O 3º "Assaré à Luz da Fogueira" aconteceu nos últimos dias 28 e 29. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, e foi dividido em duas etapas: o Festival Municipal, que reuniu quadrilhas de escolas da rede municipal e privada de ensino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Festival Regional, com a competição de quadrilhas do Cariri.
O grupo junino Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, venceu o Festival Regional de Assaré pelo segundo ano seguido. Nesta temporada, a quadrilha trabalha o tema "O Sexto Pecado". A Agremiação Junina Cariri, também de Juazeiro, ficou em segundo lugar, com uma homenagem à banda Mastruz com Leite. Assaré foi representado no pódio pela quadrilha Arraiá do Banguê, que apresentou o tema: Humberto Teixeira, o Doutor do Baião.
O Festival Regional também foi marcado pela volta do Arraiá do Patativa às quadras assareenses. O grupo não competiu, mas realizou uma apresentação especial, homenageando a mártir Benigna Cardoso, de Santana do Cariri, a primeira beata cearense.