O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Assaré (CMDPI), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, promoveu nesta semana a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento reuniu representantes da sociedade civil, profissionais da área e autoridades locais, reafirmando o compromisso do município com a promoção de políticas públicas voltadas para um envelhecimento digno, ativo e respeitado.
A conferência contou com a presença da Dra. Adriana Moraes, enfermeira, professora adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA), doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE e pós-doutoranda em Saúde da Família pela RENASF/URCA. Em sua fala, a Dra. Adriana trouxe reflexões importantes sobre os desafios do cuidado integral e os direitos fundamentais da pessoa idosa, destacando a importância de ações intersetoriais para garantir qualidade de vida e bem-estar à população idosa.
A presidente do CMDPI, Edyla Gregório Pereira, destacou a relevância do evento como espaço de diálogo e construção coletiva de propostas para fortalecer as políticas de atenção à pessoa idosa no município. Já a secretária de Assistência Social, Wilcassy Garcia, reforçou o compromisso da gestão municipal em ampliar ações que garantam respeito, inclusão e qualidade de vida para os idosos de Assaré.
A realização da conferência reafirma o papel do CMDPI como importante instrumento de participação social, controle e formulação de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos da pessoa idosa, fortalecendo o compromisso de Assaré com o envelhecimento humano com dignidade, cuidado e respeito.