A Prefeitura Municipal de Assaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, passa a contar com o Sistema Hórus ( Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica), nas Unidades Básicas de Saúde. O sistema acompanha a saúde do paciente através da dispensa de medicamentos realizada na farmácia básica.
Este sistema era utilizado apenas na Central de Abastecimento Farmacêutica - CAF e agora chega aos postos de saúde do município.
O distrito de Amaro é a primeira localidade a ter implantada o sistema, conforme conta o Coordenador da Atenção Farmacêutica, Geraldo Filho, "A implantação do sistema Hórus nos distritos como Amaro é o que nos ajudará a controlar a entrega da medicação nas mãos pacientes. Essa semana recebemos a nossa primeira cota de medicamentos básicos e secundários e diante da realidade vimos a necessidade de informatizar e esquecer o sistema de fichas em papel", comenta.
De acordo com Geraldo Filho, ao longo dos meses outras Unidade básicas de saúde do município terão implantados o sistema. Além disso, o governo municipal prepara um plano de assistência farmacêutica, afim de aprimorar a oferta dos medicamentos a população,"Um plano de assistência farmacêutica está sendo preparado para melhorar desde a aquisição de remédios e materiais hospitalares até a distribuição e definir as competências dos mesmos", finaliza Geraldo.