ À LUZ DA FOGUEIRA”

O Governo Municipal de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, apresenta o festival junino "Assaré à Luz da Fogueira". O evento acontece na próxima quinta-feira (30), na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. A ideia do festival é resgatar a tradição das quadrilhas de São João na nossa cidade, uma cultura que ficou paralisada nos últimos dois anos, devido à pandemia.

O festival deste ano presta uma homenagem à memória de Eugenio Oliveira, um dos grandes representantes das festas juninas no município, que faleceu no ano passado. A programação contará com a apresentação de tradicionais quadrilhas juninas de cidades vizinhas.

De acordo com o secretário municipal da Cultura, Tony Almeida, a apresentação das quadrilhas regionais fortalece não apenas a cultura, mas aquece a economia assareense. "O festival regional, com a presença dos grupos das cidades vizinhas, movimenta a cidade, gera renda, e fortalece o turismo local", afirmou.

Além disso, o festival "Assaré à Luz da Fogueira" vai envolver as Secretarias Municipais da Educação e do Trabalho e Assistência Social, com a apresentação das quadrilhas escolares e de grupos formados por pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

#Cultura 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ RECEBE AÇÕES DO SESC CULTURA ITINERANTE

A equipe do Serviço Social do Comércio (Sesc) esteve hoje na Praça do Mercado Público de Assaré, apresentando um espetáculo de mágica para os assareenses, com o artista Mister Van.

A apresentação faz parte do programa Sesc Cultura Itinerante e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#Esporte 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ RECEBE COMPETIÇÃO DE CICLISMO

No último domingo(22), o município de Assaré recebeu o Desafio Patativa MTB. A competição reuniu ciclistas de diversas cidades vizinhas, e teve o apoio logístico do Governo Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

#Esporte 21/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. COPA SANTO AMARO: COMPETIÇÃO DE FUTEBOL AMADOR TEVE INÍCIO NO ÚLTIMO SÁBADO

No último final de semana, teve início a Copa Santo Amaro de futebol amador. A competição já é uma tradição no distrito do Amaro, e reúne equipes de todo o município.

Na estreia da Copa, as equipes da Andreza e da Moêda se enfrentaram e a partida terminou num empate sem gols. A competição seguirá até o mês de julho, com todos os jogos sendo realizados no distrito do Amaro, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

O prefeito Libório deu o pontapé inicial da partida. Em seu discurso, na cerimônia de abertura, ele destacou o compromisso da gestão municipal com o esporte. "Acreditamos no esporte como ferramenta fundamental de socialização, desenvolvimento cultural e incentivo à vida saudável. É nossa missão, como gestão, incentivar e apoiar competições como esta", afirmou.

#Cultura 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ COMEMOROU OS 113 ANOS DE PATATIVA NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

No último sábado (05), completaram-se 113 anos do nascimento do poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. O ícone da cultura popular nordestina faleceu em 2002, mas sua obra segue imortalizada. Neste sentido, o Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, organizou um evento especial para celebrar a data.

As comemorações do aniversário de Patativa contaram com exposições de artistas assareenses, apresentações de músicos e poetas da terra, exibição de filme, entre outras atrações, além da palestra do poeta Bráulio Bessa, de Alto Santo (CE).

Bráulio tem como inspiração maior a obra do Patativa. De acordo com ele, foi o contato com a obra do poeta assareense que o inspirou a adentrar no mundo da poesia. Hoje, ele leva a cultura cearense por meio de sua obra para todo o Brasil.

Durante o aniversário de Patativa, o governador Camilo Santana esteve em Assaré, onde realizou a assinatura da ordem de serviço da estrada que liga a sede do município até a casa do poeta, na comunidade da Serra de Santana.

A via pavimentada deve fortalecer o turismo cultural no município de Assaré, facilitando o acesso ao local onde nasceu e cresceu o Patativa.

#Gestão 05/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ ABRE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO NATAL DA ESPERANÇA

O município de Assaré preparou uma programação especial para celebrar o Natal da Esperança. A cidade recebeu decoração natalina preparada pela Prefeitura Municipal.

Entre os pontos decorados e iluminados estão: a Praça de Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Praça do Mercado Público, a rodoviária e os portais de entrada da cidade.

A prefeitura preparou ainda para este mês de dezembro apresentações musicais, teatrais e atividades lúdicas voltadas ao público infantil e suas famílias

#Cultura 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ REALIZA EVENTO ALUSIVO AO DIA NACIONAL DA CULTURA
#Esporte 08/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ REÚNE MUNICÍPIOS PARA ELABORAR CALENDÁRIO ESPORTIVO PARA 2022

O município de Assaré deu início às discussões que vão culminar na elaboração do calendário de Competições para 2022, no Cariri Oeste. Participaram do encontro representantes do poder público e da classe esportiva. O encontro foi realizado na sede da Câmara Municipal, na última semana.

De acordo com o Secretário de Cultura, Tony Almeida, a ideia é elaborar um plano de competições para que os desportistas voltem às atividades de forma segura. "Foi repassado toda a proposta para os demais representantes, onde estarão analisando a realidade de cada município e em breve marcamos outra reunião", explicou.

O encontro reuniu representantes de 9 municípios do Cariri Oeste e mais Farias Brito. A reunião contou com a participação do Presidente do Poder Legislativo, Celso Freire, do diretor de Esportes, Wagner Sales, secretario de cultura, turismo, esporte e lazer, Tony Almeida e demais representantes.

#Esporte 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. PREFEITURA DE ASSARÉ REÚNE ATLETAS E CONVERSA SOBRE RETOMADA DE PRÁTICA ESPORTIVA

A Prefeitura de Assaré e os desportistas se reuniram no início do mês para tratar da volta das competições esportivas no município. Mais de 60 desportistas participaram da reunião. O Encontro teve a participação do prefeito Libório Leite, da vice-prefeita Niza Costa e do Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Durante a reunião foram discutidos temas como o estado atual das quadras, campos e areninha, alem da criação do conselho municipal de esporte e lazer . Segundo o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a equipe elaborou um cronograma de atividades para o ano de 2022, cabendo ainda, a sugestão dos desportistas.

Prestigiaram o encontro, o diretor de Esporte, Wagner Sales, Wilcassy Garcia (Assistência Social), Mateus Alencar (Infraestrutura), os vereadores Sargento Celso, Zé de Letícia e Anízio David.

#Cultura 31/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. ASSARÉ RECEBE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE GRANDE PORTE DO PRÊMIO FUNARTE

A vice-prefeita Niza Costa esteve em Fortaleza na última terça-feira (31), onde recebeu três instrumentos musicais de grande porte com os quais o município de Assaré foi contemplado.

Os instrumentos foram enviados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e serão agregados a banda de música municipal Manoel de Benta.

#Esporte 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. INAUGURAÇÃO DA ARENINHA LAURO CARNEIRO DE SOUZA
#Festa 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER. O GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARÉ POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA, REALIZOU UMA SÉRIE DE AÇÕES NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA 19 em alusão aos 156 anos de emancipação política
www.assare.ce.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 07:04:00