No último sábado (05), completaram-se 113 anos do nascimento do poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. O ícone da cultura popular nordestina faleceu em 2002, mas sua obra segue imortalizada. Neste sentido, o Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura, organizou um evento especial para celebrar a data.
As comemorações do aniversário de Patativa contaram com exposições de artistas assareenses, apresentações de músicos e poetas da terra, exibição de filme, entre outras atrações, além da palestra do poeta Bráulio Bessa, de Alto Santo (CE).
Bráulio tem como inspiração maior a obra do Patativa. De acordo com ele, foi o contato com a obra do poeta assareense que o inspirou a adentrar no mundo da poesia. Hoje, ele leva a cultura cearense por meio de sua obra para todo o Brasil.
Durante o aniversário de Patativa, o governador Camilo Santana esteve em Assaré, onde realizou a assinatura da ordem de serviço da estrada que liga a sede do município até a casa do poeta, na comunidade da Serra de Santana.
A via pavimentada deve fortalecer o turismo cultural no município de Assaré, facilitando o acesso ao local onde nasceu e cresceu o Patativa.