Este 7 de Setembro marcou o bicentenário da Independência do Brasil. Em Assaré, o tradicional desfile cívico celebrou os aspectos que formam o ser brasileiro. Com o tema "Brasilidade: 200 anos de Independência", estudantes das escolas públicas e particulares, além de outros setores da sociedade civil, marcharam e apresentaram performances representando a história do país. A trajetória brasileira foi destacada desde as suas origens indígenas, passando pela chegada dos portugueses, a escravidão, a Declaração de Independência entre outros momentos e episódios marcantes.
O Governo Municipal de Assaré esteve representado no desfile por meio das suas secretarias. A Secretaria da Educação (Seduc) foi representada pelos estudantes, que eram a maioria entre os participantes da marcha. A Secretaria da Infraestrutura foi às ruas com parte da sua equipe, formada pelos trabalhadores das obras que acontecem na cidade e também pelos garis, que exercem um papel muito importante, mantendo as ruas das cidades limpas.
A Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer fez uma homenagem à cultura tradicional e a sua evolução através das gerações. O pelotão da pasta homenageou a literatura de cordel, a cultura indígena e aficana, o esporte, e ainda contou com a presença dos mestres da cultura Manel do Cego e Doge Vaqueiro. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente destacou a sustentabilidade e a importância da agricultura familiar.
Já o pelotão da Saúde deu destaque as conquistas importantes do Sistema Único de Saúde (SUS), promoveu a importância da vacinação e ressaltou as importantes conquistas da área em Assaré. A Assistência Social levou às ruas as equipes responsáveis por promover ações de combate à desigualdade e às violências, bem como crianças, jovens e idosos que são atendidos pelas políticas desenvolvidas pela pasta.
DIVERSIDADE E COMBATE À OPRESSÃO
O desfile cívico em Assaré também foi marcado pela diversidade e a visibilidade para importantes lutas, como o combate à homofobia, ao racismo, além da lembrança das crueldades praticadas pela Ditadura Militar.