O Município

Dados do município

Dados do município/localização

Fundação: 19/07/1865
Emancipação Política: 19 DE JULHO DE 1865
Gentílico: ASSAREENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: SUL CEARENSE
Microregião: CHAPADA DO ARARIPE
Distância para a capital: 520,00

Dados de características geográficas

Área: 1.116.320,00
População estimada: 23417
Densidade: 21,00
Altitude: 470
Clima: TROPICAL QUENTE SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
O topônimo Assaré vem do tupi guarani içá (estaca) e ere (partícula afirmativa) e significa naturalmente alguma estaca ali encontrada pelos índios e que atraiu-lhes a atenção. O topônimo Assaré também pode vir do tapuia aça-ré (a travessia diferente) e significa atalho. Sua denominação original era Assaípio de Assaré e, desde 1950, Assaré
Até o ano de 1775, o local onde assenta a cidade de Assaré não era povoado em suas adjacências, num raio de 3 léguas, consistindo apenas em um campo nu de vegetação, à exceção de algumas carnaubeiras e moitas de 'pereiros', uma ou outra oiticica às margens de pequenos regatos que sulcam o terreno e correm no inverno; e mais uma infinidade de pequenos olhos-d’água, nas encostas da serra e nas gargantas e cachoeiras e a soberba pastagem nas várzeas e 'escalvados', tornavam-no apropriado para a criação em geral.
Naquele ano Alexandre da Silva Pereira, filho de Manoel da Silva, adquirindo as terras do local e adjacências, veio estabelecer-se com a família, criação e escravatura, à margem do regato mais volumoso da região, ficando-lhe ao norte a várzea de carnaubal, e ao sul, os campos de 'lagoa da pedra'.
O proprietário tornou-se em breve conhecido e respeitado, mesmo em zonas distantes, dada a facilidade de comunicação, por que aí se cruzavam as mais movimentadas estradas da época: a Cariri -Inhamuns com a Piauí - Sertões do Baixo (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); resultando um 'pouso certo' e confortável para os transeúntes que aproveitavam as ocasiões para transações, transformando a fazenda em entreposto comercial.
Visando a promover o povoamento fêz o proprietário diversas doações de terras em torno da fazenda, tendo o cuidado de reservar uma parte para o patrimônio do orago da futura freguesia.
Em 1823, os independentes do Ceará Grande, organizando a expedição que foi conhecida por 'Marcha de Caxias', a fim de sufocar os rebeldes do Piauí, transformaram o povoado em campo de concentração, ficando aí aquartelados, o que concorreu para melhorar as condições do Povoado.
Em 1831 ia ser elevado a distrito de paz, quando a revolução de Joaquim Pinto Madeira irrompeu no Cariri, vindo estas terras a ser teatro de lutas entre liberais e corcundas.
A sede da freguesia, entretanto, ficou em Santana do Brejo Grande (1838), local impróprio. A construção da igreja matriz começou em 1842 no local da primitiva capelinha.
Em 1844, foi construído, a expensas da padroeira, o açude “Banguê”, depois denominado 'Açude de Nossa Senhora'.
Assaré passou a sede de freguesia em 1850, com a transferência, para aí, da de Santana do Brejo Grande (Santana do Cariri), com a nova denominação de Nossa Senhora das Dores.
O Município de Assaré surgiu a 19 de julho de 1865, completando, este ano, o seu primeiro centenário.
Origem Topônimo: Palavra índigena composta de IÇÁ (estaca) e ERE (Partícula afirmativa) “Naturalmente alguma estaca ali encontrada pelos índios e que atraiu-lhes a Atenção”> Para o Barãode Studart: AÇA-RÉ, ou seja “A travessia diferente”, “A Talho”. Pompeu Sobrinho. Presume que o vocábulo Tupico, mas Tapuia.
Fonte
IBGE
Em se tratando de cultura, Assaré é um importante centro cultural da região do Cariri, e abriga as principais manifestações culturais típicas do nordeste brasileiro.

Os principais eventos culturais que ocorrem no município de Assaré e atraem pessoas de diversos lugares do estado do Ceará são:

Festa da Padroeira Nossa senhora das Dores (7 de setembro a 15 de setembro)
Festas dos Caretas (Parque de Vaquejada e Vila Bonita) - Semana Santa
Assaré em Arte e Cultura (Festa de Patativa) – março
Paixão de Cristo – Sexta Feira da Paixão
Assaré Junino – junho
Cavalgada do Dia 19 (Aniversário do Município) - 19 de julho
Festa do Município – 19 de julho
Vaquejada do Parque de Vaquejada Vicente Liberalino – julho
Natal de Luz - dezembro
Assaré ainda conta com grupos de cultura popular. Os principais grupos:

Banda Cabaçal de Mestre Zé Lino
Grupo de Coco dos Biliscos
Reisado de Caretas
Artesanato em couro
Academia da Poesia Popular
Arraiá do Patativa
Penitentes do Genezaré

O turismo é uma importante fonte de renda no município: casarões coloniais datados do século XIX, instituições que ressaltam a cultura municipal e áreas de Lazer atraem pessoas de todos os estados do Brasil.

