em alusão aos 156 anos de emancipação política
O dia começou com uma salva de fogos, seguida pelo desfile da Banda Manoel de Benta.
Ainda pela manhã, foi realizada uma homenagem aos vaqueiros, com uma cavalgada virtual, através um painel de led volante e o aboio do grande Mané do Cego.
O dia também contou com a Missa em Ação de Graças aos 156 anos de Assaré, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Após a celebração, aconteceu o lançamento da Revista Personalidades Assareenses.
Na sequência , o prefeito Libório inaugurou diversas obras, como a sede da Banda Manoel de Benta, que foi totalmente reestruturada. Também foram entregues novas ruas pavimentadas, nos bairros Coruja e Alto do Limar.
O Governo Municipal também entregou o novo centro cirúrgico do Hospital Nossa Senhora das Dores.
Para fechar o dia, foi realizada uma live show. O evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a presença de Carlinhos Baby Som e dos artistas da terra Victor Meira, Gil Cantor, Géssica Pio, Dinho Arrais e Cícero Bodim. A apresentação ficou por conta de Léo Silva.
A cidade de Assaré sempre teve a tradição de comemorar a emancipação política com grandes festas. Infelizmente, o atual cenário de pandemia impossibilita a realização de grandes eventos presenciais. Mas foi pensando em não deixar a data ser ignorada que o secretário de cultura, Tony Almeida, teve a ideia da realização da live.
"Não poderíamos deixar esse dia tão especial passar em branco. Sendo assim, eu e o prefeito Libório trabalhamos para realizar este momento, que mesmo de forma virtual, serviu para fortalecer a nossa cultura. E em um momento tão complicado, é importante levar um pouco de alegria à população", afirmou Tony.
Além de trazer cultura e entretenimento para o público, a live também foi uma grande oportunidade para os artistas assareenses divulgarem o seu talento, e assim alcançarem um maior público, em um momento tão complicado para a categoria.
A transmissão continua disponível no canal do YouTube da SECULT Assaré.