São pontos turísticos de Assaré:

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (século XIX)
Memorial Patativa do Assaré
Casa de Patativa do Assaré
Casa da Várzea (século XIX)
Casa da Fazenda Infincado ou Casarão do Barão de Aquiraz (século XIX)
Barragem Canoas
Casa de Patativa na Serra de Santana
A transformação do distrito em vila, com desmembramento do município de Saboeiro, deu-se conforme Lei nº 1.152 de 19 de julho de 1865, tendo sido instalado a 11 de janeiro de 1869 já com a denominação de Assaré. Sua elevação à categoria de município ocorreu segundo Decreto-Lei nº 448 de 20 de dezembro de 1938. É considerado seu fundador Alexandre da Silva Pereira.
A administração municipal localiza-se na sede do município de Assaré, na Rua Dr. Paiva, na Vila Mota.Distrito criado com a denominação de Assaré, pela lei provincial nº 520, de 04-12-1850.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Assaré, pela provincial nº1152, de 19-071865, desmembrado de Saboeiro. Sede na povoação de Assaré. Connstituído do distrito sede. Instalado em 11-01-1869.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Pelo ato estadual de 07-06-1920, é criado o distrito de Tarrafas e anexado ao município de Assaípio de Assaré.
Pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, é criado o distrito de Amaro e anexado ao município de Assaré.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 6 distritos: Assaré, Amaro, Araras, Brejinho, Chique-Chique e Tarrafas. Sendo Brejinho e Chique-Chique pertencente ao extinto município de Araripe.
Pelo decreto estadual nº 1540, de 03-05-1935, desmembra do município de Assaré o distrito de Chique-Chique. Para formar o novo município de Araripe.
Em divisão territorial datadas de 31-XII-1936, o município é constituído de 5 distritos: Assaré, Amaro, Araras, Brejinho e Tarrafas.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Assaré, Amaro, Araras e Tarrafas. Não figurando o distrito de Brejinho passou a pertencer ao município de Araripe
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Araras passou a denominar-se Aratama.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Assaré, Amaro, Aratama ex-Araras e Tarrafas.
Pelo decreto estadual nº 2194, de 15-12-1955, Assaré adquiriru o distrito de Altaneira do município de Quixabá.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Assaré, Amaro, Aratama e Tarrafas.
Pela lei estadual nº 4396, de 18-12-1958, desmembra do município de Assaré o distrito de Altaneira. Elevado à categoria de muicípio.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Assaré, Altaneira, Amaro, Aratama e Tarrafas.
Pela lei estadual nº 6333, de 14-06-1963, desmembra do município de Assaré o distrito de Amaro. Elevado à categoria de município com a denominação de Amaro do Ceará.
Pela lei estadual nº 6568, de 18-09-1963, desmembra do município de Assaré o distrito de Aratama. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 6810, de 03-12-1963, desmembra do município de Assaré o distrito de Tarrafas. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, Assaré adquiriu os extintos municípios de Amaro, Aratama e Tarrafas.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Assaré, Amaro, Aratama e Tarrafas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.
Pela lei estadual nº 11360, de 21-10-1987, desmembra do município de Assaré o distrito de Tarrafas. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 3 distritos: Assaré, Amaro e Aratama.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte
IBGE
Filhos de Assaré
Patativa do Assaré - poeta, cantor e compositor.

As principais fontes de água do município de Assaré estão inseridas nos domínios geográficos da bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe. O principal rio do município é o rio dos Bastiões, além de vários riachos que correm temporariamente no tempo do inverno, que dura de janeiro a maio. O riacho São Miguel, riacho da Madeira e o riacho Quincorê são importantes na agricultura irrigada que ocorre no município. A barragem de Canoas abastece a sede do município e tem grande importância na renda do município.
Situado ao lado oeste da Chapada do Araripe, numa altitude de aproximadamente 470 metros acima do nível do mar, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. As principais elevações do município de Assaré são: Serra de Santana, Serra das Pombas, Serra da Quaresma, Serra da Ema, Serra do Pilar, Serra do Pelado e o Morro do Boqueirão, aonde se praticou parapente.
Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquífero. Existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.
A vegetação do município de Assaré é bastante diversificada, apresentando principalmente domínios de cerradão (tipo predominante no município), caatinga e cerrado.

NOTÍCIAS

#Mobilidade | 03 DE MAIO DE 2021

O Governo do Estado do Ceará iniciou nesta sexta-feira (30) as inscric◊o◊es para cadastramento dos profissionais cearenses que sera◊o contemplados com R$ 200 para compra de produtos alimenti◊cios. As inscrições vão do dia 30 de abril até o dia 14 de [...]

#Saúde | 24 DE ABRIL DE 2021

Governo Municipal do Assaré, através da secretaria municipal de saúde bater o recorde na aplicação da vacina contra Covid 19, da região do cariri oeste.850 pessoas a partir de 65 anos, foram vacina [...]

#Educação | 24 DE ABRIL DE 2021

EDITAL Nº 01/2021 PSS CR EDUCAÇÃO [...]

| 05 DE MARçO DE 2021

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

| 03 DE DEZEMBRO DE 2020

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